Os 25 Benefícios do Melão São Caetano Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Melão São Caetano que poucas pessoas conhecem. Além disso, o melão de são caetano é uma planta que possui muitos benefícios que podem ser aplicados à saúde humana. Apesar do formato estranho e de ser considerada uma erva daninha, essa espécie caiu no uso popular, principalmente no que se refere a medicina alternativa.

melao sao caetanoPorém, é importante lembrar que não se deve tomar medicamentos por conta própria, mesmo se tratando de ingredientes naturais.

O melão de são caetano é conhecido cientificamente como momordica charantia, ele pertence à família das cucurbitaceae.

Sua origem é compreendida em partes do leste da Índia e sul da China, porém, é comum em vários outros países ao redor do mundo.

No Brasil, o melão de são caetano é reconhecido também por erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho.

Valor nutricional Melão São Caetano:

O Melão São Caetano é conhecido por hospedar uma variedade de vitaminas e minerais, o que o torna extremamente saudável para o corpo. Algumas destas incluem vitaminas A, C, E, B1, B2, B3 e vitamina B9. Alguns minerais incluem potássio, cálcio, zinco, magnésio, fósforo e ferro. Então, confira Os 25 Benefícios do Melão São Caetano Para Saúde:

1. Benefícios do Melão São Caetano Para Reduzir Os Níveis de Açúcar no Sangue:

O polipéptido-p, que pode ser encontrado no Melão São Caetano, sementes e tecido da fruta Melão São Caetano (ou melão amargo), foi encontrado para conter efeitos hipoglicêmicos. Os efeitos hipoglicêmicos são aqueles que diminuem os níveis de açúcar no sangue.

2. Benefícios do Melão São Caetano Para Perder Peso:

Como é comum na maioria das plantas, o Melão São Caetano é extremamente pobre em calorias. Por isso, se você quer perder ou manter um peso saudável, basta acrescentá-lo à sua dieta.

3. Trata a Diabetes:

O melão de São Caetano reduz o açúcar no sangue através do aumento do metabolismo da glicose. Beber um copo de seu suco diariamente é a receita para receber o benefício integral da fruta. Tal como acontece antes de quaisquer alterações que você pretende fazer na sua dieta, certifique-se de consultar o seu médico.

Pare de usar se você está experimentando dor abdominal, diarreia ou febre. Monitore o açúcar no sangue regularmente e ajuste a medicação, se necessário, com a ajuda de seu médico.

4. Ajuda a Eliminar as Pedras nos rins:

A pedra nos rins é uma condição médica extremamente dolorosa. E o melão de São Caetano é útil para estimular a sua eliminação natural. O melão amargo produz um ácido forte, que acaba com o problema.

Para isso, basta usar o pó do melão com água, para criar um chá saudável. Este chá tem um sabor de noz e não necessita de adoçante.

5. Combate o Câncer no Pâncreas:

Um dos benefícios mais surpreendentes para a saúde que essa fruta traz são suas propriedades anticancerígenas. Acredita-se que elas interrompem a produção de glicose e potencialmente inibem o crescimento das células do câncer no pâncreas. Experimente o suco desse melão para obter os benefícios para a saúde. Ele atua também nas células cancerígenas no fígado, cólon, mama ou de próstata.

6. Ajuda a Perder Peso:

Como é comum na maioria das plantas, o melão de São Caetano é extremamente pobre em calorias. Por isso, se você quer perder ou manter um peso saudável, basta acrescentá-lo à sua dieta.

7. Benefício do Melão São Caetano Para Gravidez:

O Melão São Caetano tem uma fonte enorme de folatos, por isso ajuda bastante na redução de danos no tubo neural dos recém-nascidos.

8. Benefícios do Melão São Caetano Por Ser Rico em Vitamina K:

A vitamina K contribui para a saúde dos ossos e para a coagulação do sangue, sendo um agente anti-inflamatório. Pessoas que sofrem de artrite podem, portanto, sentir menos dor e inflamação nas articulações, através do aumento dessa vitamina no organismo. Além disso, essa fruta é uma grande fonte de fibra dietética.

beneficio do melao sao caetano

9. Benefícios do Melão São Caetano Prevenir Câncer no Pâncreas:

Um dos benefícios mais surpreendentes para a saúde que essa fruta traz são suas propriedades anticancerígenas. Acredita-se que elas interrompem a produção de glicose e potencialmente inibem o crescimento das células do câncer no pâncreas. Experimente o suco desse melão para obter os benefícios para a saúde. Ele atua também nas células cancerígenas no fígado, cólon, mama ou de próstata.

10. Combate Problemas de Pele:

Somado a tudo isso, o melão de são caetano também auxilia no tratamento de problemas de pele. Entre os principais, destaque para feridas, lesões e eczemas. Como se ainda não bastasse, essa espécie também serve para amenizar dores e inchaços causados pela picada de alguns insetos.

Outros Benefícios do Melão São Caetano Para Saúde:

  • Regula os níveis de açúcar no sangue, ajudando por isso no tratamento da diabetes;
  • Ajuda no tratamento de problemas de pele, feridas, lesões na pele e eczemas;
  • Alivia as picadas de insectos;
  • Ajuda no tratamento da prisão de ventre.
  • Purifica o fígado, alivia gota e estimula a circulação sanguínea;
  • Aumenta o sistema imunitário;
  • Ajuda na digestão;
  • Controla diabetes porque nivela os níveis de açúcares no sangue;
  • Acelera o metabolismo;
  • Protege contra fungos e micoses;
  • Melhora a visão porque contém, betacaroteno;
  • Aumenta a energia e resistência física;
  • Contribui para a eliminação de parasitas.
  • Auxilia o tratamento de ulceras pépticas.

Contraindicações do Melão de São Caetano:

Antes de fazer uso do melão de são caetano ou de qualquer outra substância, mesmo se tratando de ingredientes naturais, o médico deve ser consultado. Só ele possui conhecimento suficiente para certificar o seu uso, evitando que outros problemas sejam desenvolvidos pelo paciente. Mesmo tomando todos esses cuidados, é importante seguir outras indicações.

beneficios do melao sao caetano

O consumo do Melão São Caetano não é indicado para pacientes gestantes ou que estejam amamentando. Os portadores de diarreia crônica, mulheres que estão pensando em engravidar, assim como as crianças devem ficar longe do melão de são caetano.

Pode causar queda drástica da glicose sanguínea, desde que ingerida sem acompanhamento médico e na dosagem certa.

Quando em excesso, pode causar vômito e diarreia e, de acordo com algumas fontes, apenas meia colherada do sumo do fruto maduro pode causar a morte de um bezerro grande em menos de um dia.

O melão de são caetano também não deve ser consumido em conjunto com clorpropamida, drogas antidiabéticas e drogas redutoras do colesterol, pois potencializa seus efeitos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios da Pimenta Calabresa Para Saúde

Os 10 Benefícios da Cagaita Para Saúde