Os 12 Benefícios do Marolo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Marolo é uma fruta pouco conhecida, entretanto, seu benefícios são muito importantes para saúde. Além disso, ele é um fruto nativo do Cerrado. Também é conhecido por Panâ, Marolo, cabeça-de-nego, Fruta-do-Conde, Condensa, Articum, Pinha ou bruto. Araticum é nome dado a diversas espécies da família Annonaceae, mesma da fruta-do-conde (Annona squamosa), conhecida também como ata ou pinha, dependendo da região.

O maroleiro é uma árvore de 2,5 a 3,5 m de altura, com o diâmetro da copa chegando a 2–4 m, da família das anonáceas, que ocorre, de forma descontínua, no cerrado brasileiro.

Marolo

A planta tem preferência por regiões de cerrado com menor déficit de umidade, em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, pequena parte do interior de São Paulo e em partes isoladas de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e leste da Bahia. Mas é em Minas Gerais que o fruto é típico e muito apreciado.

 

Seus frutos alcançam mais de 15 cm de diâmetro e 2 kg de peso, contendo muitas sementes com cerca de 1,5 cm de comprimento. Quando aberto, o fruto oferece uma polpa cremosa de odor e sabor bem fortes e característicos que difere grandemente da fruta-do-conde, é considerada uma iguaria da região do cerrado, vendido em feiras livres ou consumido ao natural ou na forma de batidas, bolos, biscoitos e bolachas, picolés, sorvetes, geléias e diversos doces.

A frutificação inicia-se em novembro e a maturação entre fevereiro e abril, donde estar, em Minas Gerais, popularmente associado ao período da Quaresma.Quando está maduro, o fruto cai no solo, sob a projeção da copa, exalando um forte e característico cheiro. Estes são os de melhor qualidade para o consumo, pois os colhidos diretamente da árvore ou não amadurecerão ou apresentarão sabor inferior.

Valor Nutricional do Marolo:

Antes de citarmos os benefícios do araticum, é importante sabermos a origem de cada um deles. O araticum, além de ser saboroso, também é composto por diversos nutrientes. Entre eles, podemos destacar:

Sem contar que, o araticum, também é uma fonte poderosa de energia e com pouca gordura, o que contribui para a saúde. Agora que você já conhece o valor nutricional que essa fruta pode promover, confira os benefícios abaixo!

1. Combate e Previne a Anemia:

O araticum, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

2. Combate o Envelhecimento Precoce:

Por ser uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, o araticum luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.

3. Benefícios Marolo no Alivia Dores de Cabeça:

Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore umedecidas e colocadas sobre a testa.

4. Benefícios do Marolo Contra a Artrite:

O magnésio presente no araticum age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.

5. Melhora o Funcionamento do Intestino:

As sementes do araticum são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.

6. Ajuda no Processo de Emagrecimento:

Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.

7. Benefícios do Marolo Para Manter os Cabelos com Vida:

Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o araticum, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.

8. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos:

Os sucos e os chás feitos com a casca do araticum são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.

Outros Benefícios do Marolo

  • Ajuda no tratamento da Diabetes e hipertensão;
  • Alivia a tosse (incluindo asma e bronquite);
  • Evita os Parasitas intestinais;
  • Combate a inflamação;

Beneficios do Marolo

Receita de doce de Marolo:

Ingredientes:

  • 01 prato cheio de Marolo
  • 01 kg de açúcar cristal
  • 2 copos de leite
  • ½ lata de leite condensado
  • 01 pitada de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:

  • Amasse os Marolos com os dedos, para sair aquela “areia”;
  • Cozinhar por 15 minutos e retirar os caroços;
  • Misturar todos os ingredientes mexendo sempre até o ponto de bala;
  • Despeje sobre uma bancada ou bandeja e depois corte em pedaços;
  • Retire um pouco da calda e mergulhe em água gelada;
  • Se você conseguir pegar a bolinha, mas ela dissolver na água, está em ponto de bala mole;
  • Se você conseguir pegar a bolinha e ela não dissolver na água, está em ponto de bala dura.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

cha de rosa branca

Os 10 Benefícios do Chá de Rosa Branca Para Saúde

Os 10 Benefícios do Óleo de Menta Piperita Para Saúde!