Os 30 Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Chá de Guaco possui ricas propriedades medicinais que favorecem toda a saúde do corpo humano. Também conhecido pelos nomes de erva de serpentes, cipó-catinga, erva-de-cobra, uaco, erva-de-serpentes, erva-cobre e guaco-do-cheiro, o guaco é uma planta medicinal originária da América do Sul, que pode ser encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ela pode ser cultivada nas matas e no cerrado.

beneficios do cha de guaco

O guaco é constantemente utilizado pela medicina alternativa, para prevenir males ou auxiliar no tratamento de doenças. A maneira mais fácil de usá-lo é na forma de chá. Originário da América do Sul, o guaco pode ser encontrado em todas as regiões brasileira.

Quem toma o Chá de Guaco transpira um pouco mais que o normal. Esse aumento da produção de suar pelas glândulas deve-se ao chá e isso ajuda a eliminar uma série de toxinas que estão no nosso organismo. Também ajuda a “desinchar” o corpo, principalmente na região abdominal já que boa parte do edema está nessa área devido à inflamação tecidual causada pelas células de gordura.

O gênero Mikania é o maior de lianas tropicais, que representam mais de 300 espécies de videiras. Várias tribos indígenas acreditam que esmagar folhas aromáticas frescas afugenta cobras, por isso, a erva também é popularmente chamada de cipó-de-cobra e erva-de-cobra.

O guaco compreende várias espécies semelhantes que são usadas praticamente para os mesmos fins medicinais, incluindo a Mikania guaco, encontrada na América do Sul, sobretudo no Brasil, Peru, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Equador; Mikania cordifolia, encontrada na América Central, em países como Guatemala, Honduras, México, Costa Rica e Panamá; Mikania glomerata, encontrada principalmente no Paraguai e Venezuela e a Mikania laevigata, catalogada apenas no Brasil.

Propriedades do Chá de Guaco:

O Chá de Guaco é rico em propriedades terapêuticas tais como broncodilatadora, anti-séptica, expectorante, febrífuga, antiasmática, antigripal, estimulante, anti-inflamatória, sudorífica, anti-reumática, antioxidante, antidiarreica e cicatrizante.

AO Chá de Guaco é rico em cumarina, que é um dos principais responsáveis pelas atividades farmacológicas, o que despertou o interesse de universidades tais como a Unicamp e das indústrias farmacêutica e cosmetológica, que realizam diversas pesquisas com ela. Então, confira agora os Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:

Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:

1. Combate a Asma e a Tosse:

As propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias do Chá de Guaco fazem com que ela também contribua com o alívio da asma e da tosse.

2. Combate ao Inchaço:

O Chá de Guaco é uma erva que também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração. Isso colabora com a eliminação do excesso de líquido do corpo, que também fica retido, trazendo o indesejável inchaço.

3. Ajuda a Cicatrizar Feridas:

Nos casos de problemas na pele, as condições provavelmente serão tratadas com o Consumo regular do Chá de Guaco. Consulte o seu dermatologista para verificar qual a melhor forma de utilizá-las em relação ao seu problema em particular.

4. Benefícios do Chá de Guaco Contra Inflamações:

Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, o Chá de Guaco ajuda a combater diversas doenças. O consumo do chá evita que os sinais do processo inflamatório – dor, calor, rubor e formação de edema – se desenvolvam e assim, causem problemas maiores.

5. Promove o Emagrecimento:

Quem toma o Chá de Guaco transpira um pouco mais que o normal. Esse aumento da produção de suar pelas glândulas deve-se ao chá e isso ajuda a eliminar uma série de toxinas que estão no nosso organismo. Também ajuda a “desinchar” o corpo, principalmente na região abdominal já que boa parte do edema está nessa área devido à inflamação tecidual causada pelas células de gordura.

6. Combate Bactérias Nocivas:

O Chá de Guaco demonstrou atividade tripanozoário bastante forte contra o Trichomonas vaginalis e o Trypanosoma cruzi, sendo considerado um dos chás mais fortes para tal fim. Em outra pesquisa, o Chá de Guaco foi relatado com ações antibacteriana in vitro e antileveduriforme contra Candida albicans.

7. Promove a Saúde dos Pulmões:

A maior incidência está na região sudeste. O Chá de Guaco é popularmente conhecido por suas ações benéficas aos pulmões, fortalecendo esses órgãos e acalmando tosses e demais problemas de vias áreas.

8. Benefícios do Chá de Guaco Contra a Diarreia:

O Chá de Guaco é utilizado como um remédio para tratar a diarreia, assim como para o tratamento de febre, tosses e problemas de cicatrização na Jamaica há muito tempo.

9. Promove a Saúde da Pele:

O Chá de Guaco também possuem efeito antisséptico, o que pode ser utilizado para a limpeza de feridas. Isso é especialmente útil para a prevenção de infecções em feridas. Seu efeito tópico também diminui dores localizadas em camadas mais externas da pele.

10. Previne Alergias:

O Chá de Guaco é normalmente lembrado no inverno, quando aumenta a incidência de problemas respiratórios, por conta do numero de casos de gripes e resfriados que ocorrem nessa época do ano, mas pode ser utilizado em casos de alergias e infecções.

11. Provoca Transpiração:

O Chá de Guaco também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração.

12. Benefícios do Chá de Guaco Para Acalmar os Nervos:

O Chá de Guaco age como um tônico geral para o sistema nervoso. Além de relaxar o corpo e a mente, ele acalma o sistema nervoso para evitar espasmos, arritmias e outros sintomas relacionados ao nervo.

13. Estimula a Eliminação de Catarro:

Através da sua função balsâmica e expectorante, o Chá de Guaco ajuda a dissolver a secreção dos pulmões e estimula a eliminação do catarro.

14. Auxilia a Retirada de Toxinas do Sangue:

Sabe-se, por exemplo, que o Chá de Guaco auxilia na retirada de toxinas do sangue, assim como na melhora do processo digestivo e no fortalecimento do trato respiratório.

15. Facilita o Fluxo de Oxigênio:

O Chá de Guaco possui esse poder devido a cumarina, substância presente na composição da planta e que age como anticoagulante, facilita o relaxamento das vias áreas e, dessa forma, facilita o fluxo de oxigênio para uma boa respiração.

beneficio do cha de guaco

16. Benefícios do Chá de Guaco Contra Dores Reumáticas:

O Chá de Guaco é utilizado em gargarejo e bochecho nos casos de inflamações na boca e na garganta é bastante comum. Também é popular a aplicação local da sua tintura, em fricções ou em compressas nas partes afetadas por traumatismos, nevralgias, coceira e dores reumáticas.

17. Alivia a Febre:

O Chá de Guaco é considerado um eficiente broncodilatador natural, expectorante e antitussígeno, empregado para todos os tipos de problemas respiratórios superiores, incluindo bronquite, pleurisia, gripes e resfriados, tosse e asma, bem como para dor de garganta, laringite e febre.

18. Reduz o Aparecimento de Celulites:

Por possuir ação anti-inflamatória, outro benefício que o Chá de Guaco consegue oferecer é a redução da celulite. A celulite nada mais é que células do tecido epitelial, ou seja, da pele, inflamadas. Essa inflamação promove a formação de edema que, por sua vez, é o responsável pelo aspecto de casca de laranja que não gostamos nem um pouco.

19. Benefícios do Chá de Guaco Contra Problemas Respiratórios:

Por conta de suas propriedades expectorantes, broncodilatadoras e supressoras da tosse, o Chá de Guaco ainda pode contribuir com o tratamento de outros problemas respiratórios como pleurisia – inflamação das pleuras, que são os tecidos de revestimento dos pulmões -, resfriado, gripe e dor de garganta.

20. Auxilia ano Tratamento da Bronquite:

O Chá de Guaco preparado a partir da planta medicinal é considerada auxiliar no tratamento da bronquite por possuir substâncias broncodilatadoras, ou seja, trabalham no relaxamento do músculo bronquial e aumenta a passagem de ar pelos brônquios.

Em tempo: a bronquite é uma condição caracterizada pela inflamação das passagens de ar para os pulmões e traz sintomas como tosse acompanhada de muco, ronco, chiado no peito, fadiga, dificuldade para falar, falta de ar, febres, calafrios e desconforto no peito.

Outros Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:

  • Colabora com a melhoria de inflamações intestinais.
  • Ajuda a tratar úlceras.
  • Serve de auxílio ao tratamento do reumatismo.
  • Alivia dores reumáticas.
  • Tratar neuralgias – dor ou queimação bastante forte em um ou mais nervos do corpo.
  • Lidar com eczemas – infecção aguda ou crônica da pele, que apresenta sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão.
  • Amenizar coceiras.
  • Acelera a eliminação das secreções pelos canais respiratórios.
  • Dissolve o catarro acumulado nos pulmões.
  • Abre os canais respiratórios (brônquios) para a passagem de ar.

Receita do Chá de Guaco:

INGREDIENTES:

  • 4 a 6 folhas de guaco;
  • 1 xícara de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Colocar a água dentro de uma panela para ferver. Acrescentar as folhas de guaco;
  • Tampar a panela, desligar o fogo e deixar amornar. Coar o chá e consumir em seguida.

cha de guaco

Contraindicações do Chá de Guaco:

A bebida não pode ser consumida por pessoas que sofrem com doenças no fígado, que têm hipertensão, indivíduos que utilizam medicamentos anticoagulantes, mulheres grávidas, crianças com menos de um ano de idade e quem possui problemas de coagulação.

Pessoas com alergia à cumarina, uma substância presente na erva, também devem manter-se longe do Chá de Guaco. A erva pode fazer com que essas pessoas experimentem agravamento nos quadros de tosse e falta de ar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios do Suco de Jaca Para Saúde

Os 20 Benefícios da Beldroega Para Saúde