Triptofano – Fontes, Benefícios e Deficiência

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Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Triptofano – Fontes, Benefícios e Deficiência que vamos falar nesse artigo de hoje. Alem disso, como citei anteriormente o triptofano é um aminoácido essencial ou seja, que precisa ser consumido. Ele é utilizado pelo cérebro, em conjunto com a vitamina B3 (niacina) e também o magnésio, para produzir a tão benéfica serotonina.

Como se sabe a serotonina é um importante neurotransmissor que atua nos processos bioquímicos do sono e também do humor.

Ser levado para o sistema nervoso central e atuar no processo de conversão da serotonina.

Para alcançar o Sistema Nervoso Central SNC e produzir seus efeitos benéficos, o aminoácido precisa ultrapassar a barreira hematoencefálica.

Para que isso ocorra ele precisa ser transportado por carregadores específicos de aminoácidos, por isso é importante que nos alimentemos de maneira adequada.

Fontes de Triptofano:

Um benefício do consumo de triptofano a partir de fontes naturais de alimentos é que isso pode ajudar com a absorção e também oferecer outros benefícios, como fornecer outros aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis.

Pesquisas mostram que sua dieta pode desempenhar um papel importante para ajudá-lo a sintetizar suficiente serotonina e controlar seu humor, sono e resposta ao estresse.

Para obter os melhores resultados e os efeitos calmantes mais fortes, combine os alimentos proteicos abaixo com uma pequena dose de carboidratos não refinados (como batatas, legumes, feijões ou mesmo frutas) para ajudar o triptofano a atravessar a barreira hematoencefálica, onde pode aumentar os níveis de serotonina.

Alguns dos alimentos que fornecem mais triptofano e, portanto, ajudam a aumentar os níveis de serotonina incluem:

  • Ovos (especialmente os brancos);
  • Espirulina;
  • Peixe pescado selvagem como bacalhau e salmão;
  • Orgânicos, idealmente produtos lácteos em bruto, como leite, iogurte, queijo cottage ou queijos;
  • Sementes de gergelim, castanha de caju e nozes;
  • Carne de bovino ou cordeiro;
  • 100% de aveia integral, arroz integral, milho ou quinoa;
  • Legumes, incluindo grão-de-bico e ervilhas verdes;
  • Batatas;
  • Bananas;

Benefícios do Triptofano:

Esse aminoácido é capaz de trazer uma série de benefícios ao organismo de seus consumidores, por isso deve ser consumido de modo diário.

Separei alguns dos efeitos benéficos mais importantes que ocorrem devido sua ingestão, confiram.

Ajuda no Tratamento da Depressão:

É grande o número de pesquisas que apontam uma relação um tanto quanto íntima entre o equilíbrio do triptofano para formação da serotonina e a prevenção e também o tratamento da depressão.

Previne e Diminui os Níveis de Estresse:

Esse incrível aminoácido ajuda a reduzir uma série de marcadores bioquímicos do estresse, de modo particular o hormônio cortisol, amplamente conhecida pelos profissionais da saúde como o hormônio do estresse, que apresenta uma série de efeitos adversos no corpo humano.

Diminui a Hiperatividade:

Um estudo realizado na Suécia demonstrou que as crianças que sofrem com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade possuem cerca de 50% a menos do aminoácido essencial no organismo em relação as crianças normais.

Induz um Sono de Qualidade e Restaurador:

As duas principais biomoléculas que estão envolvidas no processo do sono são: A serotonina e melatonina.

Ambas são produzidas de modo natural no corpo através da simples presença do incrível triptofano.

Deficiência do Triptofano:

O consumo excessivo de triptofano, principalmente pelo uso indiscriminado de suplementos, pode causar náuseas, cefaleia, sonolência e síndrome de eosinofilia-mialgia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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