Os 15 Benefícios do Óleo de Damasco Para Saúde!

Os 15 Benefícios do Óleo de Damasco Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Óleo de Damasco Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Óleo de Damasco possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse óleo que pode ser um grande aliado da saúde. O damasco, Prunus armeniaca, é um fruto de formato parecido com o do pêssego e que vem do damasqueiro.

Óleo de DamascoParente próximo da ameixa, o damasco tem uma cor alaranjada, uma polpa um pouco menos suculenta e um gosto um pouco mais azedo em comparação com o pêssego. Seu nome científico é associado à sua possível origem, que foi por muito tempo ligada à Armênia (Prunus armeniaca: “ameixa da Armênia”). No entanto, após mais pesquisas, o pensamento mais aceito atualmente é o de que o damasqueiro é proveniente da China e da Ásia Central.

Apesar disso, o maior exportador de damasco do mundo é a Turquia. O damasqueiro não suporta o clima brasileiro, portanto, a maior parte do damasco disponível é importado, sendo mais difícil encontrá-lo em seu formato fresco – o fruto seco é mais comum. Então, confira Os 20 Benefícios do Óleo de Damasco Para Saúde:

1. Fortalece o Coração.

Ao incluir o Óleo de Damasco na alimentação, você pode reduzir as chances de sofrer um infarto do miocárdio. Essa propriedade já foi comprovada em estudos e pesquisas com ratos, e há uma grande chance de que se aplique aos humanos.

2. Combate Células Cancerígenas:

O Óleo de Damasco possui um benefício amplamente conhecido na prevenção do câncer (ósseo, de pele e cervical), devido ele ser rico em vitamina B17. O Óleo de Damasco ajuda na eliminação das células cancerosas do corpo.

3. Reduz a Pressão Arterial:

O Óleo de Damasco é rico em vitamina B17 que é bastante útil no controle da pressão arterial. Isso porque, segundo estudos, a vitamina B17 ajuda a reduzir a dor associada com artrite e a redução da pressão arterial elevada.

4. Aumenta a Produção de Células Sanguíneas:

O Óleo de Damasco também possui vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina C, ferro, cobre, potássio, sódio e magnésio. Estes componentes ajudam no tratamento de anemia, por exemplo, pois o cobre e o ferro auxiliam a produção de hemoglobina.

5. Auxilia no Crescimento Capilar:

O Óleo de Damasco é maravilhoso para o cabelo. Ele promove o crescimento do cabelo por causa dos nutrientes que possui, especialmente a vitamina E. Ele também reduz os problemas do couro cabeludo seco e ajuda a melhorar o brilho do cabelo, sem oleosidade.

6. Combate Dores Provenientes do Canal Auditivo:

O Óleo de Damasco também funciona como um agente anti-inflamatório (uma vez que o mesmo ajuda a reduzir a pressão arterial). Por causa dessa qualidade, o óleo acaba por ajudar a reduzir os sintomas da artrite, além de amenizar as dores fortes de úlceras, estômago e dores provenientes do canal auditivo

7. Hidratante Poderoso:

Esse óleo surte muito efeito quando usado para hidratar a pele, deixando-a macia e com um aspecto mais bonito. Além de hidratar, ajuda a tonificá-la e mantê-la mais firme e jovem, sem rugas, graças à grande concentração de vitamina A e vitamina E.

8. Combate a Acne:

O Óleo de Damasco tem ação anti-inflamatória, sendo assim, o controle de cravos e espinhas é outro benefício proporcionado para a pele.

9. Fortalece o Cabelo:

Também é por causa da vitamina E que esse óleo ajuda a melhorar a aparência e a saúde das madeixas, colaborando com o seu crescimento, dando mais brilho e controlando a oleosidade.

10. Previne o Câncer:

Por ter uma grande concentração de vitamina B17, esse óleo é eficiente na eliminação de células cancerosas do corpo (mas não substitui tratamentos, logicamente).

11. Combate a Artrite:

Óleo de Damasco por ter propriedades anti-inflamatórias, o Óleo de Damasco atua reduzindo drasticamente os sintomas e incômodos provocados pela artrite.

12. Trata Gripes e Resfriados:

Esse mesmo produto ajuda a fortalecer o sistema imunológico do corpo, tornando-o mais resistente a gripes, resfriados e infecções.

13. Combate Doenças Respiratórias:

Um dos maiores benefícios do Óleo de Damasco é o auxílio que ele presta no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e rinite.

14. Controla as Dores:

Algumas dores fortes podem ser controladas pelo consumo desse óleo. Podemos citar como exemplo as que atacam o estômago, o canal auditivo e, até, as que são provocadas por úlceras.

Óleo de Damasco

15. Hidratar a Pele:

O Óleo de Damasco é ótimo para pele seca e irritada por causa de seu alto teor de ácidos graxos e vitamina A. Suas propriedades hidratantes mantém as células da pele hidratada e neutraliza os efeitos de secagem associados com esfoliação da pele, proporcionando-lhe uma pele mais saudável e mais suave.

Contraindicações do Óleo de Damasco:

O Óleo de Damasco não possui nenhuma contraindicação, mas é aconselhável evitar o seu uso no caso de alergia ao óleo ou ao damasco. Lembre-se de sempre se certificar de que o óleo é 100% natural, sem a adição de quaisquer aditivos ou conservantes. Por mais que seja algo natural e que possua muitos benefícios, não podemos nunca esquecer de evitar o uso excessivo de qualquer produto, mantendo sempre o equilíbrio.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 15 Benefícios da Massala Para Saúde!

Quinina – Origem, Benefícios e Como Usar!