Os 10 Benefícios da Laranjeira Para Saúde

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Laranjeira Para Saúde são variados. Além disso, a laranjeira é uma árvore que apresenta tamanho médio e uma copa densa e arredondada. Acredita-se que ela seja originária da Índia, da China ou do Vietnã. Sua fruta, a laranja, e sua flor, a flor de laranjeira, são bastante conhecidas. Entretanto, vamos falar mais abaixo sobre outra parte da árvore: a folha de laranjeira.

laranjeiraA folha de laranjeira é uma planta medicinal muito conhecida por ter um efeito calmante, é utilizada em casos de distúrbios do sono ou de tensões nervosas. É muito apreciada na culinária devido às suas famosas propriedades terapêuticas. A partir da folha de laranjeira é possível fazer seu chá, extrair o óleo essencial e elaborar a água de flor de laranjeira.

A flor de laranjeira é muito utilizada na medicina e culinária, seus benefícios são diversos, e o principal deles é o de combater a insônia. Essa planta além de possuir os benefícios medicinais, possui ainda poder afrodisíaco. Conheça agora um pouco mais sobre essa planta.

As Propriedades e os Benefícios da Laranjeira:

  • Devido às suas propriedades analgésicas, a flor de laranjeira ajuda no combate à insônia e às dores menstruais;
  • As propriedades hipnóticas e ansiolíticas da planta ajudam no tratamento de problemas como ansiedade, nervosismo e indigestões leves;
  • A flor de laranjeira contém pectina que ajuda a combater a diarreia;
  • Na infusão, a planta misturada a outros ingredientes, como mel, limão ou canela, ajuda a tratar a dor de garganta e a combater a tosse, além de atuar no bom funcionamento dos rins;
  • Reduz dores estomacais e acalma náuseas e vômitos;
  • A flor de laranjeira também tem poder afrodisíaco, sendo excelente para a vida amorosa;

A pectina, presente em elevada quantidade nesta planta, é um componente que também permite equilibrar os níveis de colesterol, desde que seja combinado a uma dieta alimentar adequada para esta finalidade. Então, confira agora Os 10 Benefícios da Laranjeira Para Saúde:

1. Tem Efeito Calmante:

Por conta de suas propriedades calmantes e relaxantes, a folha de laranjeira é associada aos benefícios de proporcionar um alívio em relação ao estresse e ansiedade, além de auxiliar a melhorar a qualidade da noite de sono, tendo em vista que é conhecida por atuar como um sedativo natural.

Algumas mamães chegam a dar chá de laranjeira para os seus bebês como forma de ajudá-los a dormir. Entretanto, especialistas alertam que é aconselhável evitar dar chás, suplementos ou outros itens até os seis meses de idade, que não seja a amamentação.

Depois desse período, o ideal é consultar o pediatra que acompanha o desenvolvimento da criança para se certificar de qual chá é apropriado e indicado para o caso do bebê.

2. Aumenta a Libido:

Como vimos acima, as folhas de laranjeira também são conhecidas por serem afrodisíacas. Isso significam que elas estimulam a libido. Assim, quem está precisando animar a vida a dois como o marido ou a esposa pode se beneficiar ao utilizar o ingrediente.

3. Aumenta a Imunidade:

O chá preparado a partir da folha de laranjeira é conhecido também por estimular o sistema imunológico, auxiliando assim o sistema de defesa do organismo humano.

4. Saúde do Sistema Digestivo:

Com suas propriedades digestivas, o ingrediente é um aliado para combater a diarreia e a prisão de ventre, também conhecida como constipação.As folhas de laranjeiras ainda contribuem com casos de digestão lenta e de gases intestinais.

5. Combate Cólicas Estomacais:

Devido ao fato da folha de laranjeira ser dotadas de propriedades antiespasmódicas, acredita-se que o ingrediente seja capaz de contribuir com o combate a cólicas estomacais.

6. Alivia as Dores de Cabeça e a Febre:

Tem sentido dores de cabeça constantemente? Um remédio natural que pode ser utilizado para combater o problema é justamente a folha de laranjeira. Além disso, também é atribuído ao ingrediente o beneficio de contribuir com a diminuição da febre.

7. Combate a Retenção de Líquido

Quando acumulamos muita água no organismo, o que também é conhecido como a retenção de líquido, o nosso corpo tende a ficar inchado. As folhas de laranjeiras podem contribuir neste sentido graças ao fato de serem dotadas de propriedades diuréticas.

Em outras palavras, isso significa que as folhas de laranjeira trabalham no estímulo à eliminação de líquido por parte do corpo através da urina, fazendo com que o excesso de água seja perdido, assim como o inchaço.

Apenas é necessário tomar cuidado para não exagerar na maneira de usar a folha de laranjeira para não correr o risco de perder água demais e acabar sofrendo uma desidratação.

8. Auxílio ao Tratamento de Nevralgias:

As nevralgias são descritas como uma dor aguda, intensa e que não cessa que pode ser experimentada em um ou mais nervos do corpo humano.

Além da dor, a pele localizada no caminho do nervo danificado pode apresentar sensibilidade ao toque, os músculos por onde o nervo em questão passa podem ser enfraquecidos ou sofrer paralisia completa e a região em que está localizado o nervo afetado pode experimentar uma sensação de queimação. E as folhas de laranjeira também podem auxiliar a tratar as nevralgias.

9. Melhora a Digestão:

Os frutos da Laranjeira são ricos em fibras que ajuda no movimento intestinal adequada. Eles, juntamente com a vitamina C ajuda na produção e liberação de sucos digestivos, com isso irá ajuda na promoção da digestão pela desintegração adequada de partículas de alimentos. Azia e inchaço pode ser reduzido pelo seu consumo.

laranjeira benefícios10. Ajuda na Saúde da Pele:

Os frutos da Laranjeira é conhecido por ter propriedades adstringentes e tonificantes. os Antioxidantes e vitamina C faz a laranja ser muito benéfica para a saúde da pele. Os Antioxidantes por sua vez, ajuda no combate dos radicais livres que podem causar câncer de pele, Rugas, manchas e sinais de envelhecimento precoce.

Contraindicações e Efeitos Colaterais:

Não consta nenhum registro de contraindicação ou efeito colateral a respeito do consumo da flor de laranjeira, porém é importante saber que mulheres grávidas, menores de 6 anos e pessoas com gastrite ou doenças neurológicas como Parkinson não devem tomar óleos essenciais de nenhum tipo, nem de flor de laranjeira.

Os 17 Benefícios do Suco de Saputá Para Saúde

cha de groselha preta

Chá de Groselha Negra – Origem, Benefícios e Como Usar!