Os 30 Benefícios da Equinácea Para Saúde

Os 30 Benefícios da Equinácea Para Saúde

Os Benefícios da Equinácea Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, a Equinácea possui ricas propriedades que beneficiam e favorecem a saúde do corpo humano. A Equinácea pertence à medicina nativa norte-americana, vale a pena conhecer. Selecionei aqui alguns dos usos consagrados da Equinácea, que não serve para tudo, como se diz, mas serve para muita coisa.

beneficios da equinacea

A Equinácea é uma planta nativa da América do Norte e comum em grande parte do continente norte-americano até o sul do Canadá. Os indígenas norte-americanos a chamam de “raiz de alce”, pois é ingerida por estes animais quando estão feridos ou doentes e, desta maneira, dizem eles, os humanos aprenderam a usar esta planta.

O seu nome científico é Echinacea purpurea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação na sua forma natural ou em alguns supermercados, sob a forma de sachês.

É possível consumir a erva em forma de cápsulas, tintura, chá e até mesmo xarope. Como todo fitoterápico, deve ser consumido conforme recomendação e prescrição médica/terapêutica. Ela é ótima para gargarejo, no caso de infecção de garganta e gengiva, e também banhos de assento.

Propriedades da Equinácea:

A Equinácea (echinacea purpurea) tem óleos essenciais, polissacarídeos, alquilamidas, poliacetilenos, flavonoides, derivados do ácido cafeico, entre outras substâncias ativas.

Tem ação imunoestimulante, imunomoduladora, antibacteriana, anti-inflamatória, antisséptica, antiviral e antimicrobiana. Ela aumenta a atividade dos glóbulos brancos responsáveis pela produção dos anticorpos. Então, confira agora os Benefícios da Equinácea Para Saúde:

Benefícios da Equinácea Para Saúde:

1. Elimina Toxinas do Organismo:

A erva atua com empenho na diminuição dos efeitos que a quimioterapia anticancerígena provoca no corpo dos pacientes. Desta forma, consegue atenuar os resultados negativos que este tratamento causa. Eliminando também as toxinas presentes no organismo, funcionando nesse sentido como um “faxineiro” do bem.

2. Promove a Produção de Glóbulos Brancos:

A Equinácea é considerada uma planta que estimula e fortalece o sistema imunitário, promovendo uma maior produção de anticorpos e de glóbulos brancos no sangue.

Como tal, é usada em constipações e gripes, sinusites, amigdalites, infeções respiratórias, entre outras, tanto de modo preventivo como curativo.

3. Benefícios da Equinácea Para Saúde dos Cabelos:

A Equinácea ajuda a controlar queda de cabelo e promove o crescimento dos fios, proporcionando um mais cheio e volumoso. Este efeito é conseguido devido o aumento da circulação sanguínea para o couro cabeludo e fortalecimento dos folículos pilosos.

4. Combate Problemas Respiratórios:

Sinusite, resfriado, gripe, inflamação de garganta são alguns dos problemas que a Equinácea pode ajudar a resolver.

Outra das suas importantes características é o facto de ter ajudar a impedir a progressão de infeções através da inibição do enzima hialuronidase, produzida por muitas bactérias.

5. Combate o Câncer:

A capacidade da Equinácea para afetar o Sistema Imunológico especificamente diz respeito à forma como ela lida com substâncias estranhas no corpo. Esta erva foi ligada a prevenção do Câncer, porque estimula o Sistema Imunológico do corpo para eliminar as células cancerosas.

Embora a Equinácea não seja necessariamente considerada um antioxidante pode certamente contribuir para eliminar os radicais livres por estimulação das células do Sistema Imunitário adequados, contribuindo assim para evitar o desenvolvimento de Câncer.

6. Benefícios da Equinácea Contra Inflamações:

Os componentes químicos ativos na Equinácea tem sido provada a reduzir a inflamação e a dor associada a irritação. Por esta razão, a Equinácea é frequentemente recomendada como uma “cura-tudo” para Dores nas Articulações. Por esta mesma razão, o óleo de Equinácea é frequentemente espalhado sobre a Pele para reduzir a inflamação de pessoas que sofrem por estar ao sol por muito tempo.

7. Promove a Saúde Intestinal:

Beber o chá de Equinácea é especialmente eficaz para a tratar problemas no intestino. Para mais condições crônicas, uma xícara de chá todos os dias pode ajudar a afrouxar os intestinos – enquanto 2-3 xícaras por dia podem ajudar com ataques repentinos.

No entanto, certifique-se de não usar a Equinácea, mantendo o controle para limitar o seu chá a duas xícaras por dia e tomar suplementos, conforme indicado em suas etiquetas.

8. Promove a Saúde do Cérebro:

A Equinácea angustifolia é a espécie recomendada para ajudar com essas doenças específicas relacionadas ao ADD / ADHD, e pode ser considerado um dos remédios naturais para o TDAH. Tanto os adultos como as crianças que sofrem de ADD / ADHD têm uma chance maior do que a normal de sofrer distúrbios emocionais

9. Benefícios da Equinácea Para Saúde Feminina:

A Equinácea também é um remédio fantástico para toda uma série de infecções. De acordo com o NIH, tomar Equinácea e aplicar um creme medicado para a Pele pode reduzir a taxa de infecções vaginais recorrentes até 16 por cento, em comparação com simplesmente tomar o medicamento sozinho.

10. Combate o Resfriado:

A Equinácea Ajuda a combater os resfriados, inclusive é capaz de preveni-los por todos os motivos indicados anteriormente. Tomá-la diariamente ajuda a acabar com os sintomas de gripes e resfriados fazendo possível que eles não se desenvolvam até sua fase final e o corpo não sofra.

11. Combate a Bronquite:

A erva é muito recomendável para tratar problemas de bronquite e de inflamação do sistema respiratório. Ao reforçar todo o sistema imunológico, evita este tipo de doenças e nos casos onde elas se desenvolvem, são encurtadas.

equinacea

12. Previne a Faringite:

Para todas as pessoas com problemas crônicos de garganta, as equináceas ajudam a combatê-los. Além disso, alivia a sensação de coceira e ardência. Da mesma forma, serve para problemas de faringite e para melhorar o estado das amígdalas quando se encontram inflamadas.

13. Benefícios da Equinácea Contra Inflamações:

Provavelmente o assassino número um em todo o mundo, a inflamação está na raiz da maioria das doenças. Vários fatores – incluindo estresse, toxinas em nossos alimentos e sono pobre – contribuem. Felizmente, como explicado pela Universidade da Colúmbia Britânica, o consumo regular de equináceas pode efetivamente reverter e aliviar vários tipos de inflamação.

O Instituto Nacional de Saúde informa que pode até ajudar com uveíte ou inflamação ocular. É uma boa ideia para as pessoas que lutam com doenças inflamatórias crônicas como a artrite reumatóide para consumir regularmente o chá de ervas.

14. Combate a Constipação:

Como muitas ervas, a Equinácea é particularmente cura para o estômago e todo o trato gastrointestinal. De acordo com Herbalism Médico, por exemplo, a erva pode ser usada como um laxante natural leve para proporcionar alívio natural do constipação e como agente calmante.

15. Contra Gripes e Resfriados:

Está com nariz escorrendo? Não se preocupe! A Equinácea pode ser a solução para este problema. Uma dose oportuna de erva pode reduzir a duração deste problema. Assim que os sintomas de resfriado e gripe começarem a surgir, uma dose recomendada de Equinácea irá batalhar contra esses problemas.

16. Benefícios da Equinácea Contra Rugas:

Cremes ricos em extratos de Equinácea durante a noite têm um efeito incrível sobre linhas finas e rugas. Quando usado em tempo, ajuda a reduzir a aparência de rugas em até 55%. A erva é rica em taninos, uma substância que funciona como um adstringente e tem um efeito de encolhimento sobre as células da Pele.

17. Previne Infecções:

A Equinácea faz mais do que estimular as células T, também aumenta a produção de células brancas do sangue no corpo, que são os principais soldados na batalha contra a doença que acontecem em nossos corpos todos os dias.

Além disso, a erva contém um composto chamado echinacein, que na verdade inibe bactérias e vírus de penetrar as células saudáveis, reduzindo significativamente as chances de contrair qualquer tipo de infecção.

18. Combate a Ansiedade:

Neste caso, não ultrapasse a dose de 20 mg pois deixará de ter o devido proveito e benefício da Equinácea. Ainda que sejam necessários mais estudos que sustentem de forma sólida a sua eficácia, a erva parece ter também potencial na prevenção e/ou tratamento de distúrbios de ansiedade.

19. Benefícios da Equinácea Para Saúde da Pele:

Com sua ação anti-inflamatória, pode ser utilizada por via externa no tratamento de lesões e afecções na Pele, como ferimentos e queimaduras. Estas ações estão relacionadas à seus poderes anti-infeccioso, cicatrizante e regenerador.

20. Aumenta a Imunidade:

De todas as suas ações benéficas, a que mais destaca a Equinácea é o poder imunoestimulante que ela detém. Isto lhe faz ser capaz de fortalecer as proteções naturais do organismo e estimula o corpo a enfrentar as doenças infecciosas no geral. Gripes, resfriados e outras doenças respiratórias não se desenvolvem com o uso desta planta.

Outros Benefícios da Equinácea Para Saúde:

  • Já existem estudos que recomendam o uso da erva em tratamentos de cancro.
  • Já era usada pelos indígenas como analgésico em chá de ervas ou como macerado aplicado externamente na região magoada.
  • A Equinácea é usada para tratamento de processos inflamatórios, internos ou externos, agudos ou crónicos.
  • Esta planta promove também a regeneração do tecido conjuntivo e a cicatrização.
  • A erva é utilizada como solução para algumas infeções: herpes, gengivite, vias urinárias e vaginais.
  • Apesar de também serem necessários mais estudos, a equinácia parece também melhorar a performance desportiva, por retardar a fadiga.
  • Também é usada para tratar problemas de Pele como o herpes. Ele costuma aparecer nos organismos com defesas baixas, mas a Equinácea reforça as defesas e portanto, ajuda a evitar este tipo de aparecimentos.
  • Tomá-la diariamente ajuda a cicatrizar as possíveis feridas de forma higiênica e rápida.
  • Ao aumentar a imunidade tomando esta erva, é uma ótima aliada para combater a otite e outras infecções similares que possam aparecer no ouvido.
  • A Equinácea é também muito aconselhável para manter saudável todo o aparelho urinário. A cistite ou uretrite podem ser evitadas graças à erva tomada diariamente.

Receita de Chá de Equinácea:

O chá de Equinácea é uma ótima solução para tomar em casos de gripe e resfriados.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de raiz ou folhas de Equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque 1 colher de chá da raiz ou folhas da erva em uma xícara de água fervente.
  • Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia.

beneficio da equinacea

Efeitos Colaterais da Equinácea:

Os inúmeros estudos realizados sobre a Equinácea referem que a sua utilização parece ser segura, não existindo referências sobre possíveis reações alérgicas e efeitos secundários.

No entanto, e como qualquer outro composto, o seu uso excessivo e sem indicação de um profissional de saúde, poderá conduzir a:

  • Náuseas;
  • Tonturas;
  • Reações alérgicas;
  • Diarreia;
  • Desorientação;
  • Boca seca;
  • Insônia;
  • Dores musculares;
  • Vômitos.

Além disso, é também importante referir que a Equinácea reduz a velocidade de metabolização da cafeína, o que poderá acentuar os efeitos desta última, nomeadamente ansiedade, tremores e náuseas.

Há estudos que referem que a utilização da erva por períodos superiores a 5 dias atenua o efeito da mesma, o que significa que o aumento da actividade do sistema imunitário é atenuado regressando a valores semelhantes aos registados antes da sua utilização, levando a concluir que a erva perde o seu efeito após uma utilização prolongada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 20 Benefícios do Óleo de Calêndula Para Saúde

cha de arnica

Os 30 Benefícios do Chá de Arnica Para Saúde