Amieiro Negro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Amieiro Negro – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o Amieiro Negro, com o nome cientifico de Rhamnus frangula, é uma planta medicinal que pertence a região da Europa. Ela se desenvolve sobretudo nos locais pantanosos e úmidos.

Dentre as suas ações para a saúde, destacam-se o seu efeito regulador do trânsito intestinal e digestivo. Vale salientar que não deve ser confundida com a planta amieiro, botânicamente distinta e, consequentemente, de propriedades medicinais bem diferentes.
amieiro negroOutros nomes desconhecidos da planta são: frângula, amieiro-negro, lagarinho e canjica, muito utilizada para prisão de ventre e problemas de estômago.

No caso do Amieiro Negro, a parte da planta usada é única e exclusivamente a sua casca seca (dos ramos), que se pode utilizar em infusão ou em pó, na elaboração de suplementos alimentares.

De entre as suas substâncias ativas, se destacam os glucofrangulósidos, vitamina E, catequinas, taninos e derivados do antraceno, que lhe conferem propriedades terapêuticas como facilitador da digestão e laxante, sendo sobretudo reconhecido por este ultimo efeito.

Além disso, a planta frequentemente integra a composição de suplementos alimentares laxantes e reguladores do trânsito intestinal, indicados para o tratamento da obstipação ou até mesmo da prisão de ventre.

Modo de uso do Amieiro Negro:

A parte usada do Amieiro Negro é a sua casca, sendo que mais nenhuma parte deve ser usada, por ser tóxica.

Chá de amieiro negro: coloque 2 g de casca em 250 ml de água e deixe ferver por 15 minutos. Depois, deixe repousar por 2 horas e coe; Beba 1 xícara antes das refeições.

Efeitos Colaterais do Amieiro Negro:

No que desrespeita a cuidados na utilização da planta, deve ter em atenção que não deve ser utilizado em pessoas com anemia, grávidas, diarreia ou lactantes, devendo sempre aconselhar-se com um especialista de saúde credenciado sobre todas as condições de seu uso.

No tratamento da obstipação, deve ser sempre usado num curto espaço de tempo, como complemento de uma dieta equilibrada e rica em fibras e da ingestão abundante de água.

Benefício do Cabeça de Negro

Os 10 Benefícios do Cabeça de Negro Para Saúde

Gervão Roxo – Origem, Benefícios e Como Usar!