Benefícios das Plantas

Centella Asiática é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Também conhecida como Gotu Kola, a Centella Asiática é uma planta medicinal muito utilizada para fins estéticos. A planta, apesar de ser conhecida no leste europeu e em diversos países da América do Sul.

O chá de Centella Asiática age no corpo combatendo a celulite, uma vez que melhora a microcirculação e elimina os líquidos e toxinas responsáveis por este mal. O chá ajuda ainda no emagrecimento devido ao potencial diurético e ainda possui substâncias anti-inflamatórias, sendo eficaz no alivio das dores de varizes.

Centella Asiática é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Ela é uma planta encontrada em lugares úmidos (encostas de rios, lagos, poços, etc). Nativamente cresce na Índia, Austrália e, como o próprio nome diz, é mais comum na Ásia. A Centella Asiática pode ser consumida na forma de chá, tintura ou em cápsulas, e pode ser encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais, com preço variando entre 15 e 40 reais.

Valor Nutricional Centella Asiática:

A composição química da Centella asiática são glicosídeos triterpenos, alcaloides, taninos, betacaroteno, óleos essenciais, vitamina B e Vitamina C, Magnésio, aspartato, glutamato, serina, lisina e histidina.

A Centella asiática apresenta ação tônica, anti-inflamatória, calmante, diurética, estimulante e vasodilatadora que dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea. Então, confira Os 35 Benefícios da Centella Asiática Para Saúde:

Benefícios da Centella Asiática Para Saúde:

1. Funciona Contra a Diabetes:

Acelerou a recuperação de ferimentos e coagulação em pacientes diabéticos com feridas. A suplementação foi tomada 3x ao dia com um suplemento de Centella Asiática contendo 100mg de asiaticosídeo. Durante 21 dias.

Por melhorar a circulação, pode também ajudar contra a retenção de líquidos. Já que diabetes tende a danificar os vasos sanguíneos com o tempo.

2. Diminui o Cansaço:

Nosso corpo vai se cansar depois de muitas atividades. Muitas vezes, causam estresse ou depressão. Com base na pesquisa, se consumirmos a Centella Asiatica, ela ajudará você a restaurar a energia quando estiver exausto.

3. Aumenta a Concentração:

Centella Asiatica é muito útil para o sistema nervoso do nosso corpo. Porque ela tem importantes benefícios para aumentar nossa concentração.

4. Ajuda a Baixar a Febre:

Tomar pílulas com centella é um método natural e bastante usado na medicina chinesa para abaixar a Febre.

5. Aumenta a Produção de Colágeno:

Aumenta a produção de colágeno, sendo ótimo cicatrizante e dando mais firmeza à pele, o que é essencial para quem quer perder peso e ficar em forma.

6. Pode ser Usada Para Cura de Ferimentos:

Em um estudo publicado em 2012, pesquisadores aplicaram Centella Asiática concentrada em feridas abertas de ratos. Através desse estudo, descobriram que a formula inibiu crescimento bacteriano na região da ferida, e acelerou a cicatrização da ferida.

7. Ajuda no Emagrecimento:

Tem poder drenante, ou seja, elimina líquidos e toxinas, por isso, o emagrecimento que se nota com seu uso se dá por conta da eliminação dos líquidos, embora a centella não elimine gorduras.

8. Melhora o Sistema Circulatório:

Também fortalece os vasos sanguíneos, prevenindo e tratando problemas do sistema circulatório, incluídos nesses, as varizes e peso nas pernas.

9. Perca a Marca de Estiramento:

As estrias geralmente acontece quando a mulher está grávida e depois do parto. A marca de estiramento realmente nos perturba. Para perdê-lo, podemos usar os benefícios de saúde da Centella que se tornaram creme.

10. Benefícios Para a Mente:

Esta planta também é atribuída por ter propriedades espirituais, pois é usada para aumentar a concentração por quem pratica a meditação. Ela também diminui o estresse e ansiedade, e também melhora a memória.

Centella Asiática é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

11. Mantém a Saúde do Fígado:

Na Centella Asiática, há um extrato de asiaticosida. Asiaticosida é muito útil para atacar danos no fígado causados ​​por substâncias químicas no nosso corpo. Além disso, Asiaticosida tem outra função, pode diminuir o dano celular e ajudar a curar a função hepática.

12. Previne Problema de Artéria:

Na América, a Cantella é usada como medicamento para curar problemas arteriais. O problema da artéria é chamado de veia varicosa. Pode causar sintomas como inchaço, coceira ou dor a pé. Se você consumiu Cantella por quatro semanas, vai curar a veia varicosa.

13. Previne a Infecção do Trato Urinário:

A Centella Asiática tem conteúdo que foi muito útil para prevenir infecções internas em nosso corpo como a bexiga. Substâncias da Cantella Asiatica impedem germes ou bactérias que podem causar infecção na bexiga.

14. Aumenta as Funções Cognitivas:

Age como impulsionador do humor para pessoas idosas, outra pesquisa mostrou que a Centella pode aumentar a função cognitiva para pessoas que não eram jovens.

15. Remove Manchas nos Dentes:

O pó de Centella pode ser usado puro para remover manchas nos dentes e fortalecer as gengivas.

16. Melhoras na Pele:

Você pode não saber, mas vários cremes anti-idade contém em seus ingredientes gotu kola. Em um estudo publicado na revista “Phytomedicine”, a erva mostrou-se eficaz nos experimentos com células humanas.

O maior responsável por isso é o asiaticosídeo, encontrado em grande quantidade na folha da Centella. Essa substancia aumenta a migração e adesão de novas células nos ferimentos. Ela também aumenta o número de células e produção de colágeno, responsáveis por renovar as células da pele.

17. Aumenta o Sistema Imunológico:

Consumir Centella pode aumentar o sistema imunológico. O sistema imunológico é muito importante para nós. Se o nosso sistema imunológico for estável, nosso corpo será impedido de se ligar ao vírus ou ao germe.

18. Como Reforço de Humor:

Com base em algumas pesquisas, se a Centella Asiática fosse consumida regularmente por pessoas idosas, isso as ajudaria a retornar o humor e diminuir o estresse.

19. Diminui as Celulites:

Melhora a microcirculação, eliminando os líquidos que causam o terrível efeito de “casca de laranja” na pele com celulite, devido ao inchaço e inflamação tecidual;

20. Evita Danos Cerebrais:

Com base no periódico publicado em dezembro de 2012, o conteúdo da Centella Asiática pode prevenir danos cerebrais causados ​​por substâncias químicas. Danos cerebrais que foram prevenidos com a Centella, são danos cerebrais causados ​​por danos nas células.

21. Pode Prevenir o Câncer:

Câncer é uma das doenças perigosas. Até agora, não há remédio para essa doença. Com base na pesquisa, o conteúdo do Centella Asiática pode ser útil para prevenir o câncer de pele causado pela luz UV. Centella Asiática diminuirá o nível de toxina causado pela luz UV. Renovará células onde as células cancerosas começaram a crescer.

22. Ajuda a Diminuir a Ansiedade:

Durante o mesmo estudo da revista Phytomedicine. Descobriram também que terpenoides contidos na planta diminui os níveis de ansiedade e melhora a função mental.

23. Combate os Radicais Livres:

Os radicais livres que entraram no nosso corpo são muito perigosos para a nossa salubridade. Se continuarmos a permitir isso, os radicais livres vão construir células cancerígenas ou outras doenças perigosas. Com base em algumas pesquisas, a Centella pode impedir que os radicais livres entrem em nosso corpo. Além disso, se os radicais livres foram introduzidos em nosso corpo, Centella nos ajudará a tirar todos eles.

24. Evita o Estresse:

Para as pessoas que frequentemente sofrem de estresse, elas podem consumir a Centella Asiática para diminuir ou curar o estresse. Com base na pesquisa, se o conteúdo Centella Asiática pode diminuir os fatores de estresse e relaxar a mente como efeito do estresse. Além disso, os cientistas adivinham se isso deixa pode ser um remédio para curar o estresse crônico.

Centella Asiática é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

25. Previne a Epilepsia:

Além Centella ser muito boa para a saúde da pele, é bom para a saúde nervosa em nosso corpo também. Recentemente, a pesquisa descobriu que substâncias na Centella podem prevenir distúrbios neurológicos como a epilepsia.

Outros Benefícios da Centella Asiática:

  • Acelera na cicatrização de feridas e queimaduras;
  • É uma planta anti-inflamatória, por isso se dá o aumento da produção de colágeno;
  • Por fortalecer as veias previne varizes e Hemorróidas;
  • Melhora a memória;
  • Combate à insônia, melhorando o ciclo do sono;
  • Suaviza as rugas e linhas de expressão por aumentar o colágeno;
  • Ajuda a aumentar a longevidade;
  • Reduz inflamações na pele;
  • É uma planta antioxidante;
  • Torna mais rápido a recuperação de estiramento nos músculos ou tendões.

Malefícios da Centella Asiática:

Os possíveis efeitos colaterais da Centella Asiática que já foram observados são: dermatite, prurigem e aumento na sensibilidade da pele exposta ao sol. Quando consumida em altas doses (mais de 50mg/kg peso), a centelha pode ter efeito tóxico, prejudicando o funcionamento do fígado e do sistema nervoso.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.