Benefícios de Legumes e Vegetais

Os 30 Benefícios do Aspargo Branco Para Saúde

aspargo branco

Os 30 Benefícios do Aspargo Branco Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, pouco calórico e altamente nutritivo, o aspargo branco é um alimento que merece atenção especial no cardápio para manter a saúde em dia e nas dietas para emagrecer. Com propriedades que fortalecem o organismo, aceleram seu funcionamento e ajudam a eliminar toxinas.

Rico em vitamina A, C, zinco, manganês e selênio, o aspargo branco é altamente antioxidante e poderoso na renovação celular e no combate ao envelhecimento precoce. As vitaminas são benéficas para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a resistência à doenças oculares associadas à idade, como degeneração muscular e catarata.

aspargo branco

Até pouco tempo, o aspargo branco não era um vegetal tão popular no Brasil, mas tem ganhado notoriedade e chegado cada vez mais às mesas brasileiras, o que é ótimo, pois é repleto de vitaminas, como vitamina A, vitamina C, vitamina E, K, B6 e folato, além de minerais essenciais para a saúde, como ferro, cobre e cálcio, mais fibras e proteína! E está muito enganado quem pensa que se trata de um ingrediente difícil de preparar.

A verdura é dotada de propriedades anti-inflamatórias, anticâncer, antioxidantes, diuréticas e drenantes. Na antiguidade, os aspargos também era conhecido por suas propriedades afrodisíacas. O Aspargo Branco é uma flor da família dos lírios. O seu cultivo já abrange todos os continentes, o que permite comermos esta iguaria durante o ano todo.

O Aspargo Branco é um vegetal que ainda não é muito conhecido pelos brasileiros e não faz parte da sua dieta normalmente, mas ele têm muitos benefícios para a saúde e para as pessoas que querem emagrecer ou ganhar massa muscular.

Benefícios do Aspargo Branco Para Saúde:

Valor Nutricional do Aspargo Branco:

Com 20 calorias a cada porção de 100 g e nutrientes como potássio, carboidratos, fibras, proteínas, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio, ferro e magnésio em sua composição, já dá uma ideia de que se trata de um alimento saudável.

1. Ajuda na Perda de Peso:

O aspargo branco tem pouquíssima gordura e poucas calorias – uma xícara tem cerca de 32 calorias. É também rico em fibras solúveis que são ótimas para dieta de perda de peso, pois o organismo digere essas fibras de forma mais lenta, mantendo-o mais satisfeito e, assim, diminui a fome no intervalo entre uma refeição e outra.

2. Previne Infecções e Problemas Urinários:

Contem um aminoácido chamado asparagina, que age como um diurético natural. Uma dieta rica em aspargos pode prevenir infecções urinárias, pois ajuda a eliminar, na urina, as toxinas e o excesso de sal do organismo.

3. É Rico em Antioxidantes:

É rico em antocianina, o antioxidante responsável pela sua coloração, que ajuda a combater os radicais livres, moléculas tóxicas que danificam o organismo.

4. Boa Fonte de Vitamina E:

Este importante oxidante fortalece a imunidade do organismo e também ajuda a combater os radicais livres.

5. Age Como Afrodisíaco:

O aspargo branco é uma ótima fonte de ácido fólico e vitamina B6, ambos ótimos para melhorar o humor, principalmente para dar mais ânimo. Além disso, a vitamina E reforça os hormônios sexuais, como estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens.

6. Ajuda a Curar a Ressaca:

Um estudo publicado em 2009 comprovou que uma porção pequena de aspargos no café da manhã pode curar a ressaca, pois os aminoácidos do vegetal agem no fígado e protege as células, combatendo todas as toxinas do álcool.

7. Acaba com Inchaço:

De todas as boas propriedades do aspargo branco , talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal. Portanto, é ideal para quem sofre de inchaço e ainda ajuda a acabar com gases.

8. Ótima Fonte de Ácido Fólico:

O ácido fólico é essencial para mulheres que querem engravidar, pois fortalece o útero. Segundo um estudo publicado em 2009, esta vitamina pode reduzir em até 50 por cento o risco de parto prematuro. A pequena quantia de quatro aspargos contém 22 por cento da dose diária de ácido fólico recomendada por médicos.

9. É Rico em Vitamina K:

Esta vitamina melhora a circulação sanguínea e evita a formação de coágulos, e também fortalece os ossos, pois ajuda a absorver o cálcio dos alimentos.

10. Melhora o Humor:

O ácido fólico também é responsável para melhorar o humor, diminuindo a irritabilidade. Estudos mostraram que baixos níveis de ácido fólico e vitamina B12 podem desencadear depressão. Além disso, o aspargo branco é rico em triptofano, um aminoácido que também melhora o humor.

11. Promove Saúde na Gravidez:

A alta folato conteúdo Aspargos ajudas em reduzir o risco de defeitos de peso e de natalidade baixa natalidade durante a gravidez. O folato é essencial para o crescimento neuronal do feto. Ela também ajuda a reduzir a complicação de edema ou retenção de água nos tecidos do corpo, devido ao seu efeito diurético.

12. Benefícios do Aspargo Branco na Saúde Sexual:

O Aspargos possui propriedades afrodisíacas. Seu folato e sua vitamina B6 estimulam a excitação. Além disso, a vitamina E presente no Aspargos estimula os hormônios sexuais de homens e mulheres.

13. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Aspargos Brancos também é fonte de vitamina E, que além de proteger o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico. Existe a orientação de consumir com azeite de oliva porque o corpo absorve melhor a vitamina E quando ela vem acompanhada de um pouco de gordura.

14. É Rico em Vitamina do Complexo B:

Acredita-se ainda que algumas vitaminas do complexo B presentes nos Aspargos Brancos trabalhem juntas para regular os níveis de açúcar no sangue. Isso é importante porque a manutenção de taxas estáveis de glicose ajuda a evitar a elevação do apetite.

15. Atua Como Diurético:

A vitamina K encontrada nos Aspargos age como um diurético natural, promovendo a eliminação do excesso de líquido no corpo. Isso combate a retenção de líquido assim como a sensação de inchaço causada pela condição.

16. Aspargo Branco é Rico em Fibras:

Outra vantagem do Aspargo branco é que ele é fonte de fibras. Portanto, um nutriente que promove a sensação de saciedade ao organismo. Isso faz com que ele ajude a controlar o apetite e consumir uma quantidade controlada e mais baixa de calorias seja mais fácil.

benefício do aspargo branco

Outros Benefícios do Aspargo Branco Para Saúde:

  • O Aspargo Branco é uma excelente fonte de nutrientes para o corpo e a mente;
  • Além de proteger o corpo contra os radicais livres, o Aspargo Branco fortalece o sistema imunológico;
  • O Aspargo Branco também já foi associado à melhoria do humor;
  • Aspargo Branco pode prevenir infecções urinárias;
  • O Aspargo Branco também já foi associado à melhoria do humor;
  • Aspargo Branco pode prevenir infecções urinárias;
  • O Aspargo Branco ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável;
  • O Aspargo Branco ajuda na manutenção de um sistema digestivo saudável;
  • O Aspargo Branco age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos;
  • Ajuda na redução do colesterol e na prevenção das doenças cardíacas;
  • O Aspargo Branco também é ótimo para quem sofre de constipação
  • A vitamina E encontrada no Aspargo Branco reforça os hormônios sexuais;
  • Inserir alimentos poucos calóricos e ao mesmo tempo nutritivos como o Aspargos na dieta é uma boa alternativa para quem deseja emagrecer;
  • Outra vantagem do Aspargos é que ele é fonte de fibras.

Efeitos Colaterais do Aspargo Branco:

Estes grandes talos verdes são potenciais tesouros de fibra. Portanto, 100 gramas deste legume contém 2,1% de fibra, concentrando cerca de 8% do valor diário recomendado do nutriente. A ingestão excessiva de fibra não é aconselhável. Então consuma esse alimento com moderação.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

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