Os 40 Benefícios da Canela Para Saúde

Os 40 Benefícios da Canela Para Saúde!

Os Benefícios da Canela oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Canela é uma das especiarias mais antigas e mais utilizadas do mundo! É uma árvore originária da Ásia e sua casca é que nos fornece o pó ou os paus que costumamos usar na culinária em diversos pratos, especialmente em sobremesas.

Além do uso culinário, a Canela tem diversas propriedades benéficas à saúde, sendo usada também na indústria cosmética e farmacêutica, e comumente em receitas caseiras para tratar ou prevenir grande quantidade de doenças ou pequenos desconfortos.

Os 40 Benefícios da Canela Para Saúde

Propriedades da Canela:

A Canela possui propriedades antioxidantes que contribuem para evitar a oxidação das gorduras no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além de possuir propriedades antimicrobiana, antisséptica, antibacteriana, anti-inflamatória e expectorante.

A Canela em pau ou em pó pode ser guardada por vários anos. Guarde o tempero em um recipiente de vidro fechado no armário ou na geladeira. Evite guardar em potes de plástico, pois pode perder suas propriedades.

1. Benefícios da Canela Para Diminuir a Resistência à Insulina:

A insulina é um dos hormônios mais importantes para a regulação do nosso metabolismo e uso de energia. Também é essencial para transportar açúcar do sangue para as células. O que acontece é que muitas pessoas acabam sendo resistentes à sua atuação, o que pode levar a sérias doenças, como a diabetes tipo 2.

2. Canela Para Prevenir os Riscos de Doenças Cardíacas:

Estudos têm relacionado a ela a menores riscos de doenças cardíacas – que são, mundialmente, a principal causa de morte prematura – ao notarem que a especiaria reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicérides, enquanto mantém o índice de colesterol bom (HDL) estável.

3. A Canela Possui Poderosos Antioxidantes:

Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres. Poderosos antioxidantes, como os polifenóis, estão presentes nela. Sua força antioxidante é tão significativa que lhe permite ser utilizada como um conservante de alimentos natural – em um estudo que comparou o efeito de 26 especiarias, ela despontou como aquela com o maior efeito antioxidante.

4. Auxilia no Tratamento da Doença de Parkinson:

Ela pode reverter as mudanças biomecânica, celular e anatômica provocadas pela doença de Parkinson, segundo neurologistas da Rush University Medical Center. Os testes foram feitos nos cérebros dos ratos, o que resultou que após a ingestão, ela foi metabolizada no fígado e transformada em benzoato de sódio.

5. Benefícios da Canela Para Prevenir Câncer:

Mas os testes têm verificado que a ela diminui o crescimento das células cancerígenas – além de, em alguns casos, causar a sua morte – e reduz a formação de vasos sanguíneos nos tumores.

6. Canela Para o Emagrecimento:

Um dos principais benefícios da Canela é contribuir para o emagrecimento por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

7. Canela Para Combater Infecções por Bactéria e Fungos:

O óleo dela se mostrou eficaz no tratamento de infecções causadas por fungos no trato respiratório, especialmente devido à presença da “cinnamaldehyde”, seu principal componente ativo.

8. Canela Para Combater o Resfriado:

É interessante consumir ela quando estiver resfriado. Isto porque ela possui um efeito imunomodulador que contribui para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes. Então, pode-se dizer que essa especiaria estimula o sistema imunológico.

9. Ações Anticoagulante:

Há um composto na Canela chamado cinaldeído, que ajuda que plaquetas do sangue se agrupem. As plaquetas são componentes presentes no sangue que se agrupam sob uma situação de emergência.

10. Alivia as Dores da Artrite:

Até hoje muitas pessoas afirmaram que ao tomar o chá de Canela, diminuiu as dores da artrite. Ela causa esse efeito, pois nela há componentes anti-inflamatórios e com o consumo dela as chances das dores serem amenizadas, são grandes.

11. Diminui o Colesterol:

Foram feitos alguns estudos e eles indicaram que pode ser acrescentado meia porção de Canela em uma dieta diária, assim com as chances de diminuir o colesterol e o triglicérides.

12. Tem ação Antibacteriana:

Quando é adicionada em algum alimento, ela diminui o crescimento de bactérias e degeneração dos alimentos, assim tornando um preservativo de alimento natural.

13 Evita Infecções:

Devido os componentes presentes na Canela, o anti-bacteriano, por exemplo, ele pode evitar vários tipos de infecções internas ou externas. Inclusive até piolhos podem ser evitados.

14. Controla o triglicérides:

O mesmo estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos também observou a redução dos níveis de triglicérides, diminuição que variou de 23 a 30%, após 40 dias consumindo a Canela. Os altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de desenvolver diabetes e doenças coronarianas.

15. A Canela Auxilia na Perda de Peso:

A Canela apresenta várias propriedades que auxiliam o processo de emagrecimento. Ela tem a capacidade de retardar o esvaziamento do estômago. Com isso, a sensação se saciedade será maior e consequentemente a quantidade de alimentos ingerida será menor.

16. Combate o Vírus HIV:

O HIV é um vírus que gradativamente quebra o sistema imunológico e, se não combatido, pode levar à AIDS. O tipo mais comum visto em humanos é o HIV-1. E é justamente esse tipo que a Canela pode ajudar a combater. Um estudo de laboratório que analisou o efeito de 67 plantas medicinais em células infectadas por HIV comprovou que aquela mais eficaz foi a Canela. Provas em humanos ainda são necessárias.

17. A Canela Alivia a dor Muscular:

A Canela contém sustâncias com atividade anti-inflamatória. Uma delas, o álcool de cinamilo, reduz a liberação de ácido araquidônico, molécula precursora das prostaglandinas, protagonistas dos processos inflamatórios do nosso organismo.

Já o eugenol, inibe a ação das prostaglandinas propriamente ditas. Uma vez que a dor muscular ocorre pela inflamação decorrente do esforço, a Canela pode ser um auxiliar no combate à ela e muito útil para praticantes de atividades físicas.

18. A Canela é boa Para o Coração:

Como já dito anteriormente, a Canela ajuda na perda de peso, e este é um fator de risco para as doenças cardíacas. A Canela, mais precisamente o cinamaldeído, tem a capacidade de reduzir a agregação plaquetária. A agregação de plaquetas pode levar a formação de coágulos nas artérias e estes, por sua vez, podem causar AVC ou ataques cardíacos.

19. Previne e Controla o Diabetes:

A Canela é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue e, devido à presença do cromo em sua composição, também ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, diminuindo os riscos de contrair o diabetes tipo 2. A Canela também apresenta bons resultados em casos de mulheres com a resistência à insulina relacionada à Síndrome dos Ovários Policísticos.

20. Melhora o Sistema Digestivo:

Por ser rica em propriedades antibacterianas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias, a Canela ajuda a controlar alguns transtornos digestivos, como gases, diarreias, náuseas e acidez no estômago.

Os 40 Benefícios da Canela Para Saúde

21. Controla o Colesterol:

Estudos apontaram que o consumo regular de Canela pode diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL). O benefício está associado às ações antioxidantes e anti-inflamatórias da especiaria.

22. Previne Infecções no Organismo:

Devido à sua função anti-bacteriana, a Canela pode ajudar a evitar vários tipos de infecções internas e externas no corpo. Há indícios, inclusive, de que a especiaria pode ajudar a prevenir a proliferação de piolhos nos cabelos, aqueles insetos tão comuns e incômodos da infância.

23. Combate o Estresse:

Por ser uma especiaria com efeito termogênico, a Canela é capaz de aliviar o estresse e a fadiga provocados pela rotina do dia a dia. Ela pode te dá mais disposição e energia para se movimentar e faz com que você sinta menos cansaço após as atividades realizadas.

24 Previne o Envelhecimento Precoce:

Por possuir ação antioxidante, graças à presença de compostos fenólicos em sua composição, a Canela também ajuda a combater os radicais livres, que são os principais responsáveis pode provocar o envelhecimento precoce da pele. Os resultados são de uma pele mais jovem e saudável.

25. Reduz os Níveis de Açúcar no Sangue:

Esse benefício está intimamente ligado ao tópico anterior. Além de diminuir a resistência à insulina, a tempero reduz os níveis de açúcar no sangue por outros mecanismos: foi comprovado que o tempero diminui a quantidade de açúcar enviada à corrente sanguínea após as refeições e se descobriu uma substância em sua composição que imita a insulina, o que aumenta consideravelmente a absorção de açúcar pelas células, produzindo um poderoso efeito anti-diabético.

Confira Outros Benefícios da Canela Para Saúde:

  • Auxilia no Emagrecimento;
  • Preveni os Riscos de Doenças Cardíacas;
  • Possui Poderosos antioxidantes;
  • Diminui a Resistência à Insulina;
  • Para Prevenir o Câncer;
  • Combate infecções por Bactéria e Fungos;
  • Ações anticoagulante;
  • Alivia as dores da artrite;
  • Tem ação Antibacteriana;
  • Auxilia no tratamento da doença de Parkinson;
  • Diminui o colesterol;
  • Evita infecções;
  • auxilia na perda de peso;
  • alivia a dor muscular:
  • É boa para o coração;
  • Controla o triglicérides.

Efeitos Colaterais e Contraindicações:

Os efeitos colaterais da Canela incluem alergias e irritação na pele, e não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais. O tempero também não deve ser consumida durante a gravidez porque favorece a contração uterina que pode levar ao aborto ou parto prematuro.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios do Cacau Para Saúde

Os 40 Benefícios da Maçã Verde Para Saúde