Benefícios das Plantas

Damiana – Origem, Benefícios e como Usar

Damiana – Origem, Benefícios e como Usar esta planta de maneira correta. Além disso, a Damiana possui muitas propriedades medicinais que promovem e auxiliam a saúde do corpo humano. A Damiana é uma planta medicinal que possui o nome científico de Turnera diffusa, mas também é conhecida como Damiana-do-México e Damiana-Mexicana.

beneficios da damiana

Apesar de possuir uma flor que se destaca e faz com que algumas pessoas pensem que a Damiana se resume à ela, a planta é, na verdade, um arbusto, nativo da América Central, México, América do Sul e Caribe.

É relativamente pequeno e suas flores são pequenas e aromáticas (algumas pessoas podem jurar que este arbusto e suas flores têm um cheiro que lembra camomila, por causa do óleo presente na planta).

Das suas folhas pode ser feito um chá, que já foi muito utilizado pelos astecas, maias, índios mexicanos e índios da América do Sul. Este chá possui inúmeras propriedades e benefícios, confira.

Origem da Damiana:

A Damiana é um arbusto silvestre que cresce no México, América Central e Caribe. A folha e caule são utilizados para a medicina. Historicamente, é usada principalmente para aumentar o desejo sexual, assim como aumentar a vitalidade e a energia, mas também conta com outras propriedades.

Também conhecido como chanana ou albina. Para quem nunca viu a planta, ela lembra bastante a camomila, tanto na aparência quanto no aroma. Outra característica é a produção de flores pequenas e aromáticas ao longo do verão, que, em seguida, são substituídas por frutas semelhantes ao figo.

Propriedades da Damiana:

A planta é afrodisíaca, antisséptica, urinária, carminativa, colagoga, diurética, emenagoga, estimulante, laxante e nervina. Diante destas propriedades, é possível obter muitos benefícios, principalmente se ela for consumida como chá.

Benefícios da Damiana Para Saúde:

  • A Damiana é usada por adolescentes afim de superarem a timidez – característica comum na época da puberdade.
  • Diminui a frigidez feminina, fazendo até com que a mulher produza mais muco vaginal – o que, consequentemente, a deixa mais lubrificada.
  • Pode ser usada para evitar a ansiedade no desempenho sexual dos adultos, melhorando-o rapidamente. Isso acontece porque o princípio amargo da planta estimula o sistema nervoso, fazendo com que os nervos enviem mais rapidamente as mensagens até os órgãos genitais.
  • Um estudo antigo, publicado pela revista Psychopharmacology há mais de 15 anos, é a maior experiência já feita com a planta. Nele, comprovou-se que o consumo da planta em altas doses melhorou o desempenho sexual de ratos, no que dizia respeito aos níveis de ereção, ejaculação e número de cópulas.
  • Um dos efeitos positivos da Damiana que não estão relacionados à sexualidade é sua ação sobre questões psicológicas. Ela alivia o estresse, a ansiedade e a depressão em homens e mulheres. Essas propriedades acalmam a pessoa, favorecendo melhorias no humor e no tratamento de sintomas de distúrbios da mente.
  • Além de suas propriedades terapêuticas, as folhas da Damiana são utilizadas como uma espécie de tempero, especialmente na culinária tradicional mexicana. Seu sabor é popular na aromatização de bebidas, além – é claro – na produção de chás variados.
  • A Damiana também pode ser utilizada nos seguintes casos: albuminúria, alcoolismo, anorexia, asma, astenia (ou fraqueza), bronquite, cistite, convalescênça, constipação, debilidade, desordem respiratória, depressão, diabetes, diarreia, dispepsia, disenteria, dismenorreia, doenças dos rins e bexiga, doenças venéreas, dor de cabeça, dor de estômago, eczema (de menstruação insuficiente), enurese (incontinência urinária).

Como Usar a Damiana:

Uma das formas de se usar a Damiana e de usufruir de seus benefícios é por meio da produção de seu chá. Para fazê-lo, são necessários de 15 a 20 gramas da planta e um litro de água. Depois de fervê-la, acrescente cerca duas colheres de sopa de folhas secas. Deixe esfriar e, em seguida, filtre e beba de duas a três xícaras da infusão por dia.

Além do chá, o licor e o comprimido são outras maneiras de administrar a planta. Para escolher a melhor forma, bem como a quantidade certa, recomenda-se acompanhamento médico. O excesso do medicamento pode provocar ansiedade, insônia, taquicardia, irritação no intestino e sobrecarga no fígado.

damiana

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Damiana:

Apesar de possuir tantos benefícios, como toda planta medicinal, a Damiana também tem suas contraindicações, como nos casos de gravidez, lactação e hipoglicemia.

Por poder causar ansiedade, insônia, taquicardia e irritação no intestino, não se deve tomar mais que uma xícara do chá por dia, para não acabar até sobrecarregando o fígado, pois seus efeitos são cumulativos. Por fim, também não é recomendável o consumo do chá de Damiana com estimulantes como o café, outros chás, guaraná, cola e ginseng.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.