Os 30 Benefícios do Funcho Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Funcho Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, muitas pessoas dirão que não conhecem a planta funcho. Mas e se eu te disser que ela é popularmente conhecida como erva doce? Agora já é mais provável que a reconheça ou tenha ouvido falar sobre, não é verdade?

A forma mais comum de utilizar é através da infusão. Ou seja, do chá, que é bastante conhecido como um calmante natural. Mas e para além do chá, você sabe como pode incorporar essa planta no seu dia a dia?

beneficios do funcho

O funcho, também conhecido popularmente como anis ou erva doce, é uma poderosa erva terapêutica largamente utilizada não só na medicina caseira, bem como na perfumaria, na culinária e como aromatizante.

Originária do Mediterrâneo e cultivada em várias regiões de climas temperado ou subtropical, esta planta possui raízes com propriedades diuréticas que são muito usadas em infusões para prevenir o acúmulo de líquidos no corpo. Já as sementes de funcho costumam ser utilizadas em chás para combater gases intestinais.

O funcho é uma planta muito tradicional utilizada na culinária e na medicina popular. A planta pode chegar a 2 metros de altura e produz flores amarelas, apesar de ser possível aproveitar todas as partes da planta, o mais utilizado são seus frutos que são sementes secas e delas é possível retirar o óleo, preparar extratos alcoólicos e até mesmo fazer chás por infusão.

Valor Nutricional do Funcho:

Na composição do funcho estão presentes as vitamina A, do complexo B e vitamina C; fibras; e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio e zinco. Devido ao elevado teor de nutrientes presentes em sua composição, possui propriedades antiespasmódicas, estimulante, relaxante, vermífugo e antirreumático.

Benefícios do Funcho Para Saúde:

1. Favorece o Funcionamento do Cérebro:

Outro dos benefícios do funcho pouco conhecido é que ele potencializa as atividades cerebrais, favorecendo as funções cognitivas e estimulando o fluxo de oxigênio no cérebro.

2. Previne Problemas Cardíacos:

Por ser rico em potássio, um dos elementos responsáveis por equilibrar a pressão arterial, o consumo regular de funcho também previne ataques cardíacos e acidente vascular cerebral AVC.

3. Alivia Cólicas Menstruais:

O funcho oferece diversos benefícios em especial para a saúde feminina, já que esta planta regula o ciclo menstrual e também ameniza os sintomas e desconfortos típicos da menstruação.

4. Previne o Câncer:

Diversas substâncias contidas no funcho atuam de maneira altamente positiva na prevenção e auxílio ao tratamento de tumores cancerígenos, sobretudo no cólon e nas mamas.

5. Favorece o Emagrecimento:

Por ser rico em fibras e também por conter substâncias que eliminam as toxinas nocivas ao organismo, o funcho também favorece o processo de emagrecimento, exercendo um papel fundamental ao eliminar o excesso de gordura e açúcar contidos no sangue.

6. Combate o Mau Hálito:

Poucas pessoas sabem disso, mas outro dos benefícios do funcho trata-se de ele evitar o mau hálito, já que esta planta tem propriedades que refrescam a respiração, sobretudo após as refeições.

7. Evita Diarreia:

Em virtude de esta planta atuar na regularização das atividades gastrointestinais, ela também previne e combate episódios de diarreias, sobretudo aquelas oriundas da ação de bactérias.

8. Combate o Colesterol Ruim:

Devido ao funcho ser muito rico em fibras, ele também é um poderoso combatente do colesterol ruim, o LDL, promovendo uma verdadeira faxina nas artérias.

9. Favorece a Digestão:

Entre os benefícios do funcho, destaca-se o fato de ele favorecer a digestão por meio de suas propriedades relaxantes, promovendo o melhor funcionamento das funções digestivas.

10. Reduz o Inchaço do Corpo:

Por ter efeitos diuréticos, o funcho também contribui para que o organismo não retenha líquidos, evitando desconfortos e inchaços principalmente na região do abdômen.

11. Alivia Cólicas Intestinais:

As substâncias contidas no funcho, como por exemplo, as fibras, exercem um papel fundamental para melhorar as atividades intestinais, evitando problemas de constipação, irritação e até mesmo infecções nesta região do corpo, prevenindo também as cólicas no intestino.

12. Funcho Para Cólica Menstrual:

Mulheres que lutam com cólicas menstruais pode também utilizar o Funcho para relaxar os músculos e oferecer auxilio na dor, inchaço, infecções, que podem ser tratadas com uma compressa que contenha.

13. Benefícios do Funcho Para Desintoxicação:

O Funcho facilita a perda de peso em duas formas principais desintoxicando o corpo dos compostos tóxicos e evitando a retenção de líquido no interior do corpo (isto é um diurético que aumenta a frequência de micção), além de melhorar os processos metabólicos assim como o aproveitamento do apetite suficiente para diminuir a gula.

14. Funcho Para o Diabetes e Pressão Arterial:

O nível de regulação do açúcar no sangue, bem como a insulina, poderá ser tomado com sucesso consumindo. É realmente um agente diurético.

15. Trata o Câncer:

O Funcho é muito benéfico para os pacientes com câncer. Após uma sessão de quimioterapia, os pacientes com câncer sentem uma sensação desagradável dentro de seu estômago. O Chá pode ajudar com a irritação do estômago.

funcho

Outros Benefícios do Funcho Para Saúde:

  • É uma ótima opção para melhorar sistema digestivo, também evita problemas digestivos como a diarreia podem ser manipulados;
  • Também estimula as enzima digestivas que absorvem nutrientes dos alimentos e consomem gordura e transformá-lo em energia utilizável;
  • O uso regular do Funcho é benéfico para pacientes com asma, pois é um bom relaxante e alivia o congestionamento;
  • Os compostos fenólicos encontrados e suas propriedades antioxidantes ajudam a controlar a diabetes tipo 2;
  • Tem efeitos anti-sépticos e anti-espasmódicos que ajudam na redução do muco e no alívio da tosse;
  • Contem propriedades antiespasmódicas do mentol nele;
  • Ajuda na limpeza do fígado de toxinas e pode efetivamente trabalhar para dissolver pequenas pedras da vesícula biliar em seu corpo;
  • Ajuda a aliviar dor de cabeça da mesma forma abrindo os vasos sanguíneos constrangidos do cérebro;
  • É também ótimo para aumentar os níveis de estrogênio e ajuda a controlar os hormônios ligados à produção de acne;
  • Ajuda a aliviar as dores de cabeça e a tensão;
  • Ajuda a aliviar a dor muscular que leva ainda mais a ativação no corpo;
  • Também estimula o fluxo da bile de modo a aumentar a velocidade na qual a digestão ocorre para promover um sistema intestinal saudável;
  • Tem propriedades antibacterianas contra bactérias que são a causa de doenças como febre, tosse e resfriado;
  • Ajuda a tratar das célula danificada e produzir as novas células rapidamente e substituí-las;
  • Tem qualidades germicidas e rapidamente refresca a respiração.

Efeitos Colaterais do Funcho Para Saúde:

Sementes de Funcho pode representar uma séria ameaça à saúde para mulheres que amamentam. Portanto, é aconselhável para as mulheres de enfermagem, para limitar o consumo em qualquer forma.

Os 22 Benefícios do Chá de Erva Cidreira Para Saúde

Os 30 Benefícios do Suco Verde Para Saúde