Os 25 Benefícios da Aveia Para Saúde

Os 25 Benefícios da Aveia Para Saúde!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Aveia São Muito Bons Para Nossa Saúde geral do Corpo, Portanto A Aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras. Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal.

aveia

à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados. A Aveia contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade.

Valor Nutricionais da Aveia:

Esse Grão é Rico em minerais e vitaminas que são essenciais para saúde geral do corpo. Portanto, a Aveia contem minerais como fósforo, cobre, magnésio, zinco, cálcio, folato, manganês e potássio, além de vitaminas como vitamina B2, vitamina B1, vitamina A, vitamina c e vitamina E. Confira Já Os 25 Benefícios da Aveia Para Saúde:

1. Regula o Intestino:

A Aveia ajuda a ir ao banheiro. Não é novidade que esse Grão é rico em fibras solúveis (absorvem água) e insolúveis (não absorvem água). Mas você sabia que nenhum grão possui mais fibra solúvel que a aveia? Uma fibra chamada Betaglucano. 100 g de aveia têm 4 g de Betaglucano. A aveia ajuda o intestino a trabalhar porque o Betaglucano se liga à água e aumenta o bolo fecal, diminuindo a prisão de ventre.

2. Facilita a Digestão:

Por evitar a prisão de ventre, um dos benefícios da aveia está vinculado a uma digestão mais leve, com menos desconforto abdominal e inchaços. Outro detalhe: esse Grão diminui a fome, prolongando a saciedade e eliminando a vontade de ficar beliscando algo entre as refeições.

3. Aumenta a imunidade:

Estudos mostram que esse Grão ajuda a reduzir o risco de infecções, gripes e viroses. Isso porque há comprovados benefícios da aveia para o sistema imunológico, fazendo que ele fique mais forte e protegido de doenças comuns.

4. Aveia Reduz o Colesterol:

esse Grão foi eleito um dos melhores alimentos para o coração. Ela previne doenças cardíacas e diminui o colesterol ruim (LDL). Isso porque para diminuir o LDL não basta parar de comer fast food, embutidos e outras gorduras, é preciso também aumentar a ingestão de fibras. E a fibra Betaglucagona ajuda o intestino a eliminar o excesso de gordura dos alimentos.

5. Aveia Ajuda a Emagrecer:

Emagrecer é um dos benefícios da aveia mais procurados. Afinal muitas pessoas utilizam a aveia nas dietas para perder peso. esse Grão emagrece porque reduz a fome, prolonga a sensação de saciedade e ajuda a eliminar a gordura em excesso através das fezes.

6. Aveia é Boa Para Diabetes:

O Grão é indicado para diabéticos porque possui baixo índice glicêmico e ajuda no controle das taxas de açúcar no sangue. As fibras do cereal evitam que a glicose seja absorvida de forma rápida, impedindo os picos glicêmicos e normalizando a liberação de insulina pelo pâncreas.

beneficio da aveia

7. Aveia Previne Câncer:

Além de todos os benefícios da aveia já listados, ela previne câncer de cólon (intestino grosso) e câncer de mama. Isso porque o cereal possui flavonoides, que são substâncias antioxidantes responsáveis por evitar o envelhecimento das células e o aparecimento de doenças degenerativas.

8.É boa Para o Cérebro:

Por conter antioxidantes, zinco, selênio e vitaminas do complexo B, a Aveia ajuda na saúde mental e evita a morte precoce dos neurônios.

9. Ajuda a Controlar a Ansiedade e insônia:

Outro importante benefício da aveia para o cérebro. O cereal contém altas doses de triptofano, um aminoácido que ajuda o organismo a liberar a serotonina, o que proporciona bem-estar e relaxamento. Médicos até indicam a Aveia para melhorar os sintomas da depressão.

10. Aveia é Boa Para Pele:

A indústria de cosméticos sabe dos benefícios da aveia para a pele. Tanto que fabrica cremes, sabonetes, loções hidratantes e outros produtos tendo o cereal como ingrediente. Além da ação antioxidante, a Aveia é fonte de vitamina E. Suas propriedades são usadas para limpar, esfoliar e hidratar a pele do rosto e corpo.

11. Previne Osteoporose:

A aveia preserva a saúde dos ossos por conter cálcio e magnésio, dois minerais importantíssimos que evitam a osteoporose.

12. Aveia Para Ganhar Massa Muscular:

Deixei por último mais um dos famosos benefícios da aveia: o ganho de massa muscular. A Aveia é recomendada a atletas por seu alto valor energético e também por ser rica em proteínas. Assim, a aveia pode ser consumida tanto antes dos treinos como combustível imediato aos exercícios quanto depois para ajudar na recuperação da musculatura.

13. Combate a Desnutrição:

Desnutrição é uma doença causada pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes mais comum em crianças porém atinge também os adultos, os sintomas mais comuns são cansaço e falta de energia, irritabilidade, falta de concentração e depressão, comer todos os dias três colheres ou meia xícara de chá aliados a uma boa alimentação ajudará a resolver o problema.

14. Protege o Coração:

A Aveia contém antioxidantes que protegem contra doenças cardíacas, ela elimina as placas de gorduras e diminuem o colesterol ruim e controla a pressão arterial.

15. Limpa as Artérias e Veias:

A Aveia melhora a circulação sanguínea, ela controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Diminuem as concentrações séricas de colesterol total, lipídios totais e triglicerídeos de forma significativa e aumentam o colesterol bom.

16. Combate a Depressão e o Stress:

Por possuir magnésio e vitaminas do complexo B é um excelente aliado no tratamento e combate á depressão, elimina a fadiga diária e traz ânimo extra para lutar contra o baixo astral.

17. Aumenta o Sistema Imunológico Contras as Doenças:

A Aveia reforça o sistema imunológico e combate infecções, na verdade ela não tem uma ação direta na imunidade, mas como melhora o trânsito intestinal acabamos produzindo mais anticorpos, o que faz com que haja uma melhora na imunidade.

aveia beneficios

18. Fornece Energia:

A Aveia pode ser uma aliada extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão, ela acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental. Consumida diariamente traz energia e vigor físico.

19. Previne a Constipação:

a Aveia é uma fonte rica de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, o que ajuda na regulação dos movimentos intestinais e, portanto, previne a constipação.

20. Reduz o Risco de Câncer:

Lignan, o mesmo composto que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares também “ajuda a reduzir as chances de câncer relacionado com hormônios, como câncer de mama, próstata e ovário”, de acordo com a American Cancer Society. Portanto, comer Aveia é bom para homens e mulheres.

21. Reduz a hipertensão:

se você sofre de pressão alta, uma dose diária de aveia ajudará a combater este problema e, por sua vez, menor risco de hipertensão arterial.

22. Rico Fonte de Magnésio:

a aveia é também uma fonte rica de magnésio, que é fundamental para a função enzimática e a produção de energia, e ajuda a prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais ao relaxar os vasos sanguíneos, ajudar o músculo cardíaco e regular a pressão arterial. Os altos níveis de magnésio alimentam o uso correto do corpo da secreção de glicose e insulina.

23. Regenera os Tecidos:

Como é muito rico em proteínas as Aveia, comê-las favorece a produção e o desenvolvimento de novos tecidos no corpo.

24. Rico em Cálcio:

A aveia tem uma boa quantidade de cálcio, o que ajuda a prevenir a desmineralização óssea.

25. Contém Complexo de Vitamina B:

Vitaminas como B1 e B2 são essenciais para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Cerca de 100 gramas de aveia atendem 40% das exigências diárias da vitamina B1.

Aveia: Malefícios e Efeitos Colaterais:

Falar em malefícios da aveia é um pouco exagerado, mas o cereal deve ser evitado por quem sofre de doença celíaca, pois a aveia tem glúten.

Outro ponto são os gases intestinais e possíveis quadros de diarreia. Isso pode ocorrer somente se o seu intestino for naturalmente solto e você exagerar no consumo desse Grão. Lembre-se de que a aveia é boa para prisão de ventre e esse não é seu caso.

Enfim, perto de todos os benefícios da aveia mencionados, os efeitos colaterais acima são mínimos. Realmente vale a pena incluir adotar a aveia na dieta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francysco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Os 40 Benefícios da Couve Para Saúde

Os 30 Benefícios do Açaí Para Saúde