Os 25 Benefícios do Almeirão Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Almeirão Para Saúde são diversos, pois ele está repleto de nutrientes que são fundamentais para boa manutenção e funcionamento geral do corpo. Além disso, originário da Europa o Almeirão é cultivado em todo o mundo, tanto para a alimentação humana, como de animais. Embora pertença à mesma família da Chicória comum, elas são plantas que diferem na forma, no sabor e na quantidade das propriedades.

Almeirão, ou chicória, é uma planta natural do Norte da Europa que se popularizou por todo o mundo até chegar nos 4 cantos do Brasil.

A hortaliça é consumida no preparo de saladas e pratos quentes, podendo substituir a Couve e o espinafre. Deve-se lavar e escorrer bem as folhas do Almeirão antes de consumi-las. Mesmo com todo seu valor nutritivo, o Almeirão ainda não é muito comum na mesa do brasileiro.

almeirao

Valor Nutricional do Almeirão:

A hortaliça é um alimento de baixo teor calórico e valor nutricional significativo. O Almeirão possui vitamina A, Vitamina C e do complexo B, além de sais minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro. Se considerarmos seu valor nutritivo e teor calórico, o mesmo pode ser uma boa opção para ocasionalmente substituir alguns alimentos, como o Alface, por exemplo. Então, confira Os 25 Benefícios do Almeirão Para Saúde:

Benefícios do Almeirão Para Saúde:

1. Benéfico Para os Olhos:

Ele é uma das fontes mais ricas de vitamina A, tornando-o bastante útil para a saúde dos olhos. Adicionando Almeirão, Cenoura, Aipo e Salsa em seu plano de dieta todos os dias irá fornecer-lhe a proteção necessária que irá mantê-lo seguro de degeneração macular e qualquer outro problema ocular que pode aparecer no seu caminho. O Almeirão é a melhor maneira de manter o nível ideal de saúde para seus olhos.

2. Beneficia o Sistema Renal:

O Almeirão é um diurético natural. Assim, impede a retenção de líquidos pelo corpo. Neste processo, melhora o funcionamento do sistema renal.

3. Reduz a Dor da Artrite:

Tradicionalmente, ele tem sido usado como tratamento para a Artrite, e estudos mostram que ele tem propriedades anti-inflamatórias, e por isso reduz a dor em condições como a Osteoartrite. Em um estudo de 2010, 70% dos indivíduos que receberam o tratamento com esta hortaliça relataram uma melhora notável na dor associada às condições osteoartríticas. Ele também pode ser usado como um agente anti-inflamatório geral para dores, dores musculares e dor nas articulações por esta mesma razão.

4. Luta Contra Organismos Nocivos:

Extratos dessa raiz são encontrados para ter propriedades antimicrobianas e antifúngicas também, devido a seu o poder de lutar contra as bactérias nocivas.

5. Funciona Como Antibacteriano e Antifúngico:

Além de todas as propriedades mencionadas, Esta hortaliça também é um antimicrobiano. Estudos mostraram que ele tem mais efeito bacteriostático, fazendo com que as bactérias parem de se reproduzir. É também um antifúngico e também possui propriedades de eliminação de radicais livres.

6. Proporciona Ossos Fortes e Resistentes:

Várias pesquisas e ensaios clínicos provaram que devido à sua propriedade anti-inflamatória, ele pode efetivamente ajudar com os sintomas da Artrite, especialmente a Osteoartrite. 12 Investigação em ratos revelaram ele pode aumentar a absorção de Cálcio, bem como aumentar a todo o organismo a densidade mineral óssea.

7. Ajuda no Combate a Ansiedade:

A raiz do Almeirão é muito usada em receitas para quem tem dificuldade no sono. A planta em si tem propriedades que inibem os elementos causadores do estresse e da ansiedade.

8. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Embora a pesquisa ainda esteja em andamento em termos do mecanismo exato de prevenção, o extrato do Almeirão tem sido associado a uma redução no crescimento do tumor em vários estudos de câncer. Os primeiros relatórios indicam que é devido aos frutanos, que têm qualidades anti-tumorais e propriedades antioxidantes. Os polifenóis e fitoquímicos do Almeirão também têm um efeito positivo na prevenção do câncer de vários tipos, incluindo câncer de mama e colorretal.

9. Possui Atividade Antioxidante:

Todas as plantas e ervas contêm compostos chamados de fenóis, e a maioria dos fenóis encontrados em plantas tem propriedades antioxidantes. Raiz desta planta é rica em polifenóis que o tornam um bom antioxidante. Sendo um antioxidante, ajuda a eliminar toxinas do corpo, mantendo o corpo limpo e livre de substâncias nocivas.

beneficios do almeirao

10. Fortalece os Músculos:

Alivia dores musculares e de articulações, devido aos elementos anti-inflamatórios que o Almeirão possui e ainda graças ao Cálcio além de prevenir algumas condições, ajuda a fortalecer o músculo.

11. Proporciona Perda de Peso:

Esta é uma boa fonte de oligofrutose, e a própria inulina é uma forma de fibra dietética natural, que ajuda no controle do peso promovendo a perda de peso. Ambas ajudam na regulação da grelina, um aminoácido principalmente associado a sentimentos de fome e comportamento de busca de alimentos. Ao reduzir a quantidade de grelina, ele pode reduzir as chances de comer demais e promover a saciedade ajudando na perda de peso.

12. Promove a Saúde do Sistema Circulatório:

Ajuda no combate à Hipertensão e contribui para deixar o sangue mais fluido. Aumenta a circulação sanguínea: ele é considerado muito útil quando se trata de melhorar a saúde do sangue. Quando é combinado com Aipo e Salsa, é capaz de tratar a anemia. Esta mistura é considerada um tônico de sangue eficaz.

13. Trata Desordens Renais:

Extrato de raiz de chicória é frequentemente usado como um diurético, o que aumenta o volume de urina. Micção freqüente pode ajudar a eliminar toxinas que o corpo armazena no fígado e nos rins e, assim, evitar as condições perigosas que ocorrem quando as toxinas são permitidas a permanecer no corpo. Além disso, a micção freqüente pode eliminar o excesso de peso da água e até mesmo reduzir a gordura, já que 4% da urina são geralmente depósitos de gordura que, de outra forma, seriam armazenados em outro local do corpo.

14. Regula a Fome:

Por ser da família da chicória, o Almeirão possui um elemento chamado grelina, que é responsável por regular o hormônio da fome. Além disto, é um alimento nutritivo e de baixa caloria.

15. Ajuda no Combate a Diabetes:

A Diabetes é um grave problema de saúde em todo o mundo. E o Almeirão pode ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle.

Um estudo examinou os efeitos do extrato dessa raiz na glicose, metabolismo lipídico e propriedades fecais em cerca de 50 adultos saudáveis ​​e descobriu que o nível de adiponectina, uma proteína que regula os níveis de glicose e ácido graxo, melhorou significativamente nos adultos que foram dado o extrato de raiz provando que ele tem um efeito sobre os níveis de glicose no sangue.

16. Fortalece o Sistema Imunológico:

Esta hortaliça tem propriedades antibacterianas e uma série de outros benefícios que o tornam um poderoso reforço imunológico. Atua contra várias bactérias nocivas, e os compostos de polifenóis presentes atuam como antioxidantes. Acredita-se também que esses compostos fenólicos tenham o poder de prevenir o câncer.

17. Ajuda a Tratar a Constipação:

Mais uma vez, o papel da inulina como fibra natural é um grande benefício para os comedores desta hortaliça! A fibra ajuda a aumentar os movimentos intestinais e promove movimentos peristálticos e a secreção de suco gástrico. Basicamente, isso significa que a digestão como um todo é melhorada e a constipação também é bastante reduzida. Ao manter um processo digestivo suave e regulado, as pessoas podem reduzir as chances de uma série de condições gastrointestinais e doenças, incluindo câncer de estômago e cólon!

18. Sistema digestivo:

Suas fibras ajudam na digestão dos alimentos, além de ter um leve efeito laxante.O Almeirão controla problemas do sistema digestivo como azia, refluxo e insuficiência hepática.

19. Combate a Inflamação:

Como vimos, esta é uma rica fonte de polifenóis. Os polifenóis têm imensa capacidade de ajudar o corpo a combater a inflamação. 10 Estudos mostraram que uma resposta significativa à inflamação ocorreu em pessoas que a consumiram por uma semana. 11 Este é um desenvolvimento digno de nota, pois a inflamação, como você sabe, é a causa da maioria das doenças. Reduzir a inflamação no corpo pode ajudar a manter muitos problemas de saúde na baía.

20. Reduz a Ansiedade:

Ele tem qualidades sedativas que podem reduzir a ansiedade e aliviar a mente, aliviando assim o estresse e os efeitos perigosos que podem ter no corpo. Extratos de sua raiz também podem ser usados ​​como um auxílio de sono devido a esta qualidade sedativa e são muito mais saudáveis ​​do que muitas das pílulas para dormir no mercado convencional. Aliviar o estresse e a ansiedade também pode ajudar a reduzir suas chances de doenças cardíacas, desequilíbrio hormonal, insônia, declínio cognitivo e envelhecimento prematuro.

almeirao beneficios

21. Incrível para a Pele:

Se você quiser reduzir qualquer inflamação da pele, sinta-se à vontade para aplicar uma camada desta planta topicamente, e você pode até reduzir o inchaço com ela. Ele também irá promover uma cicatrização mais rápida de pequenas feridas.

Outros Benefícios do Almeirão:

  • Ajuda a tratar icterícia, uma doença que provoca o amarelamento da pele, principalmente na região dos olhos e das mucosas;
  • Melhora o movimento intestinal;
  • Melhora das funções hepáticas;
  • Contribui para a desintoxicação

Efeitos Colaterais do Almeirão:

Embora a raiz desta hortaliça seja segura e bem tolerada por muitas pessoas, pode causar algumas reações alérgicas em poucos. Se você é alérgico a ele ou a seus produtos, evite o uso de produtos de raiz de Almeirão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficio da mexerica

Os 40 Benefícios da Mexerica Para Saúde

Os 40 Benefícios da Baunilha Para Saúde