Os 20 Benefícios da Maca Peruana Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios da Maca Peruana Para Saúde que você não conhece. Além disso, a maca ( Lepidium meyenii ) é um vegetal crucífero nativo da Cordilheira dos Andes do Peru. Parece um rabanete ou nabo e é consumido tanto como alimento básico quanto como erva medicinal. A principal parte comestível da maca é a raiz, que cresce no subsolo.

Também conhecida como ginseng peruano , a maca tem sido usada por culturas tradicionais que vivem no Peru há milhares de anos como afrodisíaco e para combater a vida no clima montanhoso. Guerreiros incas consumiam maca por força na batalha.

maca peruanaExistem 13 variações de maca, nomeadas pela cor de suas raízes. Em alguns casos, cores diferentes de maca podem produzir diferentes efeitos biológicos.

Valor Nutricional da Maca Peruana:

A maca contém 10% de água, 59% de carboidratos, 10 a 14% de proteína, 8,5% de fibra alimentar e 2,2% de gordura. Uma porção de 7 g (1 colher de sopa) de pó de raiz de maca contém 20 calorias, 4 g de carboidratos, 1 g de proteína e 0 g de gordura.

A maca é rica em cálcio, potássio, ferro e iodo. Ele também contém cobre, manganês, zinco, vitamina C, riboflavina ( vitamina B2 ) e tiamina ( vitamina B1 ). Agora, confira em mais detalhes os Benefícios da Maca Peruana Para Saúde:

1. Aumenta o Desejo Sexual:

Consumir a maca por 12 semanas aumentou o desejo sexual em um estudo de 57 homens saudáveis. Além disso, em um estudo com 20 homens e mulheres, a ingestão de maca por 12 semanas melhorou a disfunção sexual induzida por antidepressivos.

3. Melhora a Função Sexual:

O extrato de maca tomado por 12 semanas aumentou a função erétil e o bem-estar sexual em um estudo (DB-RCT) de 50 homens com disfunção erétil leve. A maca negra aumentou a contagem de espermatozóides, volume e qualidade em um estudo de 8 homens saudáveis.

3. Diminui Ansiedade e Depressão:

Em ratos, a maca reduziu comportamentos semelhantes à depressão. Ela também consumida por 6 semanas reduziu os sintomas de ansiedade e depressão em estudos feitos com 43 mulheres na pós-menopausa.

4. Reduz a Pressão Arterial:

O Consumo de maca foi associado com pressão arterial baixa em um estudo observacional de 50 pessoas. Em outro estudo de 29 mulheres na pós-menopausa, 6 semanas de suplementação de maca diminuíram a pressão arterial.

5. Aumenta os Níveis de Energia:

A maca vermelha e preta aumentou os níveis de energia percebidos em um estudo feitos com 197 adultos.

6. Melhora a Qualidade de Vida:

A maca vermelha e preta aumentou a qualidade de vida relacionada à saúde em um estudo feitos com 197 adultos. O consumo de maca também foi associado com alta qualidade de vida relacionada à saúde em um estudo com 50 adultos que vivem em altitude.

7. Favorece a Saúde Mental:

Em um estudo feito em 2006, os pesquisadores analisaram os efeitos da maca amarela, vermelha e preta sobre a depressão e a função cognitiva em ratos. Eles deram aos ratos vários testes que indicaram atividades cognitivas e descobriram que todos os tipos de maca reduziram a depressão, enquanto a maca-preta, em particular, melhorou o aprendizado e a função cognitiva.

8. Estabiliza o Humor:

A raiz da Maca Peruana também parece ajudar a melhorar alguns distúrbios de humor, tais como depressão, estresse, ansiedade e até mesmo alterações constante de humor.

9. Melhora a Saúde da Pele:

A raiz ainda parece ter uma ação positiva em relação a problemas relacionados a pele. Para muitas pessoas, a maca pode ajudar a tratar a acne e até mesmo manchas, além de reduzir a sensibilidade e aumentar a tolerância a temperaturas muito baixas ou muito altas de pele.

10. Maca Peruana Como um Emagrecedor Natural:

A quantidade muito boa de fibras e carboidratos encontrados na Maca Peruana fazem dessa planta uma queridinha de quem deseja perder peso. Essas fibras são extremamente importantes porque ajuda na saciedade do corpo.

11. Previne o Diabetes:

As fibras encontradas na Maca Peruana ainda ajudam a diminuir a velocidade de absorção de glicose pelo corpo e ajuda a prevenir a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez, hormônio que ajuda no auxilio o metabolismo dos carboidratos.

beneficios da maca peruana

12. Alivia Sintomas de Menopausa:

A Maca Peruana ainda é extremamente eficiente no combate aos sintomas de menopausa. Além disso, a Maca Peruana ajuda no alívio das ondas de calor, características desta fase.

Outros Benefícios da Maca Peruana:

  • Aumenta a imunidade;
  • Combate gripe e resfriado;
  • Melhora a saúde muscular;
  • Ajuda a dar saciedade;
  • Combate dores nas costas;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne a Anemia;
  • Previne asma.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

aspargo branco

Os 30 Benefícios do Aspargo Branco Para Saúde

Resveratrol – Fontes, Benefícios e Deficiência