Os 12 Benefícios do Marolo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Marolo é uma fruta pouco conhecida, entretanto, seu benefícios são muito importantes para saúde. Além disso, ele é um fruto nativo do Cerrado. Também é conhecido por Panâ, Marolo, cabeça-de-nego, Fruta-do-Conde, Condensa, Articum, Pinha ou bruto. Araticum é nome dado a diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.

O maroleiro é uma árvore de 2,5 a 3,5 m de altura, com o diâmetro da copa chegando a 2–4 m, da família das anonáceas, que ocorre, de forma descontínua, no cerrado brasileiro.

Marolo

A planta tem preferência por regiões de cerrado com menor déficit de umidade, em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, pequena parte do interior de São Paulo e em partes isoladas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e leste da Bahia. Mas é em Minas Gerais que o fruto é típico e muito apreciado.

 

Seus frutos alcançam mais de 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso, contendo muitas sementes com cerca de 1,5 cm de comprimento. Quando aberto, o fruto oferece uma polpa cremosa de odor e sabor bem fortes e característicos que difere grandemente da fruta-do-conde, é considerada uma iguaria da região do cerrado, vendido em feiras livres ou consumido ao natural ou na forma de batidas, bolos, biscoitos e bolachas, picolés, sorvetes, geléias e diversos doces.

A frutificação inicia-se em novembro e a maturação entre fevereiro e abril, donde estar, em Minas Gerais, popularmente associado ao período da Quaresma.Quando está maduro, o fruto cai no solo, sob a projeção da copa, exalando um forte e característico cheiro. Estes são os de melhor qualidade para o consumo, pois os colhidos diretamente da árvore ou não amadurecerão ou apresentarão sabor inferior.

Valor Nutricional do Marolo:

Antes de citarmos os benefícios do araticum, é importante sabermos a origem de cada um deles. O araticum, além de ser saboroso, também é composto por diversos nutrientes. Entre eles, podemos destacar:

Sem contar que, o araticum, também é uma fonte poderosa de energia e com pouca gordura, o que contribui para a saúde. Agora que você já conhece o valor nutricional que essa fruta pode promover, confira os benefícios abaixo!

1. Combate e Previne a Anemia:

O araticum, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

2. Combate o Envelhecimento Precoce:

Por ser uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, o araticum luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.

3. Benefícios Marolo no Alivia Dores de Cabeça:

Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore umedecidas e colocadas sobre a testa.

4. Benefícios do Marolo Contra a Artrite:

O magnésio presente no araticum age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.

5. Melhora o Funcionamento do Intestino:

As sementes do araticum são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.

6. Ajuda no Processo de Emagrecimento:

Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.

7. Benefícios do Marolo Para Manter os Cabelos com Vida:

Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o araticum, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.

8. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos:

Os sucos e os chás feitos com a casca do araticum são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.

Outros Benefícios do Marolo

  • Ajuda no tratamento da Diabetes e hipertensão;
  • Alivia a tosse (incluindo asma e bronquite);
  • Evita os Parasitas intestinais;
  • Combate a inflamação;

Beneficios do Marolo

Receita de doce de Marolo:

Ingredientes:

  • 01 prato cheio de Marolo
  • 01 kg de açúcar cristal
  • 2 copos de leite
  • ½ lata de leite condensado
  • 01 pitada de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:

  • Amasse os Marolos com os dedos, para sair aquela “areia”;
  • Cozinhar por 15 minutos e retirar os caroços;
  • Misturar todos os ingredientes mexendo sempre até o ponto de bala;
  • Despeje sobre uma bancada ou bandeja e depois corte em pedaços;
  • Retire um pouco da calda e mergulhe em água gelada;
  • Se você conseguir pegar a bolinha, mas ela dissolver na água, está em ponto de bala mole;
  • Se você conseguir pegar a bolinha e ela não dissolver na água, está em ponto de bala dura.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

cha de rosa branca

Os 10 Benefícios do Chá de Rosa Branca Para Saúde

Os 10 Benefícios do Óleo de Menta Piperita Para Saúde!