Os 30 Benefícios do Óleo de Cartamo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Óleo de Cartamo que poucas pessoas conhecem. Além disso, o Óleo de Cartamo é extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius). Este óleo tem sido utilizado com frequência na alimentação por ser muito nutritivo.

beneficio do oleo de cartamoEle é rico em ômega 6, ácido graxo essencial que o organismo necessita, mas não produz, e ômega 9, importante para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.

O alimento também possui boas quantidades de vitamina E que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no Óleo de Cartamo, essa substância é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol. O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes. Alguns estudos também apontam que o alimento pode ajudar mulheres com câncer de mama e pessoas com obesidade.

Valor Nutricional do Óleo de Cartamo:

O Óleo de Cartamo é rico em ômega 6, podendo conter até 70% do quanto o organismo necessita deste ácido graxo por dia. Este ácido graxo poli-insaturado é essencial para o organismo, mas não é produzido por ele e auxilia na cicatrização, evita a queda de imunidade, atenua queda de cabelo e aumenta queima de gordura corporal.

Cerca de 30% do alimento é composto por ômega 9. Esta gordura é monoinsaturada e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, derrames, tem ação anti-inflamatória e contribui para aumentar os níveis do colesterol bom, HDL, e diminuir o ruim, LDL. Então, confira Os 30 Benefícios do Óleo de Cartamo:

1. Auxilia na Perda de Peso:

Talvez o benefício mais chamativo do Óleo de Cartamo, é curioso notar que ele não é comprovadamente um redutor de peso. Porém, sua alta incidência de ácidos graxos, essenciais para potencializar o metabolismo, são as melhores provas de que sua inclusão na dieta regular pode fazer enorme diferença. Para quem está interessado, ele pode fazer as vezes do azeite na salada, por exemplo.

2. Amplia o Sistema Imunológico:

O ácido linoleico é responsável pela produção de prostaglandina, um sinal químico responsável pelo reforço nos anticorpos. Como a prostaglandina não é produzida diretamente no corpo, ela necessita deste ácido para que seja sintetizado.

E o Óleo de Cartamo é uma fonte rica de ácido linoleico, deixando o seu corpo muito mais resistente a doenças e infecções.

3. Diminui a Gordura Abdominal:

Apesar de não ser comprovada como diminuidora de peso, o Óleo de Cartamo sem dúvida é um grande aliado para diminuir aquela suntuosa “barriguinha”. O uso constante do óleo ajuda no ganho de massa magra e na diminuição da chamada gordura abdominal, deixando o corpo não apenas mais esbelto, como também prevê diversas doenças, como veremos mais adiante.

4. Potencializa as Atividades Físicas:

O ganho de massa magra é muito importante para quem realiza atividades físicas com frequência, pois isso significa músculos mais definidos, o que por consequência oferece maior resistência e potencializa seus exercícios, atingindo novos níveis de exercícios.

5. Regula os Níveis de Açúcar:

O Óleo de Cartamo também é um excelente aliado para quem procura diminuir os níveis de glicemia no organismo. Seu uso constante torna o organismo mais sensível a insulina, o que não apenas previne a diabetes – ou ajuda no tratamento daqueles que já possuem –, como também é outro potencializador de atividades físicas.

6. Nivela a Gordura Ruim:

A redução da gordura abdominal através do Óleo de Cartamo é mais do que estética. Sua diminuição se deve a queda do Colesterol LDL, que é o aspecto ruim da gordura, responsável por doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e até mesmo o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

beneficios do oleo de cartamo O uso constante do Óleo de Cartamo permite o aumento do Colesterol HDL, a “gordura boa”, responsável por proteger o coração e realizar a limpeza da gordura ruim.

7. Excelente Antioxidante:

O Óleo de Cartamo é uma fonte natural de Vitamina E, responsável não apenas pela prevenção de diversas doenças, mas principalmente para retardar o envelhecimento celular. Além disso, os antioxidantes presentes nele ajudam na digestão dos alimentos, potencializando ainda mais os efeitos de frutas como a laranja e a banana, por exemplo.

8. Cuida da Pele e dos Cabelos:

A combinação do ácido linoleico com a Vitamina E presentes no Óleo de Cartamo se torna perfeita para os cuidados para a pele. Os efeitos de ambos os nutrientes previnem a ação de rugas e linhas de expressão, garantindo assim uma pele mais jovem por muito mais tempo, além de proteger contra doenças como hiperqueratose folicular.

Já o ácido oleico é um forte aliado dos cabelos, pois sua ação no couro cabeludo estimula o crescimento, e torna suas raízes mais fortes.

9. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Como dissemos acima, a ação do Óleo de Cartamo contra a gordura abdominal auxilia na redução do colesterol LDL, e sua Vitamina E é responsável por proteger a pele. Em ambos os casos, os nutrientes ajudam na prevenção de tumores e células cancerígenas, garantindo uma vida muito mais tranquila neste sentido.

10. Incentiva o Bom Humor:

Por fim, o Óleo de Cartamo consegue incentivar a produção de serotonina no organismo, hormônio responsável pela controle do humor. Com uma boa combinação de atividades diárias e divertidas, e o uso constante do óleo de cártamo, sua vida será muito mais sorridente.

11. Benefícios do Óleo de Cártamo Para Diabetes:

O ácido graxo ômega-6 também foi mostrado como gerenciador dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo assim para aquelas pessoas que sofrem de Diabetes a manter seu nível de açúcar no sangue. Isso também pode impedir as pessoas de desenvolver Diabetes.

12. Benefícios do Óleo de Cártamo Para Obesidade:

Isto tem sido conhecido como uma boa opção para aquelas pessoas que estão tentando o seu melhor para Perder peso. O ómega-6 , do qual o Óleo de Cartamo é rico, ajuda o corpo a queimar gordura, em vez de armazená-la.

Isso faz com que o Óleo de Cartamo seja muito valioso, uma vez que o óleo vegetal é utilizado em muitas preparações de cozinha. Ele pode ser usado por pessoas que sofrem de obesidade para perder peso, sem ter de fazer muitas alterações à sua dieta.

13. Benefícios do Óleo de Cártamo Para Pele:

O alto teor de ácido linoleico no Óleo de Cartamo o torna ideal para aumentar a qualidade e aparência da sua pele. O ácido linoleico pode combinar-se com o sebo para desobstruir os poros e reduzir as manchas, bem como o acne, o que é um resultado da acumulação de sebo sob a pele.

Além disso, o ácido linoléico estimula a regeneração de novas células da pele, o que significa que ele ajuda a limpar cicatrizes e outros defeitos da superfície da pele, deixando-lhe uma aparência mais jovem e mais atraente!

14. Óleo de Cártamo Contém um Antioxidante Natural:

O Óleo de Cartamo é fonte de vitamina E, que é extremamente benéfica por ser um potente antioxidante, protegendo as células do corpo contra os radicais livres, tanto formados internamente pelo metabolismo celular, quanto externamente pela exposição aos raios UV, a poluentes, etc. Isso ajuda na saúde como um todo, combatendo o envelhecimento precoce e até mesmo protegendo contra diversas doenças.

15. Controla os Graus de Açúcar no Sangue:

A pesquisa executada com mulheres pós-menopausa e com diabete forma 2 nos Estados Unidos demonstrou que a suplementação diária com 8g de Óleo de Cartamo por 36 semanas foi capaz de diminuir os graus de açúcar no sangue das voluntárias e reforçar sua receptividade à insulina.

Dessa maneira, o Óleo de Cartamo pode ser um ajudar no controle da glicemia, contribuindo portadores de diabete no controle da enfermidade ou indivíduos não diabéticas em sua advertência.

oleo de cartamoOs graus de dextrose no sangue similarmente são surpreendentemente essenciais para as pessoas que quer passar a ter massa magra ou despossar gordura, uma vez que determina a liberação de insulina, que por sua vez é um hormônio que favorece o concentração de gordura. Pesquisas mais conclusivos também são importantes para analisar a influência do Óleo de Cartamo nesse base metabólico.

16. Melhora a Cicatrização de Feridas:

O Óleo de Cartamo com alto teor de linoléico prensado a frio promove a cicatrização de feridas. É muito útil em casos de feridas antigas que não cicatrizam. Sua aplicação regular aumenta a taxa de cicatrização e protege a ferida de infecções.

17. Ajuda a Tratar a Prisão de ventre:

De acordo com a ayurveda , o óleo de semente de cártamo ajuda a tratar a constipação. O mecanismo possível inclui seu efeito lubrificante no intestino grosso e ação laxativa suave.

18. Síndrome Pré-Menstrual (TPM):

O Óleo de Cartamo alto-linoléico prensado a frio é útil para regular as prostaglandinas no corpo devido ao seu alto ácido linoléico. Portanto, reduz flutuações hormonais repentinas. Em última análise, reduz os sintomas da síndrome pré-menstrual.

Outros Benefícios do Óleo de Cartamo Para Saúde:

  • Hipercolesterolemia – níveis elevados de colesterol
  • Aterosclerose
  • Diabetes
  • Obesidade – para perder peso
  • Síndrome pré-menstrual (TPM)
  • Queda de cabelo (óleo oleico alto)
  • Acne (óleo linoléico alto)
  • Defeitos (óleo linoléico alto)
  • Espirros
  • Um nariz escorrendo
  • Congestão nasal
  • irritação ocular

Contra-indicações:

O Óleo de Cartamo não deve ser usado nas seguintes condições de saúde:

  • doenças hemorrágicas
  • Úlceras pépticas
  • Colite ulcerativa
  • Distúrbios de coagulação
  • Cirurgia – 2 semanas antes ou depois da cirurgia
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Chá de Casca de Laranja

Os 28 Benefícios do Chá da Casca de Laranja Para Saúde

Os 25 Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde