Frutas

Jujuba fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

jujuba fruta

A jujuba (Zizyphus jujuba) é uma planta medicinal pertencente à família das Rhamnaceae. Distribuída principalmente nas áreas tropicais e subtropicais da Ásia e América, a jujuba é usada para curar vários tipos de doenças, tendo uma história de mais ou menos 4000 anos.

Jujuba fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Dentre os princípios ativos da planta estão os flavonoides, ácido betulínico, saponinas, vitamina C, taninos, alcaloides e outros.

Semelhante a uma fruta de azeitona ou pequena, a fruta fresca do jujuba tem a textura e o sabor nítido e brilhante de uma maçã. Na medicina tradicional, a fruta, as sementes e a casca do jujuba foram usadas para tratar ansiedade e insônia, bem como como estimulante do apetite ou ajuda digestiva. Como outras frutas, a jujuba é carregada de energia, vitaminas e minerais essenciais, que oferecem muitos benefícios para a saúde.

Valor nutricional da fruta Jujuba:

Dentre as propriedades medicinais da jujuba estão as seguintes: antialérgica, analgésica, antioxidante, aperiente, calmante, sedativa, adstringente, antidiarreica, hipoglicêmica, tônica, demulcente, expectorante, laxante leve, imunoestimulante e vitamínico.

Os frutos e as sementes da planta jujuba são usados para o alívio do estresse, depressão e ansiedade. Esta planta também proporciona benefícios no tratamento da asma, bronquite, diabetes, doenças inflamatórias da pele, falta de apetite, doenças do olho, sarna, feridas, doenças do fígado, prevenção do envelhecimento precoce e úlceras.

Além de saboroso, o fruto da jujuba também é muito usado pelo seu valor nutricional e para fins medicinais como analéptica, paliativa e béquica. Então, confira Os 30 Benefícios da Jujuba Para Saúde:

Benefícios da Jujuba Para Saúde:

1. Benefícios da Fruta de Jujuba Para Controla o Peso:

Aumentar o consumo de alimentos, como frutas e vegetais com boa quantidade de fibras, é a maneira mais comum de controlar o peso. Jujuba é um tipo de fruta com baixas calorias, mas rico em proteínas e fibras. Ao consumir a jujuba, você se sentirá mais cheio.

2. Ajuda a Tratar a Insônia:

A semente encontrada em jujuba é considerada como um nutriente essencial para tratar a insônia e para aqueles que sofrem com a falta de sono. A alta concentração em jujuba ajuda você a se sentir relaxado e confortável. Também acalma o sistema nervoso, pois contém flavonoides, polissacarídeos e saponinas.

3. Ajuda a Tratar Doenças do Osso:

Com o passar do tempo, seus ossos se tornam fracos e, incluindo jujuba na sua dieta podem ajudá-lo a ficar longe de doenças ósseas como a osteoporose. Uma vez que contém quantidades ricas de cálcio, minerais, fósforo e ferro, comer diariamente a fruta pode ajudar a orientar a sua falta de complicações de saúde relacionadas com osso.

4. Bom Para Eliminar a Ansiedade e o Estresse:

As pessoas que sofrem de ansiedade e estresse a longo prazo são recomendadas para consumir a fruta em bruto ou em suco. A fruta contém uma boa quantidade de ansiolíticos, que ajudam a acalmar o corpo e são conhecidos impactando positivamente seus níveis hormonais, impedindo o corpo do efeito de hormônios do estresse como o cortisol.

5. Tem Efeito Anti-câncer:

A presença de compostos bioativos na jujuba evita que seu corpo caia presa ao desenvolvimento de células de radicais livres, que causam sintomas associados ao câncer. A propriedade antioxidante da jujuba torna eficaz na luta contra o câncer e outras doenças cardíacas.

Além da intervenção médica, você pode combater células cancerosas com chá de jujuba, pois transporta glucósidos e saponinas vegetais, que têm a capacidade de matar células cancerosas, interrompendo todas as membranas celulares. É essencial combater as células ruins em seu corpo, eliminando o crescimento tumoral.

6. Promove a Digestão Saudável:

De acordo com uma pesquisa científica, o consumo de 40 miligramas de jujuba em um dia impede sua mucosa intestinal de compostos nocivos como amônia. E também ajuda a excretar substâncias tóxicas que se acumulam em seu corpo graças a alimentos contaminados. Também melhora a sua saúde gastrointestinal.

7. Manter Pressão Arterial Adequada:

Jujuba é uma rica fonte de potássio, que é necessária para manter a pressão arterial. Ela relaxa os vasos sanguíneos e regula o fluxo sanguíneo, impedindo que você caia preso à hipertensão. Você pode adicionar jujuba em sua dieta, que cumpre a dose diária recomendada de 15% de potássio.

8. Contém Antioxidante:

A principal causa de doenças crônicas e doenças agudas é devido à presença de radicais livres e substâncias tóxicas no organismo. Mas graças às propriedades antioxidantes da jujuba, seu corpo pode ficar limpo e sem radiação livre de células. Além disso, a presença de vitamina C em jujuba regula a produção de neutrófilos, que é responsável por proteger seu sistema imunológico.

9. Controla a Obesidade:

Jujuba fornece fibra e proteína ao corpo com baixo valor calorífico. E você está bem ciente do fato de que uma pequena quantidade de calorias evita o acúmulo de gordura corporal nas artérias e reduz os níveis de colesterol.

Jujuba fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

10. Bom Para Pele:

Você pode usá-lo como remédio caseiro para tratar a inflamação da pele e irritação da pele, como eczema, acne e psoríase. Uma parte da sua aplicação tópica também pode consumi-lo para proteger sua pele de espinhas, rugas, pigmentação e manchas. Também promove a circulação sanguínea e fornece sangue oxigenado à pele.

11. Trata Infecções Respiratórias:

A ciência medicinal provou ser um tratamento natural para doenças respiratórias. A abundância de potássio, vitamina A e vitamina C torna a fruta eficaz para melhorar a imunidade. Consumir chá de jujuba com gengibre e alcaçuz ajuda a tratar o resfriado comum, gripe, tosse e aliviar a garganta áspera e dolorida.

12. Desintoxicador de Sangue:

Um composto conhecido como alcaloides, saponinas e tripterpenoides são benéficos para a purificação do sangue. Jujuba contém elementos que podem remover substâncias tóxicas do seu corpo. Os nutrientes protegem o corpo de um grande número de micro-organismos que causam várias doenças. Também reduz o estresse no sistema circulatório e imunológico do seu sangue.

Jujuba fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

13. Mantém a Pele Saudável:

Os antioxidantes presentes no fruto faz com que seja um agente anti-envelhecimento natural, mantendo assim a sua pele mais jovem. Os extratos de datas chinesas são amplamente utilizados como remédios para a vermelhidão da pele, queimaduras solares, e secura.

14. Dentes Saudáveis, Músculos e Ossos:

A presença de cálcio e de fósforo Nesta fruta mágica provaram para ajudar no reforço seus ossos e dentes. Você está ansiando por um olhar enfraquecida? Tente esta incrível fruta de baixa caloria. Esta fruta fabulosa contém cerca de 3 miligramas de magnésio por porção [28 gramas] que ajuda a tonificar os músculos.

Confira Outros Benefícios da Jujuba Para Saúde:

  • Alivia o estresse e a ansiedade;
  • Melhora o apetite;
  • Trata insônia;
  • Cura feridas;
  • Promove a longevidade;
  • Rico em antioxidante;
  • Fonte de energia;

Malefícios da Fruta Jujuba:

Além dos benefícios listados, a jujuba ajuda a exercer um impacto prejudicial sobre as pessoas que sofrem de diabetes, pois contém muitos carboidratos complexos – o que, por sua vez, pode aumentar o total que eleva o nível de açúcar no sangue.

É aconselhável que consulte seu médico antes de adicioná-la em sua dieta para garantir que ela seja segura para você consumir.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.