Benefícios das Plantas

Camabará é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Camabará possui ricas propriedades que beneficiam toda a saúde do corpo humano. A Camabará é um arbusto, os seus ramos são quadriculares e seus pequenos acúleos que formam as moitas. As folhas do Camabará são contraditórias, suas características são serradas, ásperas e também bastante perfumadas.

Camabará é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Suas folhas contém o cheiro de melissa e seu sabor é bastante amargo. Suas inúmeras flores que mostram-se arranjadas em seus cachos, de coloração amarelada, alaranjada ou avermelhada.

Depois de comprovadas as qualidades do Camabará, foram enviados os estudos à revistas científicas em farmacologia de produtos naturais. A Research Journal of Medicinal Plant aceitou seus resultados e publicou em uma de suas edições.

Para que os benefícios dessa planta cheguem a nossas casas ainda são necessárias muitas etapas, uma delas é realizar testes em camundongos para provar se o extrato do Camabará é ou não tóxico e depois fazer testes em humanos para analisar possíveis efeitos colaterais e isso pode demorar muito tempo.

Origem da Planta Camabará:

De nome científico gochnatia polymorpha, a planta é classificada como uma árvore de médio porte encontrada facilmente em diversos estados em todas as regiões do país, além de outros países como Uruguai, Argentina e Paraguai.

Também chamada de candeia, Camabará-de-folha-grande, e Camabará-guacú a mesma constitui uma árvore de característica robusta, forte e resistente, cuja madeira é comumente empregada na fabricação de moirões de cerca.

Propriedades da Planta Camabará:

A planta possui ricas propriedades medicinais amplamente usadas para tratamentos de problemas de saúde. Entre suas propriedades estão sua ação como antiespasmódico, anti-inflamatório, antipirético, balsâmico, diurético, estimulante, expectorante, sudorífero, tônico e tônico pulmonar.

Pode ser usada no tratamento de afecções do estômago, afecções pulmonares, asma, bronquite, dores de ouvido, espasmos, febre, reumatismo, coqueluche, problemas das vias respiratórias, tosse, tosse catarral, entre outras.

Benefícios da Planta Camabará Para Saúde:

Já na medicina popular, a planta pode ser utilizada para a produção do chá das suas folhas. Esta bebida é rica em propriedades medicinais que auxiliam no combate a problemas pulmonares, tosse, coqueluche, bronquite, asma, dor de ouvido e ainda atua como medicamento expectorante.

Em Santa Catarina e no Paraná, diversas tribos indígenas fazem uso dessa planta, a partir da casca do seu caule, para o tratamento de reumatismo ósseo. A Camabará é indicada para as seguintes condições:

  • Afecção pulmonar
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Dor de ouvido;
  • Espasmo;
  • Febre;
  • Reumatismo;
  • Tosses.

Receita do Chá de Cambará:

O chá desta planta é usado no combate a tosses, bronquites, resfriados, gripes, e asmas (infecções respiratórias e alergias respiratórias).

Para preparar seu chá, coloque uma colher de sopa da erva em infusão em um litro de água fervente, deixe levantar fervura e abafe por dez minutos. Tome uma xícara três a quatro vezes por dia.

Camabará é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Malefícios da Planta Camabará:

A planta é tóxica, devendo ser usada somente com orientação médica e prescrição, além de acompanhamento. Pode levar à morte quando usada sem acompanhamento médico.

Entre seus efeitos colaterais estão a náusea, vômitos, diarreia, fraqueza, respiração difícil, entre outros, que podem aparecer algumas horas após o consumo. Caso sinta alguns desses sintomas, procure um atendimento médico urgentemente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.