Os 32 Benefícios da Losna Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Losna Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, a Losna possui ricas propriedades medicinais que facilitam e promovem a saúde humana. Planta muito popular no Brasil, a Losna – cujo nome científico é Artemísia absinthium – é uma erva amplamente difundida em todo o mundo, em função de suas propriedades medicinais. Também conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes.

beneficios da losna

A planta é utilizada há milhares de anos em diferentes épocas, como na Grécia Antiga, quando era usada para homenagear a deusa Ártemis. Atualmente é ingrediente utilizado na produção do absinto, bebida alcoólica bastante conhecida, e em forma de chá para tratar diferentes males da saúde.

Ela possui flores amarelas e o arbusto pode chegar até 90 cm de altura, suas folhas são aromáticas e podem ser usadas em cercas vivas. Seu nome científico é Artemísia absinthium e as partes utilizadas são as folhas e as partes superiores das flores, que podem ser usadas em forma de chá, tintura, compressa ou extrato fluido.

Propriedades da Losna:

Conhecida por seu sabor extremamente amargo, a planta, quando usada da maneira correta e sem excessos, apresenta resultados bastante positivos no tratamento de males gastrointestinais. Ela aumenta a secreção biliar e melhora o funcionamento do fígado.

A erva possui ação afrodisíaca, emenagoga, antisséptica, estomáquica, estimulante do apetite, digestiva, tônica e vermífuga. Além disso, essa planta é utilizada para tratamentos medicinais de várias doenças e condições. Então, confira agora os Benefícios da Losna Para Saúde:

Benefícios da Losna Para Saúde:

1. Promove a Digestão:

As propriedades tônicas e depurativas dessa planta são de imensa ajuda para a digestão, evitando problemas como azia, acidez estomacal, vômitos etc., atuando na limpeza e normalização quanto às funções do estômago.

Essa planta também previne a prisão de ventre e suas propriedades antibióticas atuam no tratamento de intoxicação alimentar.

2. Benefícios da Losna Contra os Radicais Livres:

Essa planta possui ricas propriedades antioxidantes e antissépticas que ajudam a combater e inibir a ação dos radicais livres.

3. Combate Infecções:

As substâncias tônicas, estimulantes e anti-inflamatórias da Losna auxiliam na prevenção e tratamento de problemas relacionados aos rins e à bexiga, como infecções, por exemplo.

4. Combate a Cirrose:

O amargo característico da Losna denota sua capacidade para o tratamento de doenças hepáticas. Ela desintoxica o fígado e promove uma limpeza no órgão, ajudando a prevenir e combater uma série de doenças como esteatose hepática (gordura no fígado), cirrose etc.

5. Alivia Dores de Contusões:

De igual maneira, em razão das propriedades anti-inflamatórias da planta, o chá dessa planta contribui para aliviar dores causadas por contusões.

Por essa razão, ela é recomendada principalmente para pessoas que fazem intenso esforço físico.

6. Benefícios da Losna Para o Sistema Imunológico:

A perfeita combinação de propriedades tônicas, vermífugas, estimulantes, anti-inflamatórias e antibióticas fazem dessa planta uma poderosa aliada das defesas imunológicas, tornando o organismo mais resistente a uma série de enfermidades provocadas por fungos, vírus, bactérias ou parasitas.

7. Combate a Azia:

Quem sofre com problemas no aparelho digestivo também pode utilizar a Losna como aliada. Isso porque a planta é útil para aliviar a azia, a prisão de ventre e as cólicas intestinais, além de ser vermífuga.

8. Aumenta a Energia do Corpo:

A infusão de Losna pode ser útil para estimular o apetite, por exemplo, após uma convalescença, para contrastar baixas de energia e dar uma força a mais ao corpo como suporte para as defesas imunológicas.

9. Diminui a Glicose no Sangue:

A Losna é utilizada em tratamentos para combater os altos níveis de açúcar no sangue. Após 3 meses, ela é capaz de diminuir a glicose no sangue.

10. Benefícios da Losna Contra o Câncer:

Apesar de todos esses benefícios, a mais nova descoberta em relação à Losna é que ela é uma arma eficaz no combate ao câncer. Isso mesmo: essa planta, conhecida na China há mais de 2 mil anos, tem o poder de matar até 98% das células cancerígenas em 16 horas.

Em uma série de estudos, a artemisinina, uma substância extraída da Losna e usada em fitoterapia chinesa há séculos, tem a eficácia de diminuir as células cancerígenas da região do pulmão em até 28%. Já quando combinada com ferro, o índice eleva para 98%.

11. Combate o Mau Hálito:

Os elementos adstringentes contidos nessa planta combatem o mau hálito e contribuem para a higiene bucal como um todo, protegendo dentes e gengivas de processos inflamatórios.

12. Combate a Dermatite:

Graças às substâncias anti-inflamatórias dessa planta, o uso externo do chá de Losna é indicado para tratar problemas como piolhos, queda de cabelo, micoses na pele, dermatite por fralda, furúnculos e pé-de-atleta.

13. Benefícios da Losna Contra a Prisão de Ventre:

A Losna auxilia ainda no tratamento de problema nos pulmões, rins e bexiga; na redução do desconforto em menstruações dolorosas e difíceis; na regularização do ciclo menstrual; no combate a nevralgias, prisão de ventre e mau hálito.

losna

14. Combate a Artrose:

Em virtude das propriedades anti-inflamatórias da Losna, ela é de grande ajuda para alívio da dor e do inchaço nas articulações, sintomas típicos de doenças reumáticas como artrite e artrose.

15. Alivia Cólicas Menstruais:

Um dos benefícios mais conhecidos dessa planta trata-se do papel que ela desempenha para regularizar o ciclo menstrual e aliviar cólicas, já que ela estimula o fluxo sanguíneo.

16. Alivia Cólicas no Intestino:

Cólicas no intestino na maioria das vezes são causadas pela ação de bactérias ou parasitas que se alojam nesse órgão. Graças às propriedades vermífugas e antibióticas da Losna, ela elimina a causa do problema aliviando naturalmente essas cólicas.

17. Benefícios da Losna Contra a Anorexia:

Uma das indicações é tomar a infusão da Losna meia hora antes das principais refeições (almoço e jantar) – para obter efeito estimulante de apetite e da digestão. Assim, a bebida oferece bioativos úteis, inclusive, em casos de anorexia, entre outros distúrbios.

18. Combate a Anemia:

Por melhorar as funções digestivas e favorecer a absorção de nutrientes pelo organismo, a Losna contribui para a prevenção e tratamento da anemia, doença caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos.

19. Benefícios da Losna na Perda de Peso:

Em relação ao emagrecimento com o chá de Losna, ele pode contribuir da seguinte maneira: a bebida promove o funcionamento intestinal, estimula a secreção da bile. Esta, por sua vez, faz a digestão das gorduras e absorve os nutrientes dos alimentos ao passarem pelo intestino.

Portanto, a Losna auxilia na perda de peso porque favorece o sistema digestivo.

20. Melhora a Saúde do Estômago:

A Losna tem sabor amargo, mas quando usado sem excessos, da maneira certa, é capaz de combater anemia, indigestão e azia; ativar a circulação sanguínea, aliviar cólicas intestinais, limpar e otimizar o funcionamento do estômago.

Outros Benefícios da Losna Para Saúde:

  • Essa planta contribui para aliviar sintomas relacionados à ação de bactérias causadoras de doenças respiratórias.
  • O consumo do chá de Losna está associado ao controle de vômito e febre; expulsão de piolhos e vermes; às capacidades tônica e estimulante.
  • As propriedades medicinais dela incluem aumento da produção de bile e melhora das funções do fígado.
  • Outro dos benefícios dessa planta diz respeito à melhora da circulação sanguínea, ajudando a limpar o sangue.
  • Auxilia no tratamento de anemias.
  • Ativa a circulação sanguínea.
  • Ameniza a azia e dispepsias.
  • Alivia as cólicas intestinais, também limpa e normaliza o funcionamento do estômago.
  • Ajuda no tratamento dos rins, bexiga e pulmões.
  • Ameniza menstruações difíceis e dolorosas, também regulariza o ciclo menstrual.
  • Também é boa para: nevralgias, mau hálito, prisão de ventre, vômitos, repele piolhos, insuficiência hepática, etc.
  • Age como estimulante de apetite e da digestão, mostrando-se útil para tratamentos de anorexia e quadros parecidos.

Receita do Chá de Losna:

O chá de Losna pode ser facilmente preparado e utilizado para tratar os males citados anteriormente. Veja como fazer o chá dessa planta.

INGREDIENTES:

  • 20 gramas de folhas ou flores de Losna
  • 1 litro de água

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água e em seguida acrescente as flores ou folhas da planta. Cubra e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Para um bom resultado, beba uma xícara desse chá antes de todas as principais refeições, sendo no máximo duas xícaras por dia.

losna beneficios

Efeitos Colaterais da Losna:

Como toda e qualquer erva medicinal, a Losna deve ser consumida com moderação, sem exageros e sempre sob orientação médica. Estudado profundamente, o chá dessa planta possui algumas contraindicações. Seu consumo deve ser evitado por gestantes, lactantes e por pessoas que apresentem quadros de gastrite.

Da mesma forma, é importante observar as condições de conservação da planta, que deve ser guardada seca. Para isso é necessário dispor a erva (suas flores ou folhas) estendida em local bastante ventilado, sem expô-la ao sol, e armazená-las em caixas de madeira.

Os 20 Benefícios do Óleo de Sândalo Para Saúde

Os 25 Benefícios da Semente de Melão Para Saúde