Os 30 Benefícios do Chá de Tamarindo Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Chá de Tamarindo Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, o tamarindeiro é uma árvore de grande porte que, em sua fase adulta, pode alcançar até 30 metros de altura e dá origem a um fruto chamado de Tamarindo. O Tamarindo (Tamarindus indica) é um fruto tropical nativo da África do Sul.

E pode ser facilmente cultivado nas regiões tropicais e subtropicais do continente africano, no sul da Ásia, América do Sul e ilhas do Caribe. Pertencente à família das Leguminosas, este fruto é bastante conhecido pelo sabor azedo e picante que dá a pratos e molhos.

cha de tamarindo

O fruto Tamarindo é tropical, nativo da África do Sul, mas que pode ser facilmente cultivado em localidades tropicais e subtropicais da África, além da América do Sul, Ilhas do Caribe e Sul da Ásia.

A árvore é de grande porte, chegando a alcançar 30 metros de altura, aproximadamente, em sua fase adulta. A planta possui ainda uma folhagem volumosa, além dos galhos que são longos e caídos, devido ao seu peso. As temporadas de Tamarindo dão muitos frutos, que apresentam formatos irregulares e curvos, sempre nas pontas dos galhos.

Os frutos apresentam, além do formato irregular, uma casca espessa, além de sua polpa que é pegajosa e de coloração marrom, e apresenta também entre 2 e 10 sementes duras de coloração marrom escura. Seu sabor é azedo, mas levemente adocicado.

A fruta é muito valorizada, apesar de não ser encontrada tão facilmente em quaisquer lugares, pois contém muitos nutrientes que podem ajudar a melhorar a saúde.

Valor Nutricional do Chá de Tamarindo:

O Chá de Tamarindo é rico em vitamina C, E e também em vitaminas do complexo B, além de ser fonte de cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio. E tem mais, ele pode ser usado no tratamento de problemas digestivos como, por exemplo, na prisão de ventre, e também atua como anti-inflamatório e antioxidante.

Benefícios do Chá de Tamarindo Para Saúde:

1. Melhora o Sistema Digestivo:

O Chá de Tamarindo é considerado um laxante natural, o que ajuda as pessoas que sofrem com intestino preso. As fibras presentes na fruta fazem com que as fezes se movimentem de maneira mais fácil pelo trato intestinal, além de estimularem o suco gástrico, o que acelera a digestão.

2. Chá de Tamarindo Para o Intestino:

O chá de Tamarindo tem sido tradicionalmente associada ao bom funcionamento do aparelho digestivo. Estudos efetuados têm demonstrado que o Chá de Tamarindo pode estimular a secreção de enzimas pancreáticas, substâncias necessárias para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

Por trazer vitamina C ter efeito antioxidante, o Chá de Tamarindo faz bem ao sistema imunológico e previne o organismo contra problemas de saúde relacionados a infecções trazidos por fungos e micróbios.

4. Combate à Fadiga e o Cansaço:

Como é abundante em ferro, o uso frequente do chá de Tamarindo pode ser benéfico para a cura da anemia. Além de aumentar a função imunológica, também combate à exaustão, bem como cansaço. Outra vantagem terapêutica é o seu papel na cura da infecção do trato urinário.

5. Controla a Diabetes:

Estudos relataram que o Chá de Tamarindo possui enzimas que limitam a absorção de carboidratos que podem ser convertidos em gordura e açúcar. Para quem tem diabetes isso é benéfico porque ajuda a evitar o descontrole nos níveis de glicose no sangue.

6. Beneficio do Chá de Tamarindo Para o Sistema Imunológico:

O chá de Tamarindo é um tônico fantástico, mesmo se você está com boa saúde. Ela não só irá melhorar o metabolismo, mas também aumentar a função imunológica, protegendo você de doença, bem como a infecção.

7. Alivia a Prisão de Ventre:

O Chá de Tamarindo pode ser usado para melhorar as funções biliares e hepáticas, além das afecções febris. Pode ser usada ainda para aliviar prisão de ventre e dores provenientes da artrite.

8. Chá de Tamarindo Para Gripe:

Por causa de suas qualidades antissépticas, consumir chá de Tamarindo pode ajudar a aliviar os sinais da gripe e resfriado comum. No entanto, você precisa consumir o chá regularmente durante todo o dia para uma cicatrização mais rápida.

9. Chá de Tamarindo Como Antioxidante Natural:

Com grandes quantidades de vitamina C, E, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e fibra dietética, o Chá de Tamarindo possui ainda alguns compostos orgânicos que o tornam um excelente antioxidante natural e anti-inflamatório.

10. Promove uma Digestão Saudável:

O chá de Tamarindo é um estimulante fantástico que contém qualidades antissépticas. Uma pesquisa mostrou que as sementes de Tamarindo podem ajudar com distúrbios digestivos típicos como refluxo ácido, problemas intestinais, flatulência, indigestão e movimentos intestinais irregulares.

11. Promove a Saúde do Coração:

O Chá de Tamarindo é uma boa fonte de minerais, como cobre, potássio, cálcio, selênio ferro, zinco e magnésio. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda na taxa de controle cardíaco e da pressão arterial.

12. Alivia as Cólicas:

É um dos melhores remédios caseiros para a dor abdominal aguda ou cólicas, principalmente em crianças.

13. Auxilia na Perda de Peso:

O Chá de Tamarindo auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

14. Faz Bem Para o Pâncreas:

Tomar todos os dias o Chá de Tamarindo impulsiona a secreção das enzimas do pâncreas, o que faz com que o organismo faça a absorção completa dos nutrientes encontrados nos alimentos

15. Previne o Câncer:

O Chá de Tamarindo também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6 gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

beneficios do cha de tamarindo

Outros Benefícios do Chá de Tamarindo Para Saúde:

  • Estimula a secreção de enzimas do pâncreas, aumentando a capacidade do organismo de absorver os nutrientes importantes dos alimentos consumidos;
  • Impulsiona secreções da bile, melhorando a digestão;
  • É rico em ferro, timol, fósforo e vitamina E;
  • Se for tomado em grande quantidade, consegue agir como um poderoso laxante;
  • Tem estimulantes naturais que auxiliam o corpo a aliviar a bronquite e a asma. Além de ser expectorante, promovendo o processo de tossir e cuspir;
  • É um dos melhores remédios caseiros para a dor abdominal aguda ou cólicas, principalmente em crianças;
  • Auxilia no tratamento de infecção do trato urinário e por ser rico em ferro, também ajuda no tratamento da anemia;
  • Por ser antifúngico e antimicróbicos, é um bom remédio caseiro para a cura de ferimentos no trato anal;
  • Possui uma substância que ativa as glândulas salivares, o que ativa a digestão primária e age diretamente no trato digestivo;
  • Ele promove a desintoxicação do organismo;
  • Pode ser utilizado em tratamentos de transtornos digestivos;
  • Consegue impulsionar o bom funcionamento do fígado;
  • Cura a dor de garganta e diminui a frequência dos soluços;
  • Possui importantes propriedades antissépticas;
  • Atua no tratamento contra a insônia e outros distúrbios do sono.

Efeitos Colaterais do Chá de Tamarindo:

Apesar de não existirem registros de uso durante a gestação e amamentação, recomenda-se sempre consultar um médico antes do consumo.

A planta possui interação medicamentosa com outros medicamentos e plantas, por isso é essencial consultar um médico sempre antes de começar a fazer tratamentos com medicamentos naturais ou industrializados.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 30 Benefícios do Óleo de Canela Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Cabeludinha Para Saúde