Os 40 Benefícios do Chá de Equinácea Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Chá de Equinácea Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Equinácea Para Saúde que devemos conhecer. Além disso, quando o inverno se aproxima rapidamente, o mesmo acontece com o risco de gripes e resfriados. Narizes entupidos, cabeças congestionadas, febres baixas e dores de garganta são comuns nesta época do ano.

Chá de Equinácea

Ao praticar a lavagem adequada das mãos, cobrir sua boca ao tossir e comer uma dieta repleta de frutas frescas e legumes é uma ótima maneira de manter os germes afastados, existem outras formas naturais de estimular seu sistema imunológico e permanecer bem durante todo o inverno.

As ervas são usadas há milhares de anos como uma forma de melhorar a saúde e o bem-estar geral. Os antigos índios, chineses, babilônios, egípcios e nativos americanos eram todos herbanários mestres. Os gregos e romanos também usavam ervas e cirurgiões viajando com o exército romano compartilhavam seus conhecimentos de plantas medicinais em todo o Império Romano, Alemanha, Espanha, França e Inglaterra.

Embora a fitoterapia seja considerada alternativa em muitos países desenvolvidos, ainda existem lugares no mundo onde o uso tradicional de ervas é primordial e, muitas vezes, o único tipo de terapia utilizada.

As plantas são poderosas; não há dúvidas sobre isso. Equinácea é uma planta que contém uma série de compostos terapêuticos que são benéficos para a saúde e bem-estar geral. Equinácea pertence à família Asteraceae ou Coneflower. Arqueólogos encontraram evidências de 400 anos atrás que os nativos americanos usavam echinacea para curar feridas, queimaduras e uma cura geral.

O que é Chá de Equinácea?

O chá de equinácea é feito a partir da lanta Equinácea. uma das ervas comuns com uma demanda bastante alta. Este é um tipo de flor perene que famosamente nomeado com coneflower roxo. A flor pode ser encontrada no leste e centro da América do Norte. Durante décadas, sabe-se que esta planta traz muitos benefícios relacionados ao sistema imunológico humano.

A Equinácea tem nove espécies, mas apenas três espécies têm um benefício médico. Existem Echinacea Angustifolia, Echinacea Pallida e Echinacea Purpuria. O outro pode estar em perigo. O uso mais comum como medicina tradicional é Echinacea Purpuria. Esta flor é atualmente cultivada como um suprimento alternativo na exigência do mercado desta planta. Todas as partes da planta podem ser extraídas para um tratamento, seja a flor, a raiz ou as folhas.

Variedades de Equinácea:

Embora existam nove espécies diferentes de equinácea, apenas três contêm valor medicinal.

Echinacea Angustifolia: Esta espécie tem flores violetas muito grandes com um centro de cone escuro e folhas grandes. Esta erva perene é encontrada nos estados das planícies e é usada principalmente para tratar picadas de cobra, eliminar toxinas e manter as infecções sob controle.

Echinacea Pallida: Esta espécie é conhecida melhor como a Coneflower Pale Purple e tem uma flor rosa com flores um pouco caídas. Frequentemente usada pelos índios simples para combater doenças, esta erva estimula a produção de glóbulos brancos e regula os vermelhos. Ele funciona para limpar o sistema linfático, pode inibir a formação de tumores e também é antialérgico.

Echinacea Purpurea: Esta flor bonita e potente atende pelo nome de Big Purple Coneflower e tem flores roxas avermelhadas que são cerca de 4 centímetros de diâmetro e cresce até 5 metros de altura. Bem reverenciado na Europa por sua capacidade de impulsionar o sistema imunológico, esta erva é comumente cultivada como uma planta ornamental em jardins.

Chá de Equinácea

Valores Nutricionais do Chá Equinácea:

  • Flavonóides (0,48%)
  • Óleo Essencial (0,2 – 2%)
  • Poliacetilenos (0,2%)
  • Alquilamidas (0,2 – 2%)
  • Alcalóide (0,006%)
  • Polissacarídeos (0%)
  • Ácido Ascórbico (0,214%)

Como a maioria das pessoas sabe, o chá de equinácea traz muitas vantagens, principalmente em termos de saúde. Para aqueles que se sentem curiosos, existem Benefícios do Chá de Equinacea Para a Saúde:

1. Aumenta o Sistema Imunológico:

O chá de equinácea ativa a renovação das células T e ajuda na produção de anticorpos e interferon, conhecidos por bloquear infecções virais.

2. Combate o Resfriado Comum:

Estudos mostram que beber chá de equinácea pode encurtar a duração de um resfriado normal em 1,4 dias em média. No momento em que você sentir um Resfriado ou uma gripe se aproximando, tome uma xícara de chá e continue a tomar uma xícara diariamente até que os sintomas desapareçam. Para benefícios preventivos ainda maiores, comece a beber uma xícara de chá diariamente antes que a estação fria seja atingida.

3. Reduz os Sintomas da Infecção Brônquica e Laringite:

Se você tiver uma infecção brônquica ou Laringite, experimente algumas xícaras de chá de equinácea diariamente para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação. O chá de equinácea ajudará a reduzir a inflamação e combater bactérias.

Aumentar o valor terapêutico do chá, adicionando um pouco de Canela e Gengibre. Sua voz será fortalecida em pouco tempo. Tente fazer um chá, deixe um pouco de Gengibre e Canela. Deixe o chá esfriar e despeje em um borrifador. Agite e pulverize o chá em sua boca para alívio quando necessário.

4. Combate Uma Infecção no Ouvido:

Uma infecção do ouvido interno é muitas vezes o resultado de bactérias ou vírus. Se você tem um resfriado ou alergias, é mais provável que você desenvolva uma infecção no ouvido interno. De acordo com o New York University Langone Medical Center, chá de equinácea pode ser um remédio útil para uma infecção do ouvido interno. Tome 2 gramas de erva seca sob a forma de chá três vezes ao dia por até dez dias para acelerar a cicatrização de infecções de ouvido.

5. Benéfico Durante a Gravidez:

Embora muitos chás de ervas e remédios naturais sejam advertidos durante a gravidez, a pesquisa mostrou que os benefícios do chá de equinácea estão disponíveis para as mulheres grávidas, especificamente no primeiro trimestre. Isso pode aliviar o Estresse e as cãibras, o desconforto e a insônia, e até mesmo abordar mudanças de humor, graças às suas propriedades redutoras do Estresse.

6. Acelera o Processo de Cicatrização:

Chá de Equinácea

Este chá é bem conhecido por ajudar a acelerar o processo de cicatrização, ambos após doenças prolongadas e ferimentos. A mistura de antioxidantes e vitaminas disponíveis ajuda a estimular o crescimento de novas células, eliminar quaisquer patógenos remanescentes e prevenir o estresse oxidativo nessas áreas afetadas.

7. Impulsiona o Sistema Imunológico:

Este chá de ervas tem sido particularmente popular na prevenção e tratamento de resfriados e gripes. Muitas pessoas recorrem a um copo de chá de equinácea ao primeiro sinal do fungado ou uma dor de garganta. Tem poderosos efeitos antibacterianos, bem como uma alta concentração de Vitamina C, que pode estimular o sistema imunológico a interromper resfriados antes que eles se instalem, ou acelerar o processo de recuperação depois que você já adoeceu.

8. Excelente Antibiótico Natural:

O chá de equinácea trabalha para estimular o glóbulo branco. O corpo o desenvolve como autoproteção de qualquer doença. Por isso, ajuda contra doenças no corpo e funciona como um antibiótico natural. É melhor comparar com drogas químicas no mercado.

9. Ajuda no Tratamentos de Problemas Respiratórios:

Existe uma revista que relata uma pesquisa em que as pessoas que bebem este chá para tratamento precoce do problema respiratório obtêm benefícios. A capacidade do produto para estimular o sistema imunológico é reduzir os sintomas. Funciona melhor se administrado como tratamento precoce ao adulto e não como prevenção.

10. Amigdalite:

A capacidade do chá de equinácea de purificar o sangue e aumentar o sistema imunológico ajuda a reduzir as inflamações das amígdalas. Ao consumir o chá durante a doença, ajuda a curar a doença, estimulando os glóbulos brancos a combater o patógeno. De modo que acelera o corpo a se recuperar da doença. A sensação de dor de garganta pode ser mais baixa.

11. Alivia Dores:

Algumas pesquisas descobriram que o chá de equinácea pode atuar como um alívio da dor. Não é como um analgésico forte e eficaz, como o tratamento médico químico. Mas é mais para dar uma situação de dor de bem-estar natural. Tal como para dor de cabeça, doença ou evento ao lidar com picadas de insetos.

12. Ajuda a Remover Infecção Bacteriana:

Uma tintura ou um extrato de chá de equinácea estimula o fagócito a remover a infecção bacteriana no corpo. Um estudo publicado na Phytomedicine descobriu-o como um meio eficaz para uma cura rápida durante a infecção, incluindo bactérias como o estreptococo ou o hemófilo.

13. Bloqueia Infecção Por Vírus:

O chá de equinácea tem capacidade para bloquear a infecção por vírus. Destrói o vírus e funciona como uma maneira natural de evitar doenças, aumentando a imunidade do corpo. Porque quando o corpo está ficando forte, então ele produz uma boa célula, como os linfócitos, e trabalha para eliminar o germe.

14. Infecção da Bexiga:

Um problema de saúde comum para a maioria das pessoas é a infecção da bexiga. Em que geralmente tratam bebendo muita água. Adicionando chá de equinácea como uma das bebidas, pode ajudar o processo de cicatrização. Com o benefício do seu anti-bacteriano, leva a eliminar a infecção. Dá um processo de recuperação rápida.

15. Auxilia o Sistema Linfático:

Chá de Equinácea

Consumir o chá pode ajudar a limpar o sistema linfático do corpo. Funciona aumentando a capacidade de drenagem. Por isso, pode reduzir a possibilidade de inchaço no sistema linfático. Quando a linfa fica clara, o metabolismo do corpo também se sente melhor. As outras partes do corpo podem otimizar e criar um corpo saudável.

16. Ajuda a Tratar Dermatite:

A maioria dos problemas de saúde da pele, como o Eczema, pode ser curada pelo chá de equinácea. Funciona gerando uma nova pele após a pele infectada. A capacidade anti-oxidante pode eliminar manchas ou manchas escuras na pele. As anti-bactérias ajudam a curar rapidamente a acne. Na verdade, existem muitos benefícios do chá de equinácea para saúde.

17. Ajuda a Tratar Inflamação Muscular:

Artrite ou dor nas articulações são comuns acontece com o adulto. Com o aumento da idade, a possibilidade de contrair a doença é maior. Consumir o chá pode ajudar a reduzir a inflamação e fornecer um músculo mais energia que fortalece o corpo.

18. Alivia a Gastroenterite:

Uma doença no estômago e testina são comuns chamados com gastroenterite. Isso é tipo de gripe estomacal. O chá de equinácea funciona reduzindo a inflamação resultante devido à doença. Adicionar pela capacidade de recuperação rápida do frio, portanto, também ajuda a cura rápida sobre este tipo de doença.

19. Alivia Dor de Cabeça de Enxaqueca:

Relacionado com a capacidade de alívio da dor, um dos benefícios do chá de equinácea é curar uma dor de cabeça da enxaqueca. Ele funciona para o principal do sistema nervoso e restaurar a sensação de dor da cabeça. Isso está realmente relacionado com a capacidade do chá de aumentar o sistema imunológico, então ele trabalha para curar a inflamação do nervo, na qual esta é a causa potencial da dor de cabeça.

20. Previne a Síndrome de Fadiga Crônica:

É comum acontecer a uma pessoa depois que ela teve frio. A principal causa é a falta de força do sistema imunológico. Mais uma vez, o chá de equinácea funciona para reduzir esse efeito. Como isso é mais um tipo de doença estressante, o hormônio relax resultante do chá está tomando uma grande parte do controle da síndrome.

21. Ajuda a Combater a Depressão:

A maioria das ervas trabalha como um anti-depressivo, incluindo chá de equinácea. Hoje em dia as pessoas estão se sentindo deprimidas devido a muito fator. Ao consumir o chá, ajuda a aliviar o nervo e levar o cérebro a aumentar o nível de serotonina. Portanto, as pessoas estarão se sentindo calmas e relaxadas. Ela ajuda a pessoa com problemas de sono, como insônia.

22. Excelente Antioxidante:

A planta pode ser usada como um antioxidante. Como a maioria das folhas de plantas, ajuda a reduzir os efeitos dos radicais livres em ambientes poluídos. Dá ao corpo uma espécie de tratamento de desintoxicação. Para que a toxina dentro do corpo possa ser eliminada e resultar em um metabolismo corporal saudável.

23. Ajuda no Tratamento do Câncer:

O que é mais benefícios para a saúde de chá de equinácea? Os benefícios como um dos tratamentos para o câncer é mais provável ainda em debate e sem provas. Alguns mencionaram que é possível usar para terapia de câncer e contra o crescimento de células cancerígenas.

A capacidade de ser um anti-oxidante pode eliminar as células cancerígenas. Além disso, os fitoquímicos contêm no produto obras para reduzir um tumor. Mas, novamente, mais pesquisas devem ser realizadas para dar uma boa prova dessa vantagem.

24. Previne o Envelhecimento Precoce:

Chá de Equinácea

Com referência ao benefício do antioxidante, alguns povos acreditam que é um bom tratamento para o anti-envelhecimento. Não é um produto instantâneo que reduz as rugas no rosto, mas ajuda a pele a rejuvenescer. Um consumo diário pode diminuir o risco de envelhecimento precoce. Isso torna a pele suave como antes.

25. Trata Condições da Pele:

Para as condições da pele, você pode consumir com segurança chá de equinácea para eliminar os sintomas de Eczema, Acne, Furúnculos e Psoríase, graças ao conteúdo de Vitamina C e antioxidantes. A Vitamina C é uma parte crítica da produção de colágeno, que é necessária para novas células saudáveis ​​da pele. Além disso, os antioxidantes podem prevenir manchas, marcas, cicatrizes, estrias e outras manchas da idade na pele, bem como rugas.

26. Aumenta os Níveis de Energia:

Há um leve impulso metabólico quando você consome chá de equinácea, e é por isso que muitas pessoas gostam de começar o dia com uma xícara dessa bebida saudável. Isso pode ajudar a fornecer mais energia ao longo do dia e ajudar seu corpo a usar suas reservas de energia com mais eficiência.

27. Possui Atividade Antioxidante:

Os antioxidantes, como os flavonoides, encontrados neste tipo de chá, são capazes de prevenir o dano do Estresse oxidativo, causado pelos radicais livres que circulam no corpo. Estes podem ser uma causa importante por trás de vários tipos de câncer e células mutadas, razão pela qual este chá é elogiado por alguns como sendo uma medida preventiva para pacientes com alto risco de câncer .

28. Mantem a Saúde do Fígado:

Este chá tem alguns efeitos diuréticos e também ajuda a estimular as células protetoras do fígado. Isso significa que há menos toxinas no corpo, e elas estão sendo tratadas com mais eficácia, tornando mais difícil para o seu corpo ficar doente. Este mesmo efeito também pode ajudar a impulsionar a função do sistema renal e linfático.

Outras Benefícios do Chá de Equinácea:

  • Reduzir os sintomas da febre do feno e alergias
  • Reduzir as glândulas inchadas
  • Aliviar infecções do trato urinário
  • Alivia a dor da artrite
  • Velocidade de cura de candida e herpes
  • Velocidade de cura de distúrbios articulares e problemas musculares
  • Limpa o fígado , os rins, o sistema linfático e as glândulas
  • Velocidade de cura de infecções do trato urinário
  • Velocidade de cura de infecções no trato digestivo
  • Acelere as condições de cura da pele, como eczema, furúnculos e acne
  • Reduzir o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento (chá frio pode ser usado como um toner facial)
  • Aumentar a energia

Como Usar Chá Equinácea:

Chá de Equinácea

A maneira mais fácil de obter os benefícios para a saúde de uma Equinácea é através do consumo de chá de equinácea. É a maneira mais comum de extrair a planta. O processo é bastante simples e até mesmo todas as pessoas devem ser capazes de se preparar em casa. Aqui está o caminho:

Pegue uma parte de equinácea, certifique-se que inclui flor e folhas.

  • Coloque em uma panela e despeje água fervente.
  • Mantenha por 5-10 minutos, espere até que a cor da água fique um pouco amarelada.
  • Se a cor mudar, então o chá de equinácea está pronto para consumir.
  • Se quisermos adicionar mais sabor, podemos misturá-lo com Hortelã, Limão ou Mel para um melhor sabor.

Para aqueles que amam a maneira mais prática, muita marca do chá de equinácea é vendida extensamente no mercado. A maioria dos produtos é completa com a dosagem do uso diário. Basta colocar um saquinho de chá 2-3 vezes ao dia com água quente, e você pode desfrutar diretamente do chá.

Note-se que o uso deste chá não é por longo período. As pessoas que consomem este produto devem dar algumas pausas para ajudar o corpo a criar seu sistema imunológico natural sem a ajuda do extrato deste produto. Portanto, o sistema imunológico do corpo ainda está em equilíbrio e funciona como uma necessidade. Principalmente para doenças que tipo é doença auto-imune. Não é preferível consumir este chá.

Efeitos Colaterais do Chá de Equinácea:

Este chá não costuma ter efeitos colaterais. Mas algumas pesquisas mencionam que possivelmente contém arsênico que leva a um número de selênio no corpo. Alguns menores relataram por seu consumidor de ter tonturas e problemas de estômago depois de consumir o chá.

Algumas pessoas cuja alergia à planta Asteraceae pode ter alergia ao usar este produto. É possível que pessoas alérgicas a esta planta experimentem alguma erupção cutânea ou asma após consumirem o chá. Mas no geral, como a maioria das ervas, este chá é geralmente seguro de consumir.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 20 Benefícios dos Flocos de Milho Para Saúde!

Hera – Origem, Benefícios e Como Usar!