Os 15 Benefícios do Chá da Casca de Goiaba Para Saúde

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá da Casca de Goiaba são realmente inúmeros e traz vários benefícios para nossa saude. Alem disso, a goiabeira é conhecida em todo o território nacional por suas frutas, já que a goiaba além de ser deliciosa, proporciona diversos benefícios ao organismo.

No entanto, é possível aproveitar a goiabeira de outra forma: através de suas folhas e cascas. Nelas se encontram propriedades medicinais poderosas, conhecidas há séculos pelos povos indígenas como fonte de prevenção e cura de doenças.

Com o passar dos anos e a chegada da tecnologia, muitos estudos e pesquisas foram realizados com a goiabeira, e todos serviram para comprovar que ela pode e deve ser disseminada no meio da medicina natural.

No que a Goiabeira é Útil:

As folhas e cascas da goiabeira possuem propriedades antibacterianas, eliminando fungos e bactérias prejudiciais ao organismo e capaz de causar diversas doenças; propriedades antidiabéticas, auxiliando fortemente o controle da glicose  e propriedades antidiarreicas. Então veja outros Benefícios do Chá da Casca de Goiaba Para Saúde.

Benefícios do Chá da Casca de Goiaba Para Saúde:

1. Previne o Envelhecimento:

Os chá da casca de goiaba contêm antioxidantes que destroem os radicais livres que danificam a pele, protegendo contra o envelhecimento prematuro, além de melhorar o tom e textura da pele.

Elas também contêm propriedades antissépticas, que combatem as bactérias que causam acne.

2. Ajuda a Trata a Diarreia:

Os chá da casca de goiaba são ótimos remédios para diarreia e disenteria. Para o tratamento de diarreia, ferva 30 gramas de folhas de goiaba, com 1/2 xícara de farinha de arroz, em 2 copos de água e beba essa mistura coada duas vezes por dia.

3. Combate a Bronquite:

Os chá da casca de goiaba é eficaz no tratamento de bronquite, pois contribui para abrir os pulmões, soltando o muco e aliviando a tosse.

4. Ajuda Na Perder Peso:

Os chá da casca de goiaba ajudam na perda de peso, pois impedem que os amidos complexos sejam convertidos em açúcares, evitando um excesso de açúcar no organismo, que pode se transformar em gordura.

5. Ajuda no Tratamento da Dengue:

Os benefícios do chá da casca de goiaba são consideradas um remédio natural para a dengue. Isto porque o extrato de folha de goiaba pode aumentar o número de plaquetas no sangue e não é tóxico para o organismo.

Para este efeito, pegue 9 folhas de goiabeira e ferva em 5 xícaras de água. Depois de coar e esfriar, beba uma xícara deste chá três vezes por dia.

6. Ajuda a Prevenir o Diabetes:

De acordo com uma pesquisa realizada no Japão, o chá da casca de goiaba pode efetivamente reduzir os níveis de glicose no sangue em diabéticos, diminuindo assim a atividade da enzima alfa-glicosidase.

Cha Casca de Goiaba

7. Ajuda na Digestão:

O chá da casca de goiaba também auxilia na digestão, estimulando a produção de enzimas digestivas.

Além disso, seus poderosos agentes antibacterianos matam bactérias no revestimento do intestino e impedem a proliferação de enzimas tóxicas por bactérias.

8. Trata Dores de Garganta e Gengivite:

Devido às suas qualidades anti-inflamatórias, os chá da casca de goiaba frescas podem aliviar a dor de dente, curar problemas de gengiva e feridas na boca, e tratar dores de garganta, quando utilizadas para gargarejo.

9. Reduz o Colesterol:

Uma investigação revelou que o consumo do chá da casca de goiaba por 3 meses pode levar à redução do LDL ou mau colesterol e triglicérides, sem qualquer efeito adverso sobre o colesterol bom. Além disso, as folhas de goiabeira são um grande tônico para o fígado.

10. Redução de Alergias:

Os chá da casca de goiaba impedem a liberação de histamina pelo corpo. Além disso, os compostos encontrados nessas folhas são eficazes no bloqueio de todas as reações alérgicas.

Outros Benefícios do Chá de Casca de Goiaba Para Saúde:

  • As folhas podem ser usadas no tratamento da candidíase através de duchas com seu extrato;
  • Mastigando essas mesmas folhas, previne-se e alivia o mau hálito, além de evitar ressacas e dores de cabeça causados pelo consumo de bebidas alcoólicas (quando mastigadas antes);
  • O chá da casca pode ser usado como anti-inflamatório em casos de lesões ou úlceras na pele;
  • Esmagar as folhas da goiaba e aplicar em feridas evita que as mesmas infeccionem, atuando também como um eficiente cicatrizante e analgésico;
  • Tanto as folhas, como a casca possuem propriedades antissépticas, sendo muitas vezes mais eficiente que produtos similares industrializados;

Cha da Casca de Goiaba

Chá da Casca de Goiaba Para Irritações Vaginais:

Ingredientes:

  • 1 litro d’água;
  • 6 colheres (sopa) de cascas de goiabeira;
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio;

Modo de Preparo:

  • Misture a água e as cascas em uma panela e após levantar fervura, deixe cozinhando por 10 minutos;
  • Quando esfriar, coe e adicione o bicarbonato;
  • Lave diariamente a região vaginal com essa mistura até que os sintomas desapareçam;

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Caralluma Fimbriata – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de limonete

Chá de Limonete – Origem, Benefícios e Como Usar!