Os 30 Benefícios do Suco de Marmelo Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Marmelo? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Marmelo é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o marmelo é um arbusto que pertence à família das rosáceas. De origem asiática, ele tem sido um símbolo histórico da fertilidade e do amor. Isso acontece, provavelmente, devido ao fato de que na Grécia, as maçãs douradas, como era chamado o marmelo, estavam consagradas à deusa do amor, Afrodite. A planta pode chegar a atingir 4 metros de altura, o seu tronco é tortuoso e possui uma casca áspera que se desprende em placas. As flores possuem cor rosa ou um tom amarelado e o fruto, o famoso marmelo, mede em torno de 10 a 12 centímetros, possui cor amarelada ou esverdeada e é coberto por um tipo de penugem que normalmente desaparece na fase adulta. O marmelo pode ser consumido cru, assado ou cozido em compota, geleia ou pasta de marmelo.

Suco de Marmelo

Valor Nutricional da Suco de Marmelo:

Suco de Marmelo dispõem muitos dos nutrientes da Marmelo, abrangendo: vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras, cobre, potássio, selênio, fósforo, zinco, ferro, cálcio e magnésio, que são muito benéficos à saúde, podendo prevenir e tratar diversas doenças. Então, confira detalhadamente Os 30 Benefícios do Suco de Marmelo Para Saúde:

1. Promove a Saúde da Pele:

O alto nível de antioxidantes e vitaminas encontradas no Suco de Marmelo é muito benéfico para manter sua pele saudável e jovem. Os antioxidantes eliminam o dano que os radicais livres causam devido às células da pele, reduzindo assim a aparência das rugas, eliminando manchas e ajudando a defender sua pele contra os efeitos da radiação UV.

2. Trata Doenças Gastrointestinais:

Suco de Marmelo ajuda a prevenir certas doenças gastrointestinais. Como Doenças Inflamatórias do Intestino (IBD), vários tipos de câncer ou diverticulite.

3. Previne o Câncer:

O alto nível de antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e fito nutrientes, encontrados no Suco de Marmelo é muito eficaz na neutralização ou eliminação de radicais livres no organismo.

4. Protege os Músculos:

Também é importante notar que o Suco de Marmelo é um das bebidas ricas em potássio que podemos incorporar em nossa dieta para proteger nossos músculos, prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.

5. Trata a Diarreia:

Seu alto teor de um antioxidante, chamado tanino, faz com que o Suco de Marmelo seja adstringente, o que torna seu consumo apropriado para tratar a diarreia, principalmente suas sementes.

6. Controla o Colesterol:

O consumo do Suco de Marmelo é recomendado para pessoas que tendem a ter altos níveis colesterol. Uma vez que é rica em fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol no sangue.

7. Possui Propriedades Antioxidantes:

O Suco de Marmelo contem propriedades antioxidantes surpreendentes devido à presença de compostos poli-fenólicos. Portanto, esses antioxidantes combatem os radicais livres presentes no corpo, retardando o processo de envelhecimento, além de prevenir doenças cardiovasculares e derrames.

8. Fonte de Potássio:

O Suco de Marmelo é uma grande fonte de potássio, ele protege os músculos e ajuda na prevenção de cãibras e auxilia o controle da pressão arterial.

9. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Suco de Marmelo pode ser usado para aumentar a imunidade, fortalecendo as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças.

10. Combate o Envelhecimento Precoce:

Suco de Marmelo ajuda a combater os radicais livres presentes no organismo, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, já que causam danos e morte das nossas células.

11. Previne Doenças Cardiovasculares:

Suco de Marmelo é considerado um alimento ideal para prevenir doenças cardiovasculares, além disso, como hipertensão, derrame, AVC, aterosclerose e ataques cardíacos.

12. Trata Gripes e Resfriados:

Pegou um leve resfriado ou gripou de vez? Não se preocupe! Neste sentido, você também pode usar o Suco de Marmelo para aliviar os sintomas da gripe.

13. Combate o Estresse:

Suco de Marmelo pode acalmar a mente e aliviar o estresse. Sendo assim, se você está se sentindo nervosa ou agitada depois de um longo dia de trabalho, pode se beneficiar do consumo do alimento para aliviar qualquer sintoma do estresse.

Marmelo

14. Trata a Diarreia:

O alto teor de um antioxidante presente no Suco de Marmelo, chamado tanino, faz com que essa fruta seja adstringente, o que torna seu consumo apropriado para tratar a diarreia, principalmente suas sementes.

15. Combate o Ácido Úrico:

Entre os Benefícios do Suco de Marmelo, também ressalta-se a sua contribuição de ácido málico, que é o que lhe confere o gosto amargo, esta característica pode ser utilizada para neutralizar os níveis elevados de ácido úrico.

16. Ajudar Controlar o Colesterol:

O consumo do Suco de Marmelo é também recomendado para pessoas que tendem a ter altos níveis colesterol, uma vez que o fruto é rico em fibras solúveis, que reduzem a absorção de colesterol no sangue.

17. Melhora a Para Saúde Digestiva:

O Suco de Marmelo é uma boa fonte de fibras solúveis, pectinas e mucilagens, que ajudam na digestão dos alimentos. Portanto, o consumo do fruto pode prevenir a desidratação em casos de vômitos e também é indicado para tratar outras doenças estomacais.

18. Ajuda a Hidratar o Corpo:

Em primeiro lugar, quanto à composição e valor energético do fruto, observe que o Suco de Marmelo tem um elevado teor de água e, por sua vez, é uma baixa caloria (cerca de 25 kcal por 100 g). Por isso, se torna uma boa maneira de manter-se hidratado, mesmo estando em dieta.

19. Melhora a Saúde dos Olhos:

Como se não bastassem todos os benefícios listados anteriormente, consumir o Suco de Marmelo também pode ajudar a melhorar a saúde dos olhos. Inclusive, na China, as sementes do alimento são cozidas e embebidas para serem utilizadas no preparo de geleias que tratam diversos problemas oculares.

20. Trata Dores Estomacais:

O Suco de Marmelo é rico em fenólicos, nutrientes essenciais no combate e alívio de úlceras gástricas. Portanto, se você sofre com essas dores no estômago, pode preparar um suco com o arbusto para amenizá-las.

21. Benefícios do Marmelo Por Ser Rico em Minerais:

Esta é uma das propriedades do Suco de Marmelo mais importantes para a sua nutrição, tem um excelente nível de potássio ideal para (prevenir cãibras, regular o sistema nervoso, etc.) e cálcio (para o fortalecimento dos ossos).

22. Baixa a Pressão Arterial:

O Suco de Marmelo é rico em potássio um dos minerais mais importantes no corpo humano porque é essencial para manter a pressão arterial e facilitar a transferência efetiva de fluido nas células do corpo.

Em termos de pressão sanguínea, o potássio faz com que os vasos sanguíneos e as artérias relaxem, reduzindo assim a tensão no sistema cardiovascular.

Suco do Marmelo

Outros Benefícios do Suco de Marmelo Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco de Marmelo desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Auxiliar no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes;
  • Possuir alta quantidade de potássio e pectina melhora as funções cognitivas do corpo e melhora a memória;
  • Melhorar o fluxo sanguíneo em algumas áreas específicas do cérebro, incluindo a função cognitiva;
  • Ajudar a manter as funções do corpo apropriadas;
  • Combater e prevenção de tumores e câncer;
  • Reduzir o risco de formação de hemorroidas;
  • Ajudar a melhorar a saúde geral do corpo;
  • Combater e prevenção de doenças como demência e Alzheimer.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Leite Para Saúde

Óleo de Menta

Os 40 Benefícios do Óleo de Menta Para Saúde