Ameixa de Natal – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Ameixa de Natal – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, a Ameixa de Natal possui ricas propriedades medicinais que promovem a saúde do corpo humano. A Ameixa de Natal é um arbusto denso, perenifólio e frutífero, nativo da província de KwaZulu-Natal, na costa oriental da África do Sul. Ele pode alcançar cerca de 6 metros de altura, formando uma arvoreta, embora a maioria das plantas cultivadas não passe de dois metros, mantendo o porte arbustivo.

ameixa de natal

Os ramos são lenhosos, densamente ramificados e espinhentos, com característicos espinhos em formato de forquilha ou “Y”. Ao corte, os ramos revelam uma seiva leitosa. As folhas são ovadas, verde-escuras, brilhantes, de textura coriácea e opostas.

Em climas com estações mais marcadas, como no sul do Brasil, floresce na primavera e verão, já em regiões mais tropicais, acaba por florescer durante o ano todo. As flores são brancas a rosadas, pentâmeras, com pétalas cerosas e tem um aroma delicioso que lembra flor-de-laranjeira e jasmim, e fica mais intenso à noite. Elas são atrativas para borboletas.

Os frutos que se seguem são bagas carnosas, doces e suculentas, de casca e polpa vermelha. Diz-se que o sabor assemelha-se a morangos e cramberries. No jardim, a Ameixa de Natal reúne as principais qualidades do arbusto perfeito para cercas vivas. Além de tolerar podas de formação, é muito fácil mantê-lo com um determinado formato.

Possui folhagem densa e espinhos que dão privacidade e desencorajam invasores. Por fim, ainda nos presenteia com flores perfumadas e frutos praticamente o ano todo. É de baixa manutenção, que consiste em podas e fertilizações semestrais.

Evite o plantio da Ameixa de Natal em locais de passagem e tráfego de pedestres, como passeios por exemplo, pois os espinhos podem ferir os transeuntes. Pode ser plantada em vasos e jardineiras. Também presta-se muito bem para a arte do bonsai, com destaque para as variedades “Bonsai” e “Horizontalis”.

Origem da Ameixa de Natal:

A Ameixa de Natal ou Carissa, também conhecida por Ameixa Africana por ser originária da parte sul do continente africano, é uma fruteira exótica em forma de arbusto ou arvoreta, que pode atingir entre 2 e 4 metros de altura, dependendo da sua forma de cultivo. É uma planta que contém muito látex e possui espinhos bifurcados.

As flores da Ameixa de Natal tem formato de estrela com leve aroma muito agradável. Os frutos são globosos ou elipticos, do tipo glabra que amadurecem principalmente no verão. A polpa é suculenta, porém lactescente, contendo poucas sementes. Seu sabor é um pouco ácido e levemente doce.

A planta possui muitas utilizações como por exemplo ornamental sendo muito bonita plantada isoladamente ou também na forma de cerca-viva. É muito utilizada para Toparia (arte de dar forma a plantas por meio de podas de condução). O fruto da Ameixa de Natal é muito consumido in natura ou na forma de sucos, sorvetes e geléia. ​

Propriedades da Ameixa de Natal:

Os frutos da Ameixa de Natal são ricos em Vitamina C, magnésio e fósforo e podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, geléias e como frutos desidratados. Dentre as diversas cultivares podemos citar a “Variegata”, com folhas variegadas de branco e creme, “Nana”, “Boxwood Beauty” e “Bonsai”, de porte anão e, “Horizontalis” e “Prostrata”, de folhagem rastejante. Então, confira agora os Benefícios da Ameixa de Natal Para Saúde:

Benefícios da Ameixa de Natal Para Saúde:

  • Os Extratos da Ameixa de Natal são valiosos para o tratamento da obesidade e outras complicações associadas com a obesidade. Estudos têm mostrado que o consumo do frutos de caroço tais como ameixas ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos (flavonóides e fenólicos).
  • Os flavonóides presentes no suco da Ameixa de Natal são eficazes na proteção contra o prejuízo cognitivo relacionado com à idade. Os fitonutrientes benéficos presentes nas ameixas ajudam na redução da inflamação em áreas neurológicos para melhorar as funções de aprendizagem e a memória.
  • O consumo regular da Ameixa de Natal também ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade, como as doenças de Alzheimer e de Parkinson.
  • A Ameixa de Natal exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das ameixas auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonóides presentes nas ameixas exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.
  • O consumo regular da Ameixa de Natal ajuda na redução da ansiedade. Estudos forneceram provas sobre os efeitos ansiolíticos e propriedades antioxidantes dos ácidos clorogênicos presentes na ameixas, que ajudam na cura de comportamentos relacionados à ansiedade e danos causados pelo estresse oxidativo.

Como Cultivar a Ameixa de Natal:

A Ameixa de Natal deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em qualquer tipo de solo, preferencialmente drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente durante os primeiros anos de implantação. Após o pleno estabelecimento, a planta Ameixa de Natal torna-se tolerante a curtos períodos de estiagem. Apesar de vegetar em condições de meia sombra, apenas forma densos arbustos e produz abundância de flores e frutos sob sol pleno.

beneficios da ameixa de natal

Sob meia sombra convém conduzi-lo como arbusto informal, ou mesmo uma pequena arvoreta, pois sua ramagem fica mais esparsa. É bastante adaptado a condições de salinidade, podendo ser utilizado com sucesso em jardins litorâneos. Resiste ao frio e geadas leves, típicas de clima subtropical. Multiplica-se por sementes, mas principalmente por estaquia dos ramos, preservando assim as características da cultivar mãe.

Efeitos Colaterais da Ameixa de Natal:

A Ameixa de Natal contêm oxalatos que podem cristalizar e se acumular, podendo resultar em diversos problemas de saúde. Além disso, pessoas que sofrem com complicações do rim ou da vesicular biliar devem evitar o consumo da fruta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficios da cidra

cidra – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios da cocona

Os 10 Benefícios da Cocona Para Saúde