Os 30 Benefícios do Mel Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Mel Para Saúde são muitos, pois ele possui propriedades e nutrientes que o torna uma ótima opção para ajudar a melhorar o funcionamento do corpo. Além disso, considerado um dos melhores alimentos saudáveis ​​do mundo, o Mel é uma criação maravilhosa.

Ele é um dos adoçantes mais populares e amplamente utilizados, com enormes benefícios à saúde. É usado por várias culturas ao redor do mundo, servindo de base para muitas medicinas tradicionais.

beneficios do mel

As abelhas engolem, digerem e regurgitam o néctar para fazer Mel; Este néctar contém quase 600 compostos. Em sua composição básica, uma colher de sopa de Mel tem cerca de 64 calorias e não tem gordura nem colesterol.

O Mel tem propriedades curativas que podem melhorar sua saúde. Para aproveitá-las, consuma Mel natural, já que os industrializados perdem em vitaminas e antioxidantes, e podem acabar sendo mais prejudiciais que o açúcar refinado

Valor nutricional do Mel:

O Mel puro tem muitas vitaminas e minerais, repleto de vitaminas do complexo B, incluindo B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (ácido pantotênico) e B6 (piridoxina). Essas vitaminas são importantíssimas para o organismo, pois têm como principal função manter retido em nosso corpo toda a energia que consumimos dos alimentos, além de regularizar o apetite, melhorar a visão, a pele e o sistema nervoso, assim como melhorar a formação das células vermelhas do sangue. Ele também é uma ótima fonte de Vitamina C que, além de fazer bem para a pele, fortalece os tendões musculares, ossos e outros tecidos da pele.

E tem mais: o Mel ainda tem minerais como Magnésio, Potássio, Cálcio, cloreto de sódio, Cobre, Ferro, Manganês, enxofre, Zinco e fosfato – todos eles melhoram o metabolismo do corpo de forma significativa, deixando-o mais hidratado, além de fortalecer os ossos. São inúmeras as qualidades. Então, confira Os 30 Benefícios do Mel Para Saúde:

Benefícios do Mel Para Saúde:

1. Funciona Como Hidratante Para Pele:

Ele faz maravilhas para a pele, pois ele age como um hidratante natural, o que ajuda na prevenção de pele seca. Ele tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas, mantendo, assim as espinhas bem longe.

2. Melhora da Saúde Intestinal:

Devido às suas propriedades probióticas e antibacterianas, ele pode ajudar na melhora da flora intestinal, promovendo o melhor trânsito e evitando Diarreias e constipações no intestino.

3. Ajuda no Tratamento da Caspa:

Estudos têm mostrado a deficiência dele no tratamento da dermatite seborreica, condição que pode causar  e coceira no couro cabeludo. Basta diluir o alimento doce em 10% de água morna e aplicara na cabeça.

4. Funciona Como Cicatrizante:

Ele também é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogênio o que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.

5. Trata Tosse e Dor de Garganta:

Através da formação de uma película protetora, devido à sua viscosidade, o Mel pode ser usado para tratar irritações e inflamações na garganta, como a tosse e as terríveis dores causadas pela inflamação.

6. Proporciona o Aumento de Energia:

Ele é conhecido por fornecer energia instantânea, pois possui alto teor de glicose. Isso ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose nele é absorvido muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, ele é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.

7. Melhora a Função Cerebral:

Os neurônios utilizam o cálcio para originar o sinal elétrico, e o Mel ajuda a absorver e fixar o cálcio no corpo, favorecendo um correto desempenho cerebral. Além disso, por ser um excelente recalcificante, ajuda também a prevenir a osteoporose e outros problemas ósseos.

8. Diminui o Estresse:

Ele estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar.

Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o alimento ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

9. Funciona Como Probiótico:

Algumas variedades possuem grandes quantidades de bactérias amigáveis. Isso inclui até 6 espécies de lactobacilos e 4 espécies de bifidobactérias. Isso pode explicar muitas das “misteriosas propriedades terapêuticas do Mel”.

10. Benéfica Para o Aparelho Digestivo:

Quando misturado com o Limão, eles se tornam um bom remédio para regular o pH do corpo, eliminar a acidez e receber nutrientes importantes, como a Vitamina C, Riboflavina e vitamina B. Essa combinação também é boa para limpar o sangue e o fígado, além de tratar os transtornos de estômago, como o refluxo ácido e as úlceras.

11. Trata a acne:

O Mel pode ser um produto muito eficiente para a acne. Para estes casos, o recomendável é que você aplique-o diretamente na região afetada.

12. Auxilia na Perda de Peso:

Ele é um ótimo substituto do açúcar. É um ingrediente natural e oferece menos calorias e é mais doce. A presença de vários aminoácidos e minerais no Mel ajuda no metabolismo, reduzindo assim as probabilidades de ganho de peso.

mel beneficios

13. Funciona Como Adoçante Saudável:

Pode ser usado como substituto do açúcar em muitos alimentos e bebidas. Ele contém cerca de 69% de glicose e frutose, permitindo que ele seja usado como um adoçante que é muito melhor para sua saúde geral do que o açúcar branco normal.

14. Benefícios do Mel Para Memória:

Ele é rico em antioxidantes e, por isso, pode atuar na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro. Além disso, esse poderoso alimento pode ajudar o organismo na absorção de Cálcio, um mineral essencial para a saúde do sistema nervoso. Ao consumir o doce líquido regularmente na alimentação, o resultado será de melhora na memória e nas funções cognitivas.

15. Previne o Envelhecimento Precoce:

Graças às suas propriedades antioxidantes, o Mel também ajuda a combater os efeitos dos radicais livres no nosso organismo, responsáveis por promover o envelhecimento da pele. O resultado é de uma pele mais saudável e jovem, livre de rugas e linhas de expressão.

16. Benefício do Mel no Tratamento da Herpes:

O néctar das abelhas inclui a enzima glicose oxidase, que ajuda quando aplicado à ferida porque a limpa.

Se você lutar com feridas de herpes, faça uma tentativa dele para ver se você recebe algum alívio e se as feridas se curaram mais rápido. Ele pode ser um agente de cura seguro e acessível.

17. Previne Problemas Relacionados ao Coração:

Ele é uma excelente fonte em antioxidantes e flavonoides, ele reduz a taxa de oxidação do colesterol LDL. Os antioxidantes ajudam na redução da formação placas nas artérias, também são úteis na redução proteínas C-reativa que causam problemas cardíacos.

18. Ajuda a Tratar Alergias:

Ele possui efeitos anti-inflamatórios graças à presença do pólen em sua composição, que, por sua vez, é um dos responsáveis pela produção de anticorpos no sistema imunológico. Por isso, o alimento pode ser um grande aliado para tratar alergias, atuando como uma vacina natural.

19.  Auxilia na Prevenção do Câncer:

O Mel é uma rica fonte de antioxidantes que o torna realmente um poderoso combatente contra o câncer. Os Antioxidantes reduzem o metabolismo das células cancerosas no corpo, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de câncer.

20. Combate Infecção Urinária:

Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana dele. Entre esses microrganismos estão a streptococcus faecalis, proteus species e pseudomonas aeruginosa, todas elas podem causar a infecção urinária.

21. Ajuda a Melhorar o Sono:

Ele é um alimento poderoso que pode estimular a produção de serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O resultado é de redução do estresse e maior relaxamento, além de melhores noites de sono.

22. Regula o Açúcar no Sangue:

O Mel melhora o funcionamento dos órgãos e tecidos essenciais, eliminando a glicose da circulação, portanto, reduzindo o nível de açúcar no sangue.

23. Funciona Como Hipercalórico Natural:

Por isso, é importante encaixar na dieta alimentos como ele, que são altamente calóricos mas ao mesmo tempo são recheados de benefícios para a saúde.

Acrescentar três colheres dele por dia aos shakes de proteína ou às frutas garante quase 200 calorias a mais na dieta.

24. Ajuda no Ganho de Peso:

Por mais que a maioria de nós queira emagrecer, existe uma outra parcela da população que precisa, mas não consegue ganhar peso. Por ser um alimento hipercalórico natural, ou seja, rico em calorias, o Mel pode ajudar a ganhar uns números a mais na balança. Basta três colheres por dia para acrescentar 200 calorias à dieta.

25. Trata Feridas e Queimaduras:

Devido às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes, o Mel auxilia na cura de feridas e queimaduras na pele, já que pode esterilizar o ferimento e acelerar a recuperação do tecido lesionado.

Outros Benefícios do Mel:

  • Possui propriedades anti-sépticas e podem ser aplicado em feridas e cortes.
  • Os Benefícios do Mel inclui redução dos níveis de açúcar no sangue e no combate a diabetes.
  • O Mel é eficaz contra úlceras e outros distúrbios gastrointestinais.
  • O Mel é considerado como uma bebida probiótica e contém boas bactérias que são úteis para o nosso corpo.
  • O Mel ajuda na indução do sono. Um copo de Leite junto com o Mel ajuda a melhora a qualidade do sono.

mel

Efeitos Colaterais do Mel:

As pessoas que são sensíveis ao Aipo, ao pólen ou a outras alergias relacionadas às abelhas precisam ficar longe do mel. As reações alérgicas ao Mel incluem urticária, inflamação do lábio ou da língua, falta de ar, alterações vocais e sibilância.

O Mel também pode causar ritmo cardíaco anormal, visão embaçada, sonolência, diarreia, fadiga, Febre e até intoxicação por Mel em certos indivíduos. Ele também pode aumentar o risco de sangramento.

Não há evidências suficientes sobre o uso de Mel durante a gravidez ou amamentação. O Mel pode conter contaminantes que podem causar danos. Portanto, é melhor evitar seu uso se estiver grávida ou amamentando.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 40 Benefícios do Suco de Macadâmia Para Saúde

beneficio do polvo

Os 15 Benefícios do Polvo Para Saúde