Os 32 Benefícios do Louro Para Saúde

Os 32 Benefícios do Louro Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Louro que muitas pessoas ainda não conhecem. Além do mais, o Louro, de nome científico laurus nobilis, é bastante conhecido por ser usado no preparo do feijão e da feijoada, além de muitos outros pratos da culinária internacional.

beneficios do louro As folhas são usadas normalmente secas, já que têm forte aroma e sabor, e podem ser usadas em carnes, caldos, sopas e ensopados, mas o que muita gente não sabe é que são ricas em propriedades medicinais.

Originária do Mediterrâneo, a planta Louro pode chegar aos 20 metros de altura, e suas folhas são as partes usadas para fins culinários e medicinais.

Com aroma extremamente agradável e sabor inigualavelmente marcante, o Louro tem sido usado pela humanidade há milênios.

Os gregos e os romanos antigos já conheciam todos os benefícios desta planta para a saúde, acreditando trazer também proteção e sabedoria.

Valor Nutricional do Louro:

Com 320 calorias por 100 gramas, o Louro é rico em carboidratos e fibras alimentares. Também é rico em vitamina A, vitamina B, vitamina C e vitamina D, cálcio, ferro, potássio e magnésio, além de conter gorduras saturadas e insaturadas.

Seu forte cheiro estimula a produção de saliva e enzimas digestivas que ajudam a quebrar as partículas dos alimentos, promovendo, portanto, uma digestão saudável.

Ajuda no combate à azia e inchaço decorrentes da má digestão, o que justifica seu uso tão comum em feijoadas e pratos pesados.

Possui também em sua composição alguns compostos anti-cancerígenos, como é o caso do ácido cafeico, quercetina, euganol e catequinas.

Esses compostos restringem o metabolismo das células cancerígenas, sendo útil principalmente contra a leucemia e câncer de mama. Então, confira Os 30 Benefícios do Louro Para Saúde:

O Louro Contém Benefícios Digestivos:

Muita da nossa dieta moderna é cheia de proteínas complexas que não podemos digerir facilmente, mas as folhas de Louro podem ajudar a facilitar a digestão, permitindo-nos a absorver nutrientes, devido às suas enzimas exlusivas.

Surpreendentemente, folhas de Louro podem diminuir a toxicidade do corpo estimulando a micção ou vômitos (quando você comeu algo tóxico).

Devido aos seus compostos orgânicos, folhas de Louro podem ser a solução de enjoos no estômago, também reduzem os sintomas de celíacos e alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável.

2. Benefícios do Louro Para a Saúde Respiratória:

As folhas de Louro contêm vapores que podem soltar a fleuma e se livrar das bactérias presas em nossos tratos respiratórios por causa de suas propriedades antibacterianas. Tudo que você precisa fazer é aplicar folhas de Louro no peito.

Pode ser tanto em forma de pomada com óleo essencial de folhas de Louro, ou fazer um cataplasma das próprias folhas e pendurá-lo sobre o pescoço durante a noite. Inalar os vapores te fará muito bem.

3. Louro Traz Benefícios ao Cabelo:

As folhas de Louro contêm esses ingredientes voláteis e produtos químicos que oferecem um poderoso remédio para a pele seca e caspa. Coloque algumas folhas na água e aplique no seu couro cabeludo após passar o shampoo no cabelo, esfregando profundamente. Isso eliminará a caspa e também é benéfico para a saúde do seu folículo piloso.

4. Contém Ações Anti-inflamatórios:

Folhas de Louro contêm parthenolide, um fitonutriente que é capaz de reduzir a irritação e inflamação se aplicada topicamente. No entanto, apenas por consumir folhas de Louro você pode ganhar este benefício calmante, reduzindo inflamações em todo o seu corpo.

5. Trata e Previne Doenças do Coração:

As folhas de Louro contêm dois compostos orgânicos separados que podem realmente dar à saúde do seu coração um impulso significativo. Um deles é chamado rutina, que é capaz de fortalecer as paredes capilares do coração e extremidades do corpo. Enquanto o outro, o ácido cafeico, é capaz de remover o colesterol “ruim” do seu sistema cardiovascular.

6. Ajuda na Prevenção do Câncer:

As folhas de Louro são particularmente adequadas para prevenir os radicais livres, que infelizmente podem alterar as células saudáveis em células cancerosas. Essas plantas contêm uma mistura maravilhosa de antioxidantes e dos compostos que permitem este procedimento anti-cancer, que incluem: parthenolide, linalol, catequinas e fitonutrientes.

7. Ajuda a Aliviar o Estresse:

Estresse e ansiedade durante um período prolongado pode afetar perigosamente a sua saúde, e as folhas de Louro são muito boas para acalmar e relaxar. Essa planta contém linalool, que é capaz de baixar o hormônio do estresse. Outras ervas que também tem o mesmo efeito calmante são: tomilho e manjericão.

8. Controla o Diabetes:

Tanto para as pessoas que são classificadas como grupo de risco de se tornarem diabéticas e para aquelas que já sofrem de diabetes, as folhas de Louro oferecem uma esperança extra. Sugere-se que o consumo regular de folhas de Louro podem diminuir as chances de ocorrência de episódios diabéticos, uma vez que essa planta tem sido associada com níveis de açúcar no sangue melhor regulados e maior funcionalidade do receptor de insulina.

louro beneficio

9. Diminui a Retenção de Líquidos:

Outro Benefícios da Folha de Louro regularmente é que ele ajuda a diminuir a retenção de líquidos do organismo.

Isso se deve principalmente ao fato de que ele estimula os rins a trabalharem mais e melhor, filtrando mais sangue e eliminando mais líquidos de maneira saudável.

10. Ajuda no Emagrecimento:

Além de favorecer o emagrecimento ao eliminar os líquidos que se acumulam de maneira excessiva, o Benefícios da Folha de Louro também ajuda a estimular o metabolismo. Isso significa que seu corpo começa a trabalhar de maneira mais rápida. Como resultado, há um consumo maior de calorias e, portanto, uma queima de gorduras e perda de peso.

11. Folha de Louro Para Diminuir os Níveis de Estresse:

Uma propriedade pouco conhecida das pessoas, mas que pode ser muito bem aproveitada em nosso cotidiano é o fato de que o Benefícios da Folha de Louro pode ajudar a aliviar o estresse.

12. Alivia Dores Musculares e Articulares:

Por atuar como relaxante muscular, o Benefícios da Folha de Louro também pode te ajudar a aliviar dores musculares. Sejam dores pontuais – como quando você torce a coluna ou dorme de mal jeito – ou dores crônicas, o consumo regular do chá da Folha de Louro ajuda a aliviar todas essas tensões acumuladas.

13. Folha de Louro Como Antibiótico:

O Benefícios da Folha de Louro Ajuda a combater o desenvolvimento dos mais diversos tipos de bactérias, fungos e micróbios de forma natural. O óleo produzido com Folha de Louro tem efeito antibiótico e tem poucas chances de provocar qualquer tipo de reação alérgica, comum aos remédios antibióticos industrializados. Entretanto, caso haja alguma infeção, é essencial consultar um especialista no assunto para não errar no tratamento.

14. Ajuda a Induzir o Sono:

Consumir chá de Folha de Louro na hora de dormir ajuda a induzir o sono adequado e de mais qualidade, para que você possa descansar adequadamente.

15. Tratamento de Piolhos:

Para se livrar de piolhos, ferva cerca de 50 gramas de folhas de Louro esmagadas em 400 ml de água até que 100 ml de água permaneça.

Coe a água, deixe esfriar e aplique sobre as raízes do cabelo. Deixe-a por 3 a 4 horas e lave. Isto irá remover os piolhos de forma eficaz.

16. Tratamento de Problemas Renais:

Os Benefícios da Folha de Louro ajudam no tratamento de infecções nos rins e até mesmo pedras nos rins. Para este efeito, ferva 5 gramas folhas de Louro em 200 ml de água até que 50 ml de água permaneça. Coe e beba isso duas vezes por dia.

17. Melhora o Apetite:

O chá ou óleo produzido com o Louro é um ótimo aliado para as pessoas que sofrem de falta de apetite. As vitaminas presentes no Louro estimulam a fome e podem ser ingeridas algumas horas antes do horário das refeições.

18. Tem Efeito Adstringente:

Induzindo a contração muscular e de tecidos, o efeito adstringente do Louro pode ser utilizado por que sofre de sensibilidade nas gengivas, já que o Louro fortalece a ligação delas com dos dentes, além de tratar a pele – combatendo cravos e espinhas, por exemplo- e fortalecer os cabelos.

19. Louro como Inseticida:

O Louro é mortal para insetos de pequeno porte e, por isso, pode ser utilizado pra combater o aparecimento de formigas e mosquitos em casa, além de afastar outros insetos. A vantagem do desta folha neste sentido, é a ausência de qualquer componente químico presente em inseticidas industrializados.

louro

20. Tem Ação Anti-reumática:

Esmagar num almofariz um bom punhado de bagas de loureiro maduras. Pô-las a ferver, cobertas de água, durante 5-10 minutos. Espremê-las depois com um pano fino, deixar arrefecer o líquido e recolher a camada de gordura que flutua.

Esta gordura ou manteiga de loureiro aplica-se em fricções sobre a zona afetada. Não é própria para ser ingerida.

Confira Outros Benefícios do Louro Para Saúde:

  • Alivia cólicas e indisposições gastrointestinais
  • Alivia dores musculares e de cólica
  • Age como diurético
  • Previne gripes e resfriados
  • Previne e elimina flatulências
  • Trata problemas de úlcera estomacal
  • Estimula o apetite
  • Previne casos de câncer
  • Melhora a produção de células sanguíneas
  • Auxilia no desenvolvimento adequado do DNA
  • Melhora a saúde dos olhos, cabelo e pele
  • Pode ser utilizado também como repelente natural

Algumas Contraindicações do Louro:

O uso desta folha, através do seu chá ou mesmo de outras formas, deve ser controlado e não deliberado. O consumo excessivo desta folha é capaz de causar intoxicação no organismo, por isso é necessário atenção. Além disso, recomenda-se buscar por orientação de um médico ou profissional de saúde antes de tomar o chá se estiver sob medicação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 25 Benefícios do Chá de Cevada Para Saúde

Quercetina – Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais