Os 35 Benefícios da Centella Asiática Para Saúde!

Saiba Tudo Sobre os 35 Benefícios da Centella Asiática Para Saúde!!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Centella Asiática Para Saúde são diversos, pois ela possui uma diversidades de nutrientes que são capazes de proporcionar o funcionamento adequado ao corpo. Além disso, também conhecida como Gotu Kola, a Centella Asiática é uma planta medicinal muito utilizada para fins estéticos. A planta, apesar de ser conhecida no leste europeu e em diversos países da América do Sul.

O chá de Centella Asiática age no corpo combatendo a celulite, uma vez que melhora a microcirculação e elimina os líquidos e toxinas responsáveis por este mal. O chá ajuda ainda no emagrecimento devido ao potencial diurético e ainda possui substâncias anti-inflamatórias, sendo eficaz no alivio das dores de varizes.

centella asiatica beneficios

Ela é uma planta encontrada em lugares úmidos (encostas de rios, lagos, poços, etc). Nativamente cresce na Índia, Austrália e, como o próprio nome diz, é mais comum na Ásia. A Centella Asiática pode ser consumida na forma de chá, tintura ou em cápsulas, e pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais, com preço variando entre 15 e 40 reais.

Valor Nutricional Centella Asiática:

A composição química da Centella asiática são glicosídeos triterpenos, alcaloides, taninos, betacaroteno, óleos essenciais, vitamina B e Vitamina C, Magnésio, aspartato, glutamato, serina, lisina e histidina.

A Centella asiática apresenta ação tônica, anti-inflamatória, calmante, diurética, estimulante e vasodilatadora que dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea. Então, confira Os 35 Benefícios da Centella Asiática Para Saúde:

Benefícios da Centella Asiática Para Saúde:

1. Funciona Contra a Diabetes:

Acelerou a recuperação de ferimentos e coagulação em pacientes diabéticos com feridas. A suplementação foi tomada 3x ao dia com um suplemento de Centella Asiática contendo 100mg de asiaticosídeo. Durante 21 dias.

Por melhorar a circulação, pode também ajudar contra a retenção de líquidos. Já que diabetes tende a danificar os vasos sanguíneos com o tempo.

2. Diminui o Cansaço:

Nosso corpo vai se cansar depois de muitas atividades. Muitas vezes, causam estresse ou depressão. Com base na pesquisa, se consumirmos a Centella Asiatica, ela ajudará você a restaurar a energia quando estiver exausto.

3. Aumenta a Concentração:

Centella Asiatica é muito útil para o sistema nervoso do nosso corpo. Porque ela tem importantes benefícios para aumentar nossa concentração.

4. Ajuda a Baixar a Febre:

Tomar pílulas com centella é um método natural e bastante usado na medicina chinesa para abaixar a Febre.

5. Aumenta a Produção de Colágeno:

Aumenta a produção de colágeno, sendo ótimo cicatrizante e dando mais firmeza à pele, o que é essencial para quem quer perder peso e ficar em forma.

6. Pode ser Usada Para Cura de Ferimentos:

Em um estudo publicado em 2012, pesquisadores aplicaram Centella Asiática concentrada em feridas abertas de ratos. Através desse estudo, descobriram que a formula inibiu crescimento bacteriano na região da ferida, e acelerou a cicatrização da ferida.

7. Ajuda no Emagrecimento:

Tem poder drenante, ou seja, elimina líquidos e toxinas, por isso, o emagrecimento que se nota com seu uso se dá por conta da eliminação dos líquidos, embora a centella não elimine gorduras.

8. Melhora o Sistema Circulatório:

Também fortalece os vasos sanguíneos, prevenindo e tratando problemas do sistema circulatório, incluídos nesses, as varizes e peso nas pernas.

9. Perca a Marca de Estiramento:

As estrias geralmente acontece quando a mulher está grávida e depois do parto. A marca de estiramento realmente nos perturba. Para perdê-lo, podemos usar os benefícios de saúde da Centella que se tornaram creme.

10. Benefícios Para a Mente:

Esta planta também é atribuída por ter propriedades espirituais, pois é usada para aumentar a concentração por quem pratica a meditação. Ela também diminui o estresse e ansiedade, e também melhora a memória.

centella asiatica

11. Mantém a Saúde do Fígado:

Na Centella Asiática, há um extrato de asiaticosida. Asiaticosida é muito útil para atacar danos no fígado causados ​​por substâncias químicas no nosso corpo. Além disso, Asiaticosida tem outra função, pode diminuir o dano celular e ajudar a curar a função hepática.

12. Previne Problema de Artéria:

Na América, a Cantella é usada como medicamento para curar problemas arteriais. O problema da artéria é chamado de veia varicosa. Pode causar sintomas como inchaço, coceira ou dor a pé. Se você consumiu Cantella por quatro semanas, vai curar a veia varicosa.

13. Previne a Infecção do Trato Urinário:

A Centella Asiática tem conteúdo que foi muito útil para prevenir infecções internas em nosso corpo como a bexiga. Substâncias da Cantella Asiatica impedem germes ou bactérias que podem causar infecção na bexiga.

14. Aumenta as Funções Cognitivas:

Age como impulsionador do humor para pessoas idosas, outra pesquisa mostrou que a Centella pode aumentar a função cognitiva para pessoas que não eram jovens.

15. Remove Manchas nos Dentes:

O pó de Centella pode ser usado puro para remover manchas nos dentes e fortalecer as gengivas.

16. Melhoras na Pele:

Você pode não saber, mas vários cremes anti-idade contém em seus ingredientes gotu kola. Em um estudo publicado na revista “Phytomedicine”, a erva mostrou-se eficaz nos experimentos com células humanas.

O maior responsável por isso é o asiaticosídeo, encontrado em grande quantidade na folha da Centella. Essa substancia aumenta a migração e adesão de novas células nos ferimentos. Ela também aumenta o número de células e produção de colágeno, responsáveis por renovar as células da pele.

17. Aumenta o Sistema Imunológico:

Consumir Centella pode aumentar o sistema imunológico. O sistema imunológico é muito importante para nós. Se o nosso sistema imunológico for estável, nosso corpo será impedido de se ligar ao vírus ou ao germe.

18. Como Reforço de Humor:

Com base em algumas pesquisas, se a Centella Asiática fosse consumida regularmente por pessoas idosas, isso as ajudaria a retornar o humor e diminuir o estresse.

19. Diminui as Celulites:

Melhora a microcirculação, eliminando os líquidos que causam o terrível efeito de “casca de laranja” na pele com celulite, devido ao inchaço e inflamação tecidual;

20. Evita Danos Cerebrais:

Com base no periódico publicado em dezembro de 2012, o conteúdo da Centella Asiática pode prevenir danos cerebrais causados ​​por substâncias químicas. Danos cerebrais que foram prevenidos com a Centella, são danos cerebrais causados ​​por danos nas células.

21. Pode Prevenir o Câncer:

Câncer é uma das doenças perigosas. Até agora, não há remédio para essa doença. Com base na pesquisa, o conteúdo do Centella Asiática pode ser útil para prevenir o câncer de pele causado pela luz UV. Centella Asiática diminuirá o nível de toxina causado pela luz UV. Renovará células onde as células cancerosas começaram a crescer.

22. Ajuda a Diminuir a Ansiedade:

Durante o mesmo estudo da revista Phytomedicine. Descobriram também que terpenoides contidos na planta diminui os níveis de ansiedade e melhora a função mental.

23. Combate os Radicais Livres:

Os radicais livres que entraram no nosso corpo são muito perigosos para a nossa salubridade. Se continuarmos a permitir isso, os radicais livres vão construir células cancerígenas ou outras doenças perigosas. Com base em algumas pesquisas, a Centella pode impedir que os radicais livres entrem em nosso corpo. Além disso, se os radicais livres foram introduzidos em nosso corpo, Centella nos ajudará a tirar todos eles.

24. Evita o Estresse:

Para as pessoas que frequentemente sofrem de estresse, elas podem consumir a Centella Asiática para diminuir ou curar o estresse. Com base na pesquisa, se o conteúdo Centella Asiática pode diminuir os fatores de estresse e relaxar a mente como efeito do estresse. Além disso, os cientistas adivinham se isso deixa pode ser um remédio para curar o estresse crônico.

beneficios da centella asiatica

25. Previne a Epilepsia:

Além Centella ser muito boa para a saúde da pele, é bom para a saúde nervosa em nosso corpo também. Recentemente, a pesquisa descobriu que substâncias na Centella podem prevenir distúrbios neurológicos como a epilepsia.

Outros Benefícios da Centella Asiática:

  • Acelera na cicatrização de feridas e queimaduras;
  • É uma planta anti-inflamatória, por isso se dá o aumento da produção de colágeno;
  • Por fortalecer as veias previne varizes e Hemorróidas;
  • Melhora a memória;
  • Combate à insônia, melhorando o ciclo do sono;
  • Suaviza as rugas e linhas de expressão por aumentar o colágeno;
  • Ajuda a aumentar a longevidade;
  • Reduz inflamações na pele;
  • É uma planta antioxidante;
  • Torna mais rápido a recuperação de estiramento nos músculos ou tendões.

Efeitos Colaterais da Centella Asiática:

Os possíveis efeitos colaterais da Centella Asiática que já foram observados são: dermatite, prurigem e aumento na sensibilidade da pele exposta ao sol. Quando consumida em altas doses (mais de 50mg/kg peso), a centelha pode ter efeito tóxico, prejudicando o funcionamento do fígado e do sistema nervoso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 20 Benefícios do Óleo de Pinheiro Para Saúde

Os 40 Benefícios da Feijoa Para Saúde