Olho de Boi – Origem, Benefícios e Como Usar!

Conheça Tudo Sobre o Olho de Boi: Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Olho de Boi – Origem, Benefícios e Como Usar da forma adequada, onde seja possível aproveitar de todos os Benefícios do Olho de Boi e suas propriedades que podem ser fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, Olho de Boi é uma planta de origem africana, mas é encontrada em outros países tais como o Brasil; sendo conhecida por suas propriedades afrodisíacas e na medicina popular.

Uma arvoreta de pequeno porte, adora nascer na beira de rios e córregos, aonde as suas sementes chegam, navegando. Essas sementes são muito resistentes à água e duram bastante, mesmo na água salgada do mar. Ela tem flores lilases, ou violáceas, seus frutos são grandes vagens gorduchas, o tronco da árvore é resinoso.

olho de boi

Existem várias espécies espalhadas pelo mundo e com sementes distintas, usadas medicinalmente como tonificante alimentar ou na culinária para dar um toque de sabor ao feijão. Mas o seu uso é feito em pó, em quantidades muito pequenas.

Cipó de imbiri, corona, micunã, pó de mico e mucunã assú. Estes são os nomes dados a uma mesma planta rica em benefícios à saúde humana, o Olho de Boi. Cientificamente chamada de Dioclea violacea, a erva pertence à família das Papilionaceae e além de ser considerada ornamental, possui ainda propriedades medicinais importantes para o organismo.

História Relacionada ao Olho de Boi:

No Candomblé a folha de Olho de Boi costuma ser atribuída ao orixá Osaiyn, sendo utilizada para banho dos seus filhos e de seus objetos.

Já na Umbanda se usa muito a semente da mucuna (chamada olho-de-boi) para a confecção de colares que são utilizados pelos caboclos e pretos-velhos.

É muito comum uma dessas entidades, chamadas carinhosamente de guias, receitarem o uso do Olho de Boi dentro de um copo com água e uma pedra de carvão para ser posto atrás da porta com o objetivo de cortar olho grande e mau olhado.

Propriedades do Olho de Boi:

Ele possui uma gema que favorece a resistência física e mental. Proporciona equilíbrio ao sistema nervoso, contribuindo para que a pessoa esteja mais centrada e tenha facilidade em alcançar os seus objetivos.

Em termos emocionais, o Olho de Boi ajuda a eliminar traumas e a superar situações complicadas.

O uso desta gema é benéfico nos processos em que decidimos mudar um hábito, ou de rotina. Diminui as indecisões e dá flexibilidade necessária para adaptar-nos a novas circunstâncias.

Em termos espirituais, podemos contar com o Olho de Boi para reforçar as pontes entre os diversos planos astrais.

olho de boi beneficios

Benefícios do Olho de Boi:

Os Benefícios do Olho de Boi podem ser vistos no tratamento de Mal de Parkinson, Hipertensão, sequelas de derrame. Também é afrodisíaco. Para dores, pesquisa-se como um remédio que deverá ser mais poderoso que a morfina.

É uma planta tóxica, por isso a dosagem é muito importante. A dose diária é de uma grama, dividida em três, para os três períodos. Essa dose é do tamanho de uma cabeça de fósforo.

Suas sementes moídas, ou em forma de extrato, são usadas na medicina popular para melhora da agilidade mental, da coordenação motora, para tratar condições de apatia e da libido.

Ela é usada, em alguns países como uma alternativa ao café. Suas sementes são secas e moídas, em seguida, fabrica-se a bebida que é conhecida como estimulante cerebral.

Ela é usada ainda na agricultura, como filtro biológico, retirando poluentes do solo, podendo ter o plantio consorciado ao de outras espécies. Ela é usada também como adubo verde para fertilização de plantas.

Suas sementes são usadas ainda na fabricação de artesanatos, pois chamam atenção pela beleza e possibilidade de criação de diversos objetos.

Ajuda a Evitar o Derrame:

Os derrames são problemas que precisam ser evitados e uma das maneiras apropriadas é fazendo uso do Olho de Boi, tendo em vista que ela é tônica e calmante nervoso, prevenindo o derrame e suas sequelas.

Outro dos Benefícios dOlho de Boi é sua capacidade de combater o derrame fortemente, o Olho de Boi é uma planta que também exerce outras funções na saúde humana, mas que também estão relacionadas ao bom funcionamento do cérebro, em especial o sistema nervoso.

Assim, é possível dizer que esta planta também é aliada de pacientes que possuem Epilepsia, evitando que os indivíduos tenham crises convulsivas.

beneficios do olho de boi

Modo de Usar:

Por meio da infusão das sementes em pó de Olho de Boi é possível usufruir dos benefícios desta planta para a saúde. Assim, ferva uma xícara de água e em seguida adicione 1 g de sementes em pó. Tampe o recipiente e mantenha abafado por até 10 minutos. Após o tempo determinado, coe o chá e ele estará pronto para ser consumido. A dica é ingerir apenas uma xícara por dia e, preferencialmente, antes de dormir.

Efeitos Colaterais do Olho de Boi:

Não se aconselha seu uso sem que se esteja devidamente orientado por quem conhece tudo a seu respeito. Doses elevadas de Mucuna pruriens pode causar super estimulação, aumento da temperatura corpórea e insônia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Singonio

Singônio – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de carobinha

Chá de Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar!