Os 30 Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, poucas pessoas se preocupam em pesquisar sobre Pitanga Preta Propriedades. Cuidar da sua saúde é o mais importante na sua vida, atualmente em média mais de 70 milhões de brasileiros possuem alguma doença crônica.

Estamos sempre pesquisando sobre Pitanga Preta Propriedades e outros problemas relacionados, procure sempre uma alimentação o mais natural possível para evitar doenças futuras. As Pitangueiras de um modo geral são de origem tropical, mas pelas suas propriedades nutricionais o seu cultivo já se encontra difundido por diversos países, podendo ser encontradas no sul dos Estados Unidos.

pitanga preta

Pertencente a família botânica das Myrtaceae, a pitanga (Eugenia uniflora L.) é uma das mais importantes frutas nativas da Mata Atlântica. Seus frutos contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro e fósforo.

Muitas indústrias já têm utilizado seu extrato para a fabricação de sabonetes, shampoos, batom, e vários outros produtos. As folhas da pitangueira tem ação calmante, anti-inflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.

Há uma variedade de compostos fito químicos, já identificados nas folhas da pitangueira; contém o alcaloide denominado pitanguina (sucedâneo de quinino), contém flavonoides, terpenos, taninos, antraquinonas, óleos essenciais, antocianinas e carotenoides.

A Pitanga Preta tem um sabor altamente muito similar a manga. As folhas da Pitanga Preta possuem óleos úteis como o terebintina, que contém poli-terpenos e sequi-terpenos, estes óleos são conhecidos por repelir insetos. Mas a Pitanga Preta também tem um monte de valor nutricional, por isso é consumido nas regiões nativas da Amazônia.

Valor Nutricional da Pitanga Preta:

Encontramos uma rica fonte de flavonoides, índice reduzido de carboidratos, porção balanceada de gorduras poli-insaturadas, ótimo rejuvenescedor celular (piridoxina/Vit.B6), rica fonte de minerais (zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio e selênio) e equilibra o metabolismo.

Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde:

1. Reduzir a Toxicidade do Chumbo:

A Pitanga Preta ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente. A toxicidade do chumbo pode levar a vários problemas comportamentais e de desenvolvimento, especialmente em crianças que vivem em áreas urbanas.

2. Fortalece o Sistema Imunológico:

Essa fruta é uma rica fonte de manganês, que é um poderoso antioxidante. Este mineral ajuda a aumentar a sua imunidade e protege as células nervosas de danos dos radicais livres. A ingestão adequada de manganês é vital para a condução do nervo e função do cérebro.

3. Prevenir Artrite:

A ação anti-inflamatória da Pitanga Preta mostra benefícios principalmente no tratamento e prevenção da artrite.

4. Possui Propriedades Anti-Câncer:

Essa fruta é ricas em substâncias fitoquímicos, tais como ácido elágico polifenólica antioxidante, a vitamina E, beta-caroteno, a luteina e Zea-xantina. Estes compostos têm um papel importante na remoção de radicais tóxicos livres de oxigênio, assim, protegendo seu corpo de doenças, câncer e infecções.

5. Promove a Saúde do Coração:

A Pitanga Preta apresenta propriedades que reduzem a pressão arterial e previne de doenças cardiovasculares.

6. Reduz o Risco de AVC:

Estudos têm demonstrado que o consumo de 100 mg de magnésio por dia reduz o risco de acidente vascular cerebral em 9%. Essa fruta pode ser uma boa fonte de magnésio pode formar parte de sua dieta para colher este benefício.

7. Combate Acne e Rugas:

Além de muitos benefícios da Pitanga Preta, ela pode também auxiliar no combate as rugas e acnes que rotineiramente aparecem no rosto, esse problema afeta diretamente o humor das mulheres já que elas estão sempre são mais preocupadas com a pele.

8. Pitanga Preta Para Pressão Arterial:

Magnésio nessa fruta foi mostrado para ajudar a baixar a pressão arterial. Embora pitanga preta não pode curar a hipertensão, eles ajudar a diminuir isso.

9. Previne o Câncer:

Por ser rica em antioxidantes, antocianinas, carotenoides e flavonoides, a Pitanga Preta livra o corpo de radicais livres que podem alterar o DNA das células e causar diversos tipos de câncer.

10. Pitanga Preta Para Ossos e Dentes:

O fósforo é um dos minerais mais abundantes no organismo após cálcio. Cerca de 85% do fósforo é encontrado em dentes e ossos, enquanto os outros 15% é encontrada em células e tecidos.

11. Pitanga Preta Para a Beleza:

As vitaminas encontradas na Pitanga Preta ajuda a manter pele, cabelos e unhas saudáveis e hidratados, principalmente a vitamina A que ajuda na produção de colágeno deixando a pele mais tonificada. Além disso, contém ácido ascórbico que previne o envelhecimento precoce.

12. Possui Anti-inflamatórios:

Essa fruta é rica em magnésio, que é conhecido por seus benefícios anti-inflamatórios. Estudos têm demonstrado que o aumento da ingestão de magnésio reduz indicadores inflamatórios no corpo, tais como PCR (proteína C-reactiva), TNF (Factor de Necrose Tumoral alfa) e IL6 (interleucina 6).

13. Pitanga Preta Para o Resfriado:

A Pitanga Preta é útil no tratamento do resfriado comum. A vitamina C é um nutriente essencial para o nosso corpo, ricos em antioxidantes que nos ajudam a prevenir e a combate os radicais livres que são os principais responsável pelo envelhecimento precoce.

14. Promove a Saúde Digestiva:

A fibra contida nessa fruta promove a saúde do cólon e facilita os movimentos intestinais regulares. Ele permite que o cólon para trabalhar em maiores níveis de eficiência através da limpeza do sistema gastrointestinal. Além disso, evita a constipação e reduz o risco de colite, cancro do cólon e hemorróidas.

15. Promove Saúde Para Para o Pulmão:

A Pitanga Preta também ajuda na melhoria das funções pulmonares e é recomendado para o bom funcionamento dos pulmões.

beneficios da pitanga preta

Outros Benefícios da Pitanga Preta Para Saúde:

  • Contêm vários nutrientes, minerais, antioxidantes e vitaminas que oferecem alguns benefícios maravilhosos para a saúde;
  • Reduz o risco da doença cardíaca coronária;
  • Ela permite que o cólon trabalhe eficazmente limpando o sistema gastrointestinal;
  • Além disso, evita a constipação e reduz o risco de colite, câncer de cólon e hemorroidas;
  • Ajuda na perda de peso. Isso ocorre porque o consumo dessa fruta aumenta a saciedade e aumenta o metabolismo;
  • A ação anti-inflamatória da Pitanga Preta mostra benefícios principalmente no tratamento e prevenção da artrite;
  • Promove a saúde dos seus ossos e dentes. Este mineral também é vital para o crescimento e reparação das células e tecidos;
  • Ela também reduz a inflamação nas paredes arteriais, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
  • Ajuda a Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiramina capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia;
  • O ácido elágico possui propriedades antiproliferativas que inibem a ligação do ADN à certos carcinógenos;
  • A Pitanga Preta limpa os sintomas da diarreia e ajuda em tratamentos gastrointestinais;
  • A Pitanga Preta ajuda a reduzir o nível de chumbo em nosso sangue dramaticamente;
  • A Pitanga Preta apresenta propriedades que reduzem a pressão arterial e previne de doenças cardiovasculares;
  • Por ser rica em antioxidantes, antocianinas, carotenoides e flavonoides, a Pitanga Preta livra o corpo de radicais livres.

Efeitos Colaterais da Pitanga Preta:

O uso da Pitanga Preta é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele. Durante os meses de setembro e outubro, podem provocar alergias, em particular a rinite alérgica.

Os 30 Benefícios do Sabugueiro Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Framboesa Para Saúde