Os 33 Benefícios do Óleo de Babaçu Para Saúde

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Babaçu Para Saúde são muitos, pois ele é carregado de propriedades e nutrientes que são fundamentais para proporcionar o funcionamento adequado do corpo. Além disso, o babaçu, também conhecido como baguaçu, coco-do-macaco ou coco-pindoba é uma palmeira nativa das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

É a partir das amêndoas que o Óleo de Coco Babaçu é obtido. Um processo artesanal no qual mulheres chamadas de “quebradeiras” extraem manualmente as amêndoas, produtos com maior valor mercantil.

oleo de babacu

O Óleo de Babaçu é um produto multiuso com uma característica menos gordurosa, sendo muito utilizado em aplicações para pele e cabelos, além de comumente empregado na fabricação de sabões, substituindo às gorduras de origem animal e mineral.

O Óleo de Coco Babaçu possui um leve gosto amendoado, e é similar ao óleo de palma devido ao elevado teor de ácido láurico que apresenta. Em temperatura ambiente, o Óleo de Babaçu é pastoso, precisando ser aquecido em banho-maria para tornar-se líquido.

Valor Nutricional do Óleo de Babaçu:

Obtido a partir de um processo de extração artesanal, o Óleo de Babaçu é rico em ácido láurico, Vitamina E, o que o torna excelente fonte de propriedades antivirais, analgésicas e ainda estimula o sistema imunológico. Além disso, a substância também é anti-inflamatória, combatendo possíveis reações. Então, confira Os 33 Benefícios do Óleo de Babaçu Para Saúde:

Benefícios da Óleo de Coco Babaçu Para Saúde:

1. Recupera Cabelos Danificados:

A incidência da Vitamina E atua na regeneração celular e ajuda a tratar o cabelo danificado e quebradiço, inclusive os quimicamente tratados, restaurando a elasticidade perdida, tornando o cabelo lustroso e brilhante, ajudando na prevenção de pontas duplas.

2. Hidratante Leve e não Comedogênico:

De consistência não gordurosa, o Óleo de Babaçu é leve e rapidamente absorvido pela pele, tornando-a macia e suave; sua natureza não-comedogênica não provoca o entupimento dos poros ajudando a melhorar a sua condição de pele.

3. Auxilia o Sistema Imune:

Este produto ainda ajuda no aumento da imunidade, já que este estimula a formação dos linfócitos, nossas células de defesa, na medula óssea.

4.Tem Efeito Condicionador:

Em virtude do seu alto nível de saponificação, promove o condicionamento, proporciona brilho e melhora a penteabilidade dos cabelos.

5. Benefícios do Óleo de Babaçu Para Tratamento de Acnes:

Também atribui-se ao Óleo de Babaçu uma propriedade anti-inflamatória. Aliando isso ao fato de poder ser aplicado diretamente na pele sem causar descamações ou obstruir os poros, o ingrediente torna-se benéfico para o tratamento de acnes.

6. Proporciona Nutrição aos Cabelos:

Seu uso repõe a camada de proteção e aminoácidos, pequenas partículas que penetram os fios levando nutrição.

7. Contribui para a Cicatrização da Pele:

O Óleo de Babaçu ainda é fonte de Vitamina E, um nutriente que colabora com a regeneração das células, além de possuir ação antimicrobiana. Com isso, o ingrediente ajuda na cura de danos ocorridos na pele como lábios rachados, queimaduras leves, cortes superficiais, calcanhares rachados e outras feridas de pequeno porte.

8. Opção de Óleo Saudável:

Na cozinha, o Óleo de Babaçu pode ser utilizado como uma alternativa de óleo saudável para o preparo de alimentos. Ao ser ingerido, ele oferece os mesmos benefícios do óleo de coco, como melhoria do metabolismo, promoção de saúde dos hormônios, controle das taxas de açúcar no sangue, melhoria dos níveis de colesterol e fortalecimento da função cerebral, com a vantagem de não ter um cheiro tão forte de nozes, podendo ser adicionado a uma ampla variedade de alimentos.

9. Funciona Como Poderoso Hidratante:

De consistência leve, o Óleo de Babaçu hidrata profundamente os fios sem aumentar a oleosidade do couro cabeludo e, em virtude do seu grande poder de absorção, deixa os cabelos mais macios e hidratados em questão de poucos minutos.

10. Benefícios do Óleo de Babaçu Para Couro Cabeludo:

Este óleo possui propriedades hidratantes e umectantes, sendo benéfico à saúde dos cabelos, além de hidratar e limpar o couro cabeludo. O ácido láurico, componente em abundância neste produto, ainda ajuda a tratar as irritações no couro cabeludo, sendo um coadjuvante no tratamento de caspa e seborreia.

11. Possui Propriedade Antioxidante:

Mais um dos benefícios do Óleo de Babaçu é  devido a Vitamina E e o seu efeito antioxidante, que traz como resultado o combate aos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, causam doenças degenerativas como o Alzheimer e favorecem o desenvolvimento de tumores.

12. Possui Ação Emoliente:

Pode ser aplicado diretamente sobre a pele, hidrata e reduz a perda de água da pele cobrindo-o com uma película protetora, sendo muito indicado para tratar doenças de pele seca, como eczemas, podendo ser usado tanto em peles secas quanto para as oleosas.

13. Cuidado com os Cabelos:

O Óleo de Babaçu é um ingrediente utilizado na fabricação de produtos para cuidar dos cabelos. Ele é um emoliente natural, que deixa os fios mais suaves, macios e flexíveis, possui efeito fortalecedor e antisséptico, que combate infecções. Credita-se ao produto a criação de uma película de proteção nos cabelos que bloqueia a umidade e evita o frizz. Há também benefícios do Óleo de Babaçu para a hidratação e disciplinamento dos fios capilares.

14. Pode ser Utilizado de Diversas Formas:

Com fragrância delicada e características leves, porém extremamente eficaz, torna-se coringa nos cuidados cosméticos porque pode ser misturado a outros óleos, xampus, cremes e máscaras sem perder suas propriedades e sem alterar o odor e a consistência dos demais produtos.

oleo de babacu beneficios

15. Trata Acne e Outras Inflamações na Pele:

A presença do ácido láurico em grande quantidade auxilia de forma eficiente no tratamento da acne por penetrar com extrema rapidez pelos poros da pele, facilitando assim a entrada de óleos essenciais e outros bioativos que ajudam a reduzir a processos inflamatórios de forma muito eficaz, sendo usado para tratar vermelhidão, acne ou rosácea, picadas de insetos, erupções na pele, eczema, queimadura e pele irritada.

16. Combate a Descamação da Pele:

Age também como imunomodulador, contribuindo para o fortalecimento da imunidade e equilíbrio de quadros inflamatórios, sendo uma alternativa natural, não causando sua descamação.

17. Fonte de Ácido Láurico:

O Óleo de Babaçu é ainda fonte de ácido láurico (que está presente em 50% da composição do óleo), uma substância que equilibra a flora intestinal protegendo, assim, o intestino e prevenindo problemas como a Diarreia e a prisão de ventre.

Alguns outros benefícios do Óleo de Babaçu devido à presença de ácido láurico são: combate a fungos, diminuição da inflamação, melhoria do funcionamento da tireoide, prevenção ao envelhecimento precoce e aumento da imunidade por estimular a médula óssea a formar mais linfócitos, que são células de defesa.

18. Aliado Contra Rugas e Linhas de Expressão:

Sua ação antioxidante atua no combate aos radicais livre e previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

19. Promove Unhas e Cutículas Saudáveis:

Como já mencionamos, o ingrediente é fonte de Vitamina E. Outra função do nutriente refere-se à promoção de saúde das unhas. Aplicar o Óleo de Babaçu regularmente nos dedos dos pés e das mãos fortalece as unhas e amolece as cutículas.

20. Potente Ação Anti-frizz:

Emoliente natural, cria uma película de proteção pra bloquear a umidade, evitando o frizz, além de hidratar disciplinando os fios.

21. Faz bem ao Couro Cabeludo:

Além dos benefícios do Óleo de Babaçu à saúde dos cabelos, ele também colabora com o couro cabeludo, nutrindo e relaxando a região. O produto ainda pode ajudar pessoas que sofrem com caspa e irritações no couro cabeludo.

22. Relaxante Natural:

Apresenta propriedades emulsificantes e emolientes, atuando como relaxante natural das madeixas, ajudando também a reduzir o volume.

23. Garante Unhas Saudáveis:

A presença da Vitamina E na sua composição promove unhas saudáveis e fortes; ele também ajuda na manutenção de cutículas macias e hidratadas.

24. Reduz a Vermelhidão e Inflamação:

Ao ser aplicado na pele afetada por mordidas de inseto, picadas, erupções, por doenças de pele como eczema, psoríase e rosácea ou por rachaduras, queimaduras e irritações, o Óleo de Babaçu ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação na pele, além de aliviar o desconforto, devido ao seu efeito anti-inflamatório.

25. Grande Aliado Contra a Caspa:

A combinação dos ácidos láurico, oleico, mirístico e caprílico ajudam a evitar que o couro cabeludo fique seco, promovendo maravilhas contra a caspa não-bacteriana; suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobiana atuam tratando também a seborreia e eventuais irritações no couro cabeludo.Os benefícios do óleo de coco são bons para acabar com as caspas.

26. Equilibra a Flora Intestinal:

Como este óleo é uma excelente fonte de ácido láurico (cerca de 50% da sua composição), ele auxilia no equilíbrio da flora intestinal prevenindo a ocorrência de problemas como a Diarreia e a prisão de ventre.

beneficios do oleo de babacu

27. Promove a Elasticidade da Pele:

Por ser rapidamente absorvido pelos tecidos são conduzidos às camadas mais profundas da derme, deixando-a hidratada e protegida da ação dos radicais livres, resultando numa pele macia, hidratada e luminosa ao longo do uso, preservando a elasticidade natural e combatendo o ressecamento; auxiliando também no tratamento contra a incidência de estrias.

Outros Benefícios do Óleo de Babaçu:

  • Hidrata e restaura lábios e calcanhares rachados e ressecados;
  • Melhora o metabolismo;
  • Controla as taxas de açúcar no sangue;
  • Reduz as inflamações, sendo usado no tratamento da artrite, artrose e reumatismo;
  • Tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres;
  • É muito mais barato que o óleo de coco, e tão eficaz quanto.

Efeitos Colaterais do Óleo de Babaçu:

Não existem relatos de efeitos colaterais ou contraindicações deste produto, devendo ter sua introdução, no caso de consumo via oral, realizada gradualmente, evitando que ele estimule excessivamente o intestino.

Os 40 Benefícios do Óleo de Argan Para Saúde!

Os 30 Alimentos Ricos em Vitamina A