Aperta Ruão – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Aperta Ruão – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. além disso, o Aperta Ruão possui muitas propriedades medicinais que são essenciais para saúde do corpo humano. O Aperta Ruão (nome científico Piper auncum) vem a ser conhecido popularmente por nomes como tapa-buraco, jaborandi-falso ou pimenta-de-fruto-ganchoso. Ele é um arbusto da família das piperáceas que pode chegar até um metro de altura, ostentando folhas ovais e dá frutos que tem formato de espiga com sabor acre e picante.

Aperta Ruão

Seu tempo de florescimento é de abril à novembro. Sua raiz é altamente tóxica, devendo-se tomar cuidado ao ministrá-la na medicina natural. O Aperta Ruão é uma planta que pertence à família das Piperaceae. Dependendo do local onde ela é encontrada, pode ser conhecida por vários outros nomes, a exemplo de pimenta-longa, aduncum, tapa-buraco, pimenta-de-fruto-ganchoso, jaborandi-do-mato, erva-de-jaboti, matico-falso e falso-jaborandi.

O nome botânico faz referência a seu nome sânscrito, “pipali”. De acordo com a crença popular, a planta foi descoberta por um soldado espanhol ferido, de nome Matico. Ele aprendeu, supostamente pelas tribos locais, que a aplicação das folhas dessa planta pode estancar sangramentos, e passou a ser designada “mático” ou “erva-do-soldado”.

O Aperta Ruão foi introduzido na medicina estadunidense e europeia por um médico de Liverpool em 1839 como um hemostático e adstringente para feridas. A planta aperta-ruão é muito comum no Brasil e em vários países da América Latina.

Para quem não conhece, o Aperta Ruão é um arbusto que alcança cerca de 8 metros de altura, com folhagem verde viva, além de flores amarelas. Ela é famosa por ser capaz de conter hemorragia, isso graças às propriedades adstringentes.

Propriedades da Aperta Ruão:

Entre as principais propriedades da planta estão as suas propriedades: Adstringente, antiofídico, colagogo, diurético, resolutivo, tônico do útero e colagogo. Então, confira também os Benefícios da Aperta Ruão Para Saúde:

Benefícios da Aperta Ruão Para Saúde:

  • Pode-se tratar feridas diversas a partir de banhos utilizando a semente do Aperta Ruão.
  • Em caso de queda do útero (prolapso), utilize-se das folhas em banhos demorados.
  • Se quiser tratar hemorragia, problemas de fígado ou blenorragia, ingira chá das folhas do Aperta Ruão.
  • Quando a diarreia é mais forte, faça lavagem intestinal com o chá de Aperta Ruão. Acrescente uma colher de pó das folhas.
  • A planta Aperta Ruão cozida serve para fazer bochechos ou lavar feridas.
  • Se sofrer de mau hálito, procure mascar as folhas, cascas ou raízes do Aperta Ruão. Elas prometem perfumar a boca e agir contra o mau cheiro.

Como Usar a Aperta Ruão:

  • Existe uma forma de potencializar as propriedades do aperta-ruão. É a infusão. Ela ajuda a tratar as amigdalites, bastando fazer vários gargarejos ao dia.
  • Também melhora os problemas do trato digestivo e intestinal. Para isso é só tomar uma xícara do chá três vezes ao dia.
  • A infusão também é útil para limpeza vaginal, bastando tomar um copo quatro vezes todos os dias.
  • Ao tomar um copo até quatro vezes por dia, é possível tratar problemas como fibroma, cistite, bronquite e pedra nos rins.
  • Para o tratamento de hemorroidas, o aconselhado é lavar o local com a infusão até três vezes ao dia. A aplicação tópica também é eficaz nos casos de reumatismo e herpes.

Receita do Chá de Aperta Ruão:

Utilize a medida de duas colheres de sopa da erva para um litro de água. Deixe a água ferver e quando alcançar ebulição, desligue o fogo. Tampe a solução e deixe-a abafada pelo período de dez minutos. Após este período, coe e ingira o chá. Certifique-se de tomar de duas a três xícaras ao dia para melhor eficácia. Não há hora específica para tomar o chá, podendo ser ingerido a qualquer hora do dia e sob qualquer temperatura.

Farmacologia da Aperta Ruão:

Os autores pesquisados relatam que os frutos têm as mesmas propriedades da Piper cubeba e que as folhas tem as mesmas propriedades que o Piper elongaíum.

Efetivamente as três espécies pertencem à mesma Família botânica e ao mesmo gênero. Isso não nos fornece bases para afirmar que os princípios ativos e a farmacologia sejam semelhantes.

O uso empírico da Aperta Ruão em muito se assemelha a indicações aprovadas pelo governo americano para o Matico verdadeiro. Este sim possui farta documentação para consulta.

Posologia da Aperta Ruão:

Adultos: 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs para diarreias e hepatoprotetor. Nas diarreias rebeldes o mesmo infuso pode ser usado em lavagens intestinais acrescido de 1 colher de café do pó das folhas.

Quantidades maiores do mesmo infuso deverão ser usadas em banhos demorados para Blenorragia e prolapso uterino. 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de frutos em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12h como diurético.

Cascas e fruto podem ser mascados para perfumar a boca.

Benefícios da Aperta Ruão

Contraindicações da Aperta Ruão:

A planta Aperta Ruão é contraindicada para grávidas e lactantes. Mantenha-a sempre fora do alcance das crianças, em temperatura ambiente, ao abrigo da luz, da umidade e à distância de aparelhos elétricos, baterias e eletrônicos. A planta Aperta Ruão não é um medicamento e não substitui o tratamento médico, visite seu médico regularmente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Pera-do-Campo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 15 Benefícios do Óleo de Maçã Para Saúde!