Benefícios das Plantas

Cantarelo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Cantarelo tem o nome científico de Cantharellus cibarius, o cantarelo é uma planta da família das Cantharellaceae. Ele foi identificado pela primeira vez em 1821, na Suécia.

Cantarelo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Ele é popularmente conhecido por girole e cogumelo ouro. A parte de cima em formato de chapéu pode chegar a ter até 10 cm e sua cor é amarela, quase alaranjada.

A sua base pode ter até oito centímetros. Assim que brota, ele é branco, mas depois adquire também a cor amarela.

Ele nasce na primavera e no outono e frequente em matos, azinhais, sobreirais, bosques de eucalipto e pinhais.

Benefícios do Cantarelo Para Saúde:

Entre os princípios ativos está a presenta de fibras, cobre, potássio, ferro e ácido pantotênico. O consumo do cantarelo é eficaz contra bactérias, leveduras e vírus.

Alguns estudos dão indícios de que ele combate o câncer, inflamações e doenças autoimunes, que são aquelas nas quais há uma falha no organismo onde ele próprio começa a agir contra suas as células e tecidos.

O cantarelo faz parte da culinária de muitos lugares do mundo e está presente principalmente no Norte da Europa.

A textura do cantarelo é carnuda e suave e que seu aroma, frutado e delicado, por isso é indicado para sopas, guisados e pastas.

Tipos de Cantarelo:

Cantarelo-de-pé-amarelo (Cantharellus lutescens): também conhecido em francês por Chanterelle à pied-jaune ou Chanterelle jaune, em inglês por Yellow foot chanterelle, em alemão por Goldstiefliger, em italiano por Cantarelo gialo e em espanhol por Angula de monte.

Ele é encontrado nos países europeus, como Portugal, Espanha e França. A época desse cogumelo é no verão e no outono.

Cantarelo-tubular (Cantharellus tubaeformis). Na França, ele é chamado de Chanterelle en tube, nos países de língua inglesa Grey chanterelle ou Trumpet chanterelle, na Alemanha Herbst pfifferling, na Itália Cantarello a tromba e na Espanha Trompeta.

Colheita do Cantarelo:

A melhor estação para colher esse tipo de cogumelo são as mais frias: inverno ou outono. Ele tem uma característica incomum que é sobreviver a temperaturas bem baixas, inclusive na neve.

Diferentemente das duas primeiras espécies, ele tem o chapéu cinza e somente o caule é amarelo. Ele é um ótimo acompanhamento para carnes brancas.

Receita de Omelete de Forno com Cogumelos Cantarelos:

Ingredientes:

  • 6 ovos;
  • Meio copo de creme de leite;
  • Sal e pimenta;
  • 300 g de cogumelos;
  • Meio copo de vinho branco seco;
  • Meia cebola;
  • 3-4 colheres de queijo ralado;
  • 1 cubo de calda de legumes;
  • Meio copo de creme de leite;
  • Salsa para decorar (opcional);

Modo de Preparo:

Primeiro faça a omelete com os ovos, creme de leite, sal e pimenta. Leve-o ao forno em uma forma quadrada untada com manteiga. Mantenha a temperatura em 180 graus durante 10 minutos.

Enquanto estiver no forno, coloque a cebola, os cogumelos e refogue em manteiga, sal e pimenta. Adicione também o vinho e o cubo de caldo de legumes.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.