Vulnerária – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Vulnerária – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Vulnerária, de nome científico Anthyllis Vulnerária, é uma espécie de planta com flor que pertence à família Fabaceae. Existem várias plantas medicinais e, para cada problema que possa afetar a nossa saúde, um grupo de ervas e árvores pode auxiliar no tratamento de certo mal.

beneficios da vulneraria

Entre estas plantas estão as Vulnerárias, um grupo que possui propriedades muito benéficas à nossa saúde em geral. A Vulnerárias, também conhecida como trevo-areia, pertence a este grupo e é uma planta da família das leguminosas. Originária das regiões da Península Ibérica, Ilhas Baleares e Norte da África, esta planta possui as folhas e o cálice dos capítulos florais cobertos de pelos suaves, e as suas flores são de cor amarelada. O plantio da Vulnerárias se dá entre os meses de abril a julho.

Propriedades do Chá de Vulnerária:

A Vulnerárias tem propriedade depurativa e cicatrizante. Esta erva perene de capítulos de flores vermelhas ou amarelas já foi, outrora, utilizada como remédio contra desordens renais. A Anthyllis Vulnerárias, planta da família das leguminosas e subfamília das papilionáceas, vem sendo bastante utilizada pelos ervanários tradicionais, tendo aplicação terapêutica no tratamento de contusões, feridas e queimaduras, além de estancar hemorragias.

Benefícios do Chá de Vulnerária:

As Vulnerárias são ervas que estimulam a recuperação de tecidos e, dessa forma, facilitam o processo de cicatrização. Elas contêm substâncias que atuam no aumento da produção de células da derme e outros tecidos, auxiliando na cicatrização de cortes e feridas.

Devido às suas propriedades depurativa e cicatrizante, a Vulnerária é indicada no tratamento de casos de feridas, úlceras, queimaduras, cirurgias com cortes e contusões.

Chá de Vulnerária:

vulneraria

Ingredientes:

  • 10 g de Vulnerária;
  • uma xícara de água fervente;

Modo de Preparo:

Deixe em infusão por 10 minutos e após o tempo determinado, coe o líquido e use o chá para aplicar nas áreas machucadas. Mas, atenção, antes de aplicar o chá de Vulnerária é importante deixar a região afetada limpa.

Faça a higienização necessária e só depois aplique o líquido. Por fim, espere que o ferimento seque por ele mesmo. Repita o processo por até duas vezes por dia. Continue o tratamento até obter a melhora.

Os 20 Benefícios do Ovo Cozido Para Saúde

Uva Ursina – Origem, Benefícios e Como Usar!