Os 9 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos

Saiba Mais Sobre Os 9 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os Alimentos Mais Ricos em Carboidratos são uma forma de orientar aqueles que querem absorver ou se esquivar dos carboidratos. Além disso, A função principal dos carboidratos, também chamados de glicídios ou hidratos de carbono, é fornecer energia ao corpo. O nosso organismo converte este nutriente em glicose.

Desta forma, o açúcar é utilizado pelo organismo. Os carboidratos, juntamente com as gorduras e as proteínas, formam os três principais nutrientes essenciais para uma dieta saudável. Existem dois tipos diferentes de carboidratos, os simples e os complexos.

Os carboidratos simples são açúcares refinados, a sua principal característica é a digestão rápida mas, têm muito pouco valor nutritivo, pelo que se aconselha consumir em pequenas quantidades. Por outro lado, os carboidratos complexos são açúcares que, na sua maioria, são vitaminas, fibras e minerais.

carboidratos

Por todos estes componentes a digestão é mais lenta e, por consequência, não aumentam os níveis de açúcar no sangue tão rápido como os simples. Estes glicídios complexos são os que atuam fornecendo energia ao corpo.

O que São Carboidratos?

Assim como o seu smartphone precisa de bateria para funcionar direitinho e cumprir as funções que você deseja, o seu organismo necessita de energia para trabalhar do jeito apropriado. E uma das formas de oferecer energia ao corpo, é justamente consumindo carboidratos.

É que depois de serem absorvidos, eles liberam glicose e fornecem combustível ao organismo. Eles são os açúcares, fibras e amidos encontrados em alimentos como produtos laticínios, frutas, grãos e vegetais e outras comidas feitas à base e deles. Além disso, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Então, confira agora os 15 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos:

1. Maçã:

A maçã contém pouco mais de 19 g de carboidratos por unidade de tamanho médio e seu índice glicêmico é de 52.

2. Quinoa:

A quinoa é uma proteína completa. Isso significa que ela contém todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser provenientes de alimentos.

Veja Também: Os 20 Benefícios da Quinoa Para Saúde

3. Pão Integral:

O índice glicêmico do pão integral fica na casa dos 48 e uma fatia média contém aproximadamente 12,3 g de carboidratos.

4. Aveia:

Outra fonte desse complexo é a aveia, com índice glicêmico de 55 e em torno de 56,5 g do nutriente a cada porção de 100 g de sua versão em flocos.

Veja Também: Os 25 Benefícios da Aveia Para Saúde

5. Brócolis:

Outro dos Alimentos Ricos em Carboidratos bons é o brócolis que contém um índice glicêmico de valor 20 e 7 g de carboidratos a cada porção de 100 g.

6. Batata-Doce:

O índice glicêmico da batata-doce é 44 e sua quantidade de carboidratos por porção de 100 g é de 20 g. Qualquer batata (com a pele) é uma excelente fonte rico em fibras. A batata doce também está repleta de vitamina C, proteínas e potássio.

Veja Também: Os 30 Benefícios da Batata Doce Para Saúde

7. Feijão:

Qualquer tipo de feijão proporciona uma dose saudável de fibra e pouco açúcar. Um grama de feijão preto, por exemplo, contém 7 gramas totais, dos quais 2 são de fibra. O feijão tem o benefício adicional de fornecer proteína para o corpo.

Veja Também: Os 7 Benefícios do Feijão-Preto Para Saúde

alimentos mais ricos em carboidratos

8. Pipoca:

Por conter uma grande quantidade de fibras três vezes mais fibras em comparação com as sementes de girassol a pipoca sacia a fome por mais tempo, e também equilibra os níveis de açúcar no sangue. Isso com apenas 31 calorias (uma xícara).

9. Tomate:

O índice glicêmico do tomate também é 20, porém, sua taxa de carboidratos a cada 100 g é de aproximadamente 4 g.

Veja Também: Os 30 Benefícios do Tomate Para Saúde

O conteúdo deste artigo foi extraído do www.naturalcura.com.br que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 12 Remédios Caseiros Para Dor de Garganta

remover a placa bacteriana

Como Eliminar a Placa Bacteriana de Maneira Simples em Casa