Plantago Ovata – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Plantago Ovata – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Plantago Ovata, também conhecida como psilium, é uma planta com propriedades medicinais comprovadas no tratamento da obstipação intestinal (prisão de ventre ou constipação intestinal), agindo na regulação do trânsito intestinal.

Além de tratar outros problemas de saúde e auxiliar no processo de emagrecimento. Nativa da Europa, a planta espalhou-se pelo mundo devido à sua facilidade de adaptação e pode ser encontrada à venda em algumas farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais.

Benefícios da Plantago Ovata

Otrigem da Plantago Ovata:

Além do nome curioso, a Plantago Ovata é uma espécie que tem outro particular: ao contrário da maioria das plantas, a parte que dá origem ao seu chá é a semente. Geralmente, nas demais são aproveitadas folhas, cascas e flores.

Talvez você encontre o chá de Plantago Ovata em sua região com outro nome, o Plantago Ovata. Ele é vendido normalmente em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais.

Benefícios da Plantago Ovata:

1. Ajuda a Tratar a Constipação:

As sementes da Plantago Ovata são um laxante de formação de massa, o que significa que absorve a água em seu intestino e torna seus movimentos muito mais fáceis. Enquanto isso, ajuda a promover a regularidade, o que diminui a flatulência.

Algumas pesquisas têm mostrado que o consumo de 10 gramas de casca de Plantago Ovata com probióticos diariamente é uma maneira segura e eficaz para tratar a doença de Crohn.

2. Ajuda no Controle do Diabetes

A entrada do Plantago Ovata no organismo faz com que a velocidade de absorção dos carboidratos seja menor, diminuindo assim a sobrecarga do pâncreas, na produção de insulina, hormônio responsável por controlar o nível de açúcar no sangue. Por isso essa fibra pode ser bem útil no controle dos níveis de glicemia.

3. Saúde do Coração:

Uma pesquisa mostrou que fibras solúveis podem ajudar a controlar os níveis de colesterol. Os níveis controlados de colesterol são importantes para todos, mas vital para as pessoas com idade superior a 50 anos.

Um estudo mostra que a Plantago Ovata é uma maneira eficaz para as pessoas diminuírem seu colesterol, com poucos efeitos colaterais. Se você precisa diminuir o seu colesterol, pergunte ao seu médico se a adição deste suplemento em sua dieta é ideal para você.

4. Ajuda a Perder Peso:

Manter o peso ideal é uma preocupação para muitas pessoas, especialmente para aqueles que possuem uma condição crônica, como diabetes. Além de ser bom para o coração e os níveis de açúcar no sangue, a Plantago Ovata ajuda a perder peso.

Isso porque absorve o líquido do seu corpo e ajuda a controlar a quantidade de alimento que você come. Algumas pesquisas sugerem que as fibras auxiliam a manter um equilíbrio glicêmico saudável.

5. Reduz a Pressão Arterial

Como é capaz de eliminar impurezas do organismo, o Plantago Ovata pode ser útil para promover a boa saúde das paredes sanguíneas, que livres de excesso, funcionam melhor. Um estudo publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension comprovou essa qualidade do Plantago Ovata. Os participantes hipertensos que consumiram regularmente a fibra natural tiveram redução da pressão arterial.

Como usar a Plantago Ovata

A fibra natural pode ser consumida a qualquer momento do dia, mas recomenda-se sempre uma boa hidratação, tendo em vista que o Plantago Ovata é um alimento de alta absorção de água. Além disso, prefira sempre a versão natural, sem aditivos. A recomendação geral é de que uma colher de sopa da planta por dia ou 7 ou 8 cápsulas diárias (com 500 miligramas cada).

Indicações da Plantago Ovata:

Além de ser eficiente no tratamento para emagrecer, a Plantago Ovata pode ser usada com outras finalidades. Entre elas, está para evitar ou tratar a prisão ventre, pois ajuda na evacuação. Devido as suas propriedades, a planta também controla os níveis de colesterol no organismo.

Ao fazer uso da planta, a pessoa pode sentir a sensação de saciedade mais facilmente, evitar a flatulência, tratar a diabetes tipo 2, reduzir o ácido úrico e o risco de doenças cardíacas.

Quem usar o chá da planta pode ferver 3 gramas das sementes com 100 ml de água por 5 minutos. Depois de repousar por 15 minutos, coe e espere esfriar para beber em seguida.

Efeitos Colaterais e Contraindicações:

É muito importante ter atenção com a quantidade a ser consumida da planta, pois, em excesso – consumo diário e em mais de três doses ao dia, a planta pode causar efeitos colaterais, como o aumento dos níveis de sódio no sangue.

O consumo da Plantago Ovata é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos de idade e pessoas que sofram com obstrução intestinal ou impactação fecal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios da tatajuba

Os 12 Benefícios da Tatajuba Para Saúde

Chá de Marshmallow – Origem, Benefícios e Como Usar!