Ucuúba – Origem, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Ucuúba – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse fruto milagroso para saúde. Além disso, Ucuúba manteiga conhecida cientificamente como Virola surinamensis é uma árvore alta, que produz uma pequena fruta vermelha. É uma árvore nativa das várzeas encontrados em toda a região amazônica. Mas é encontrado em toda a América Central e do Sul.

ucuuba origem

O nome indígena da árvore significa graxa e árvore. Além de Ucuúba que também é conhecido como Baboonwood e noz moscada selvagem. Prefere regiões alagadas, e atinge uma altura de 25 a 35 m. Uma árvore adulta pode produzir entre 30 a 50 kg de sementes por ano.

As sementes são tão rica em gorduras que o extracto de manteiga rendimentos podem chegar a 50% por quilo de sementes (peso seco). Ucuúba manteiga é uma manteiga natural, prensado a frio das sementes da árvore Ucuúba. Ele não será processado.

A manteiga resultante é castanho claro, macio seco em consistência. manteiga Ucuúba é ultra-ricos em ácidos láurico, mirístico e palmítico ácido essencial no desenvolvimento de células saudáveis, regulação do sistema imunológico e manutenção de uma pele saudável e cabelo.

A manteiga também é rica em vitamina A e C, e em ácidos gordos insaturados. Ucuúba Manteiga diz-se ter propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas e é ideal para o tratamento do acne, o eczema e a pele seca ou irritada, eficaz para o tratamento de reumatismo, artrite e ulceração da pele, bem como para fazer os sabões e velas aromáticos.

Origem da Ucuúba:

Árvore nativa da região Amazônica, encontra-se amplamente distribuída em alguns Estados do Nordeste brasileiro e América Central. A Ucuúba também é usada popularmente por tribos do Amazonas e no nordeste brasileiro, onde a resina destas árvores, após fervida, seca e pulverizada é inalada como alucinógeno, proporcionando uma sensação semelhante à do chá Ayahuasca durante 4 a 6 horas.

O suco fresco de cor vermelha extraído da casca da Ucuúba é usado tradicionalmente para tratar abscessos, fleimões, paroníquias ( infecção da pele que rodeia a unha ), furúnculos, fissuras anais, infecções da glândula parótida, amigdalites, infecções bacterianas, entre outros.

Quando utilizada em formulações para os cuidados com a pele. Ela proporciona a sensação de leveza e garante um toque aveludado. A manteiga de Ucuúba é recomendada também no tratamento dos cabelos ressecados, quebradiços e enfraquecidos, pois possui propriedades capazes de repor os nutrientes dos fios.

Diante do mercado de cosméticos, uma das marcas reconhecida pelo fornecimento da Ucuúba no Brasil é a Beraca empresa fornecedora de ingredientes naturais e orgânicos. Nossas madeixas agradecem.

Na medicina popular, em forma de infusão é empregada para alívio de reumatismo, artrites, dores de estômago causadas por gases, e dispepsia. A decocção da casca é usada para limpar e ajudar na cicatrização de feridas. A resina de sua casca é usada contra a erisipela. Sua seiva, em decocção misturada ao Camapu, é aplicado em chumaços de algodão, sobre as hemorroidas.

Benefícios da Ucuúba Para Saúde:

Com todos os nutrientes mencionados todos nós concordamos que Ucuúba manteiga pode ter inúmeras aplicações, especialmente na indústria de cuidados da pele. Vamos tentar e destacar alguns usos, porque se fôssemos para cobrir todos os benefícios. Em profundidade vamos passar dias e provavelmente semanas tentando cobrir todos eles.

Trata as Condições da Pele:

Seu primeiro uso é para ser usado como um anti-séptico e um anti-inflamatório que torna o produto ideal para tratar a acne, eczema e pele irritada seca. Estas são as condições da pele que tornam a pele desconfortável e resultar em doenças da pele ruim. Para evitar que estas doenças da pele, seria aconselhável apenas usar Ucuúba manteiga para nutrir e manter a pele saudável.

Mantém a Aparência Jovem:

Esta manteiga precioso é também conhecida pelas suas propriedades anti-envelhecimento. Devido à sua elevada concentração de ácidos gordos e gorduras. É capaz de penetrar rapidamente através da pele e para ajudar a manter a sua umidade da pele.

Quando a pele mantém sua umidade permanece macia e suave ao mesmo tempo que permanece relaxado. Todas estas são algumas das causas de envelhecimento da pele rapidamente. Se você incorporar Ucuúba manteiga em seu regime de pele, em seguida, sua pele vai sempre olhar jovem e fresco.

ucuuba

Como Usar a Ucuúba:

Você pode adquirir os cosméticos à base de manteiga de Ucuúba com diferentes aplicações que vão desde o uso em peles sensíveis até o tratamento de cicatrizes ou, ainda, comprar a manteiga pura.

Caso adquira a manteiga pura, esquente em banho-maria a quantidade que for usar, espere esfriar e aplique com movimentos circulares na rachadura nos pés antes de dormir todas as noites, portanto, nos joelhos, cotovelos, nas pernas e em todas as áreas mais ressecadas.

Efeitos Colaterais da Ucuúba:

O uso da Ucuúba com medicamentos alopáticos pode trazer problemas para o paciente. Além disso, é importante ressaltar que não existem comprovações. Em relação ao uso medicinal da planta, principalmente no tratamento de câncer e outras doenças graves. O ideal é sempre consultar um médico ao aparecimento de qualquer sintoma.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 15 Benefícios da Casca do Salgueiro Para Saúde

Malva Rosa – Origem, Benefícios e Como Usar!