Benefícios das Plantas

Erva Baleeira – Origem, Benefícios e como Usar!

Erva Baleeira – Origem, Benefícios e como Usar esta planta de forma correta. Além disso, a Erva Baleeira possui ricas propriedades medicinais que promovem e facilitam a saúde do corpo humano. Erva Baleeira, também é conhecida, Brasil afora, como maria-milagrosa, baleeira, maria-preta, salicina, pimenteira, catinga-de-barão, e muitos outros nomes. Em inglês, foi apelidada de black sage, talvez pela infinidade de curas que ela nos brinda.

beneficios da erva baleeira

Neste artigo, vamos ver como usar as folhas da Erva Baleeira para tratar desde contusões a feridas, internas ou externas, e sendo excelente como relaxante muscular também.

A Erva Baleeira é um pequeno arbusto que pode chegar até 2 (dois) metros de altura, encontrado em todo o território brasileiro. Suas folhas são compridas, com odor forte, ásperas e atingem até 12 centímetros de comprimento. As flores são vermelhas com frutos carnosos cerca de 5 mm de diâmetro com uma única semente dentro.

A Erva Baleeira pode ser cultivada no jardim da nossa casa o que a torna muito mais especial, pois nos deixa mais próximo daquele remédio eficiente sempre que precisamos dele.

Não existe limitação para cura feita através da medicina natural e há ainda, quem defenda a teoria que este tipo de remédio é muito mais eficiente do que os químicos que são feitos em laboratórios, já que o que vem da terra é muito completo em termos de nutrientes e vitaminas, além de ser infinitamente poderoso.

Origem da Erva Baleeira:

A Erva Baleeira é uma planta arbustiva nativa da região de Mata Atlântica porém, espalhada por todos os locais úmidos do nosso imenso país.

Em estado natural esta planta é encontrada no litoral do sudeste e sul (entre São Paulo e Santa Catarina), região de cultura caiçara, povo de serra e mar, que a usava em suas curas, na forma de garrafadas.

Propriedades da Erva Baleeira:

Na medicina popular, a Erva Baleeira tem uso recomendado como diurético, laxante, anti-inflamatório, antisséptico, analgésico e relaxante muscular.

Mas, seu uso mais extenso é mesmo nos tratamentos de feridas abertas, para as quais propicia a antissepsia e cicatrização muito rápida, evitando infecções e, nos tratamentos de dores em geral: reumatismo, dores de coluna, nevralgias, artrites, contusões e até dor de dente.

Benefícios da Erva Baleeira Para Saúde:

  • A erva de baleeira estimula um melhor funcionamento do intestino, evitando dificuldades na hora da evacuação fecal. Sua ação diurética também ajuda no desempenho do sistema urinário, eliminando as toxinas, evitando as doenças renais e a retenção de líquido.
  • Graças às suas propriedades cicatrizantes, adstringentes, anti-inflamatórias e bactericidas, a Erva Baleeira é muita usada no processo de cicatrização. Ao mesmo tempo em que renova as células da derme, ela evita que uma infecção aconteça.
  • Analgésica, calmante e anti-inflamatória, a Erva Baleeira é eficaz contra dores de dente e outras inflamações bucais, como a afta. Separe uma colher (sopa) das folhas da planta medicinal e 150 ml de água.
  • A artrite é um inflamação em uma ou mais articulações que ligam os ossos. Causada por trauma, infecção ou desgaste, ela provoca dor, inchaço, vermelhidão e rigidez. A baleeira ataca diretamente a inflamação, diminuindo a dor e tonificando a musculatura. Prepare uma pomada caseira à base da erva. Para isso, você precisará das folhas da planta, óleo mineral e parafina medicinal.
  • O uso excessivo do músculo ou uma lesão muscular podem causar muita dor e desconforto, impedindo que você pratique suas atividades diárias com qualidade. A Erva Baleeira age como anti-inflamatória e analgésica, aliviando as dores e evitando uma inflamação nos ligamentos e tendões.
  • Para o consumo como chá, age como diurética, sendo indicada para infecções do trato urinário, dificuldade para a micção e pedras nos rins.

Como Usar a Erva Baleeira:

A garrafada é a maneira mais antiga de se usar a Erva Baleeira para a cura. Caso prefira esta forma, escolha um veículo alcoólico que você possa ingerir (o povo costuma misturar com pinga, claro) e também usar para massagear os locais doloridos.

Se for tratar de processos reumáticos ou artríticos o recomendado é que você faça uso externo e interno: massageie os locais a serem tratados, pelo menos 3 vezes ao dia, e tome um cálice (50 ml) do líquido, 1 a 2 vezes ao dia. Como relaxante muscular, massageie os locais doloridos e tome, também, um cálice do remédio.

A Erva Baleeira pode ser acrescentada a cremes e pomadas, para uso externo, da mesma forma que outras ervas (sempre use 20% do volume total em ervas para 80% de gordura e cera).

Da mesma forma, você pode fazer banho de imersão com o chá de erva-baleeira. Nas farmácias naturais você encontrará, com certeza, Erva Baleeira em cápsulas e em tintura.

Seu uso e forma de consumo deverá ser orientado por um terapeuta fitoterápico pois, para algumas pessoas, o consumo de cápsulas ou tintura poderá causar irritação gástrica. Não se conhecem restrições sérias ao uso da erva-baleeira, exceto aquelas oriundas de algumas sensibilidade particular ou excesso no consumo.

Receita do Chá de Erva Baleeira:

Uma forma fácil de se usar a Erva Baleeira é fazer um chá. Use uma colher de sopa cheia de folhas picadas para 1 litro de água fervente ou, caso tenha a erva seca (comprada em ervanário), use somente uma colher de sobremesa.

O chá de Erva Baleeira não deve ser fervido – é uma infusão. Você deve colocar as ervas na água fervente e abafar por 10 minutos. Tomar em seguida. Pode-se tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

erva baleeira

Onde Encontrar a Erva Baleeira:

A Erva Baleeira pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou nas matas da Serra do Mar. Não temos informação de sua presença em nossa região. Nos resquícios de Mata Atlântica ainda podemos encontrá-la em algumas propriedades.

A Erva Baleeira é contra indicada para gestantes, nutrizes e crianças.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.