Os 25 Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde

Os 25 Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Chá de Alcachofra que poucas pessoas conhecem. Além disso, apesar de não ser uma planta muito popular no Brasil, a alcachofra vem ganhando popularidade graças aos relatos de pessoas que emagrecerem com o seu auxílio. Ela pode ser consumida em cápsulas, em receitas ou na forma do Chá de Alcachofra, um chá com propriedades medicinais.

cha de alcachofra Se você ficou interessado, continue lendo, vamos falar mais sobre os seus benefícios, indicações do Chá de Alcachofra.

A alcachofra é uma planta cultivada no mundo todo, mas de origem europeia. Essa leguminosa é muito apreciada devido às seus poderes medicinais. No território brasileiro, a alcachofra é plantada em larga escala nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Valor Nutricional da Alcachofra:

A alcachofra tem a sua origem na Europa, e por lá ela é consumida em muitos pratos, desde receitas grelhadas e cozidas, até na forma de salada. Por aqui ela é cultivada nos estados do Sul e em São Paulo. Trata-se de uma planta muito rica em vitaminas e minerais, como as vitaminas A, vitamina B e vitamina C, cobre, enxofre, cálcio, iodo, potássio, sódio, zinco, manganês, ferro e fósforo. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde:

1. Possui Propriedades que Ajuda a Eliminar o Colesterol Ruim:

Em 2010, a revista “Phytotherapy Research” publicou um estudo sobre o efeito do extrato de folhas de alcachofra sobre os níveis de colesterol no sangue. A folha de alcachofra é rica em Antioxidantes, que se dissolvem em chá.

Antioxidantes podem proteger seu corpo contra danos causados ​​por radicais livres e toxinas ambientais. Ao longo de um mês, os pesquisadores descobriram que os Antioxidantes nas folhas de alcachofra levaram a menos estresse oxidativo nos animais testados que receberam o suplemento.

Aqueles que receberam o suplemento também apresentaram níveis mais baixos de colesterol no sangue. Como o estudo usa um extrato, o nível de Antioxidantes presentes no chá pode não ser o mesmo do estudo, portanto os efeitos gerais podem ser diferentes.

2. Possui Antioxidantes Contra o Câncer:

A folha de alcachofra é repleta de polifenóis, um tipo de ntioxidante que se dissolve na água. Toxinas e radicais livres podem contribuir potencialmente para doenças cardíacas e câncer, e os Antioxidantes também podem ajudar a retardar os efeitos dessas doenças.

Uma publicação de 2012 do “Journal of Cellular Physiology” descobriu que o extrato de folhas de alcachofra, quando introduzido em células de câncer de mama, reduz a viabilidade e o crescimento de células cancerígenas.

A adição de extrato de folhas de alcachofra diretamente às células também desencadeou a morte das células cancerígenas, indicando potencialmente que os polifenóis das alcachofras têm poderosas propriedades anticancerígenas.

3. Alcachofra Aumenta o Fluxo Biliar:

A polpa das folhas das Alcachofras contém um chamado cinarina que aumenta o fluxo biliar.

4. Alcachofra é Benéfica para o Fígado:

Graças a cinarina e outro antioxidante, silimarina, as alcachofras são benéficas para o fígado. Estudos descobriram que elas podem até mesmo regenerar o tecido do fígado. Além disso, as Alcachofras têm sido muito utilizadas pelo povo e na medicina alternativa para o tratamento de doenças do fígado.

5. Alcachofra Melhora a Digestão:

As Alcachofras ajuda o sistema digestivo. Elas são um diurético natural, portanto ajudam a digestão, melhora a função da vesícula biliar e como mencionado acima, são de grande benefício para o fígado.

6. Alcachofra é Benéfica no Tratamento da Ressaca:

Graças aos seus efeitos positivos sobre o fígado, muitas pessoas juram que o Chá de Alcachofra é um excelente remédio no tratamento da ressaca. tente as folhas de uma alcachofra.

7. Rica em Fibras:

Uma grande Chá de Alcachofra contém um quarto da ingestão diária recomendada de fibras. A alcachofra pequena tem mais fibra do que uma xícara de ameixas.

8. Protege Contra os Radicais Livres:

Existe uma lista de fatores, tanto ambientais como de estilo de vida, que nosso corpo sofre diariamente, produzindo compostos conhecidos como radicais livres. Esses radicais livres, quando não são devidamente controlados, causam a oxidação das células do corpo, e consequentemente resultam em graves danos celulares que prejudicam a capacidade do corpo de se proteger contra doenças e toxinas.

beneficios do cha de alcachofraO Chá de Alcachofra possui propriedades que acabam ou minimizam a oxidação, elas limpam e neutralizam não só os radicais livres como também outras toxinas ambientais antes mesmo de causarem algum dano ao corpo.

9. Fortifica os Ossos:

Por ser bastante rica em vitamina K, a alcachofra, desempenha um importante papel na fortificação e na saúde dos ossos. A planta também possui vitamina C, que contém propriedades importantes na formação de colágeno, que é essencial para a saúde da pele, ossos e tecidos conjuntivos.

10. Beneficia o Cérebro:

A vitamina K, como já dissemos, faz parte das propriedades contidas na alcachofra. Esse tipo de vitamina também oferece uma proteção contra possíveis danos neurais e de degeneração. Em suma, o uso da alcachofra pode evitar alguns tipos de deficiências cognitivas, como a demência e o Alzheimer. Altamente recomendado para pessoas que se encontram na terceira idade, em que esses tipos de problemas surgem com mais frequência.

11. Possui Função Hepática:

Seu fígado produz bile para eliminar toxinas perigosas e gorduras digestivas. Alcachofras ajudar imensamente com este processo, demonstrando impulsionar bile como resultado do cynarin phytonutrient, que é encontrado em alcachofras.

As alcachofras também são preenchidas com a flavonóides silimarina, que impede o processo de oxidação lipídica por ocorrer nas membranas celulares dos tecidos do fígado.

12. Diminui a Pressão Arterial:

O sódio aumenta a pressão arterial. O potássio substitui os eletrólitos e compensa os efeitos negativos do sódio. Alcachofras são ricos em potássio. Assim, alcachofras baixam a pressão arterial!

13. Aumenta a Imunidade:

O Chá de Alcachofra é rico em vitamina C, que é essencial para manter um sistema imunológico saudável.

cha de alcachofra beneficios

Outros Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde:

  • Útil para prevenção de infecções na vesícula biliar, dos rins e do fígado;
  • Rico em substâncias anti-bacterianas;
  • Rico em substâncias anti-inflamatórias;
  • A alcachofra é um dos vegetais presentes no rank de mais alto teor de Antioxidantes;
  • Tonifica os músculos, caso seja tomado com frequência;
  • Melhora a saúde do seu fígado como um todo;
  • Redução do colesterol ruim;
  • Melhora a regeneração celular dos tecidos do seu corpo;
  • Potencializa a resistência natural do seu organismo contra muitos tipos de doenças;
  • Recomendadíssimo para quem consome muito álcool;
  • Reduz os níveis de açúcar no sangue, muito recomendado para quem tem diabetes ou
  • tendência a ter;
  • Alivia o desconforto de uma indigestão;
  • Voltado ao alívio e terapia de diversos problemas intestinais, como náuseas, azia, etc.;
  • Um bom diurético;
  • E o que muitos perguntam: emagrece? Sim! Além de todo supracitado, o Chá de Alcachofra
  • tem o potencial de reduzir aquela gordurinha;
  • Entre outros efeitos e benefícios que vem sendo estudados pela ciência nas décadas recentes.

Receita do Chá de Alcachofra Para Saúde:

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Adicione as folhas de alcachofra em uma panela com a água fervente e deixe ferver por mais 5 minutos. Coe a mistura e adicione um pouco de mel ou Stévia para adoçar o chá, caso seja necessário.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios da Anchova Para Saúde

Os 40 Benefícios do Caroço de Feijão Para Saúde