Os 40 Benefícios do Chá de Valeriana Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Valeriana Para Saúde!

Revisado por

Drª. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Valeriana Para Saúde que muitos desconhecem. Além disso, o chá de valeriana possui muitos benefícios que são essenciais para saúde do corpo em geral. A valeriana, de nome científico Valeriana officinalis, também conhecida como erva-dos-gatos, é uma planta muito estudada e tem demonstrado resultados clínicos evidentes, com eficácia terapêutica nos tratamentos da ansiedade e como estimulante cerebral.

É uma planta medicinal muito antiga, como recorda o seu nome científico, derivado do latim valere, que significa “ter saúde”. A parte utilizada da planta é a raiz e é mais comumente encontrada sob a forma de infusão (chá) ou comprimidos. A valeriana é uma das únicas plantas medicinais com o poder sonífero comprovado por vários estudos, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido aos seus benefícios contra a ansiedade. Confira Os 40 Benefícios do Chá de Valeriana Para Saúde:

os benefícios do chá de valeriana1. Diminui Ansiedade e o Estresse:

Esse chá é ideal para aqueles que têm uma vida muito agitada e precisam dar conta de inúmeras coisas todos os dias. Normalmente, são pessoas que se sentem esgotadas, estressadas e ansiosas na maior parte do tempo. Incluir o chá de valeriana na rotina pode ser uma boa ideia.

Essa propriedade se deve a uma substância presente na raiz da planta que aumenta a produção do ácido gama-aminobutírico, mais conhecido como GABA. Esse ácido é bastante utilizado em medicamentos ansiolíticos.

2. Alivia Cólicas Menstruais:

Além de ter uma brusca mudança hormonal, durante a menstruação, as mulheres ainda precisam lidar com outro problema: as cólicas menstruais. Elas podem deixá-la na cama todo o dia pois podem ser muito intensas. A dor pode ser aliviada após tomar o chá de valeriana.

Mais uma vez, a raiz da valeriana consegue oferece esse benefício já que é nela que encontramos substâncias com propriedades antiespasmódicas e sedativas.

3. Ajuda no Tratamento do TOC:

O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma doença psiquiátrica que não tem cura, mas tem controle. É uma das patologias de pior tratamento pois o pensamento obsessivo gera ações que costumam fugir do controle. São pessoas que checam as portas várias vezes para ver se estão trancadas, que lavam as mãos milhares de vezes ao dia, entre outras coisas.

É muito importante que o portador da doença procure o psiquiatra, pois os medicamentos são necessários em alguns casos. O chá de valeriana, por reduzir a ansiedade e produzir efeito sedativo, pode ajudar a “acalmar” os pensamentos.

4. Auxilia na Formação do Feto:

Uma substância muito importante e que os médicos costumam passar para gestantes é o ácido fólico. Ele está presente em grande quantidade no chá de valeriana e auxilia na formação e fechamento do tubo neural do bebê.

Quando o tubo neural não se fecha, ocorre o que se chama de Espinha Bífida. O resultado disso é a má formação cerebral da criança e pode acontecer também a condição de anencefalia, ou seja, parte do cérebro não se forma e a sobrevivência fica inviável.

5. Combate a Depressão:

Outra doença muito comum na atualidade e que atinge desde crianças até idosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 5,8% dos brasileiros possuem a doença.

O chá de valeriana, por possuir o ácido fólico, consegue ajudar no tratamento dessa patologia. Essa substância ajuda o corpo a produzir mais serotonina, um neurotransmissor que costuma estar com as taxas reduzidas em depressivos.

6. Pode Auxiliar no Emagrecimento:

Uma das causas do ganho de quilos extras é a ansiedade. É bastante comum as pessoas comerem alimentos extremamente calóricos quando estão se sentindo assim. A angústia diminui pois os altos níveis de açúcar nos alimentos consegue aumentar a produção de serotonina que, por sua vez, produz uma sensação de bem-estar e reduz a ansiedade.

Porém, para realmente ver os resultados com o uso do chá, é necessário cortar certos alimentos como frituras e o excesso de carboidratos e praticar atividades físicas. Os exercícios também ajudam no controle da ansiedade.

7. Diminui a Pressão Arterial:

Os compostos ativos da valeriana que auxiliam o controle da ansiedade e do estresse. Também podem contribuir com a regulação da pressão arterial. Algo que é importante para evitar a pressão arterial alta, que aumenta as chances de ataque no coração e derrame.

8. Trata Hipertireoidismo:

Esta erva é famosa por seus efeitos musculares relaxantes e ajudando a dormir. Como você sabe, a insônia é uma condição comum para muitos pacientes com hipertireoidismo.

cha da valeriana9. Melhora a Memória:

O chá de valeriana desta erva pode melhorar o desempenho da memória e algumas habilidades de resolução de problemas em crianças e adultos. De acordo com uma pesquisa em ratos idosos. O ácido valerênico presente nesta no Chá possui efeitos poderosos na função de memória.

10. Combate a Ansiedade e o Estresse:

Diversas pesquisas apontam que devido às substâncias calmantes e relaxantes contidas nesta erva, ela exerce um papel fundamental na prevenção e tratamento dos sintomas associados à ansiedade e ao estresse.

11. Alivio de Sintomas da Menopausa:

O chá dessa erva apresenta excelentes resultados para o alívio dos principais sintomas da menopausa, tais como: irritação, dores de cabeça, emotividade excessiva etc.

12. Combate a Depressão:

Em muitos casos, pelo fato de a depressão leve estar associada a episódios de intensa ansiedade ou tensão excessiva. O consumo de valeriana contribui para acalmar os nervos, propiciando as condições ideais para que o organismo consiga gerar substâncias que interferem de maneira positiva no humor.

13. Diminui Problemas no Sistema Nervoso:

Em virtude de a valeriana atuar na melhora do funcionamento das funções neurológicas, ela age na diminuição dos tremores de intensidade leve, geralmente associados a doenças do sistema nervoso ou até mesmo à ansiedade crônica.

14. Contém Ácido Fólico:

O Chá de Valeriana contém altos níveis de ácido fólico e antioxidantes. Além disso, o torna uma forte aliada na luta contra os radicais livres.

15. Previne Cãibras:

Devido às substâncias contidas na valeriana responsáveis por atuar no relaxamento dos músculos, o consumo desta erva também é capaz de prevenir cãibras, sendo por esta razão muito indicada para atletas e pessoas que praticam atividade física com certa regularidade.

16. Auxilia na Saúde do Coração:

Por agir no organismo como um poderoso calmante natural, o Chá de Valeriana também contribui para acalmar o coração. Sobretudo no caso de pessoas mais agitadas ou até mesmo em momentos de emoção intensa.

17. Ajuda no Tratamento da Histeria:

Devido às propriedades sedativas da valeriana , ela é considerada também uma importante aliada no tratamento da histeria, distúrbio muito comum associado a doenças de cunho mental.

18. Ajuda Dormir Bem:

Por trazer um efeito calmante e possuir propriedades relaxantes , sedativas e que estimulam e provocam o sono, o Chá de Valeriana pode servir como um remédio natural para pessoas que sofrem com dificuldades para dormir. É importante saber ainda que o poder sonífero da planta medicinal já foi atestado por diversas pesquisas.

19. Combate Inflamações:

A inflamação é um grave problema de cuidados da pele e também afeta alguns órgãos internos do corpo que pode causar uma grande dose de desconforto e até mesmo dor. O Chá de Valeriana é um bom remédio para o tratamento da inflamação . Você pode tomar ½ colher de Chá de Valeriana duas vezes ao dia com água para aumentar a lubrificação das articulações e aliviar a dor nas articulações.

20. Contém Ação Antioxidantes:

O Chá de Valeriana Possui poderosos agentes antioxidantes que protegem as células do envelhecimento. Permite manter a pele saudável, posto que esta planta possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo de grande ajuda para todas aquelas pessoas que sofrem de acne, manchas e outros problemas relacionados.

21. Combate a Insônia:

Chá de Valeriana tem efeito tranquilizante e relaxantes a planta possui efeito sedativo, calmante, antiespasmódico, sonífero, relaxante e anti convulsionante. Para problemas relacionados ao sono, a planta é indicada em caso de ansiedade, estresse, epilepsia, insônia ou para quem está parando de fumar.

22. Auxilia na Saúde dos Olhos:

O Chá de Valeriana é uma boa fonte de carotenóides, pigmentos de gordura-solúvel que são conhecidos para ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente na Chá de Valeriana pode ajudar na prevenção da catarata.

23. Relaxa os Músculos:

O Chá de Valeriana também é eficaz na cura da dor ciática relacionada a um espasmo muscular. Isso ocorre porque a Raíz de valeriana contém o óleo volátil que ajuda a a relaxar os músculos.

24. Acalma os Nervos:

O Chá de Valeriana ajuda a aumentar o nível de ácido gama-aminobutírico no corpo que é um neurotransmissor saudável usado pelo o sistema nervoso para direcionar mensagens para o cérebro, acalmando os nervos.

benefícios do chá de valeriana25. Desintoxica o Corpo:

O Chá de Valeriana ajudar a desintoxicar o corpo e melhorar a absorção de nutrientes do trato gastrointestinal, melhorando assim a saúde de várias maneiras.

26. Alivia Dores de Cabeça:

Os efeitos calmantes do chá de valeriana ajudam a reduzir enxaquecas e dores de cabeça relacionadas à ansiedade e ao estresse.

27. Ajuda a Proteger a Pele:

o chá auxilia na proteção da pele contra o desenvolvimento de rugas e também funciona como uma barreira para o vírus.

28. Previne o Reumatismo:

O Chá de Valeriana trata de dores nas articulações, em relação a gota, reumatismo e sintomas similares sempre indicam doenças articulares.

29. Regula a Pressão Sanguínea:

O Chá possui propriedades antidiurética e hipotensiva que auxiliam na regulação efetiva da pressão arterial.

30. Trata Problemas de Estômago:

O Chá é uma maneira fácil de tratar um estômago irritado e induzir uma excreção saudável.

31. Combate a Epilepsia:

O Chá ajuda a diminuir a freqüência de convulsões que ocorrem em pacientes epilépticos porque contém efeitos sedativos em seu sistema nervoso.

32. Ajuda no Tratamento de Infecções:

A Vitamina B6 presente em altas quantidades na valeriana ajuda a aumentar a produção de sangue. A valeriana ajuda na produção de glóbulos brancos e na prevenção de infecções e vários tipos de câncer.

33. Trata Dores Musculares:

Para relaxar suas dores musculares, tente usar a valeriana. Você pode usar o chá de Valeriana diariamente para aliviar a dor no joelho, devido suas propriedades que fortalecem os ossos do corpo.

34. Combate ao Envelhecimento Precoce:

A vitamina E da valeriana também ajuda a combater o processo de envelhecimento precoce e ajuda a torná-lo mais jovem. O chá de valeriana tem propriedades emolientes que ajudam a hidratar e manter a pele sempre radiante.

35. Controla a Ansiedade:

A valeriana ajuda a combater a ansiedade. O chá de valeriana também é recomendada para aquelas pessoas que deixam de fumar ou estão sendo tratadas para alcoolismo, já que ajuda a aliviar a ansiedade ao deixar estes hábitos e não apenas isso, mas também produz um sabor muito desagradável quando a misturamos com tabaco.

36. Rico em Carotenoides:

Ela também é rica em carotenoides e minerais como Potássio, manganês, ferro e cálcio: Elementos benéficos e necessários para uma dieta saudável.

37. Trata Palpitações Cardíacas:

chá de valeriana sempre foi diretamente ligado a um redução de palpitações cardíacas em muitos assuntos de estudos. As propriedades encontradas no chá também são vitais para tratar essa condição.

38. Melhora as Habilidades Cognitivas:

chá de valeriana foi anunciado como um reforço cerebral por milhares de anos. Pois, o chá de Valeriana estimula diferentes áreas do cérebro e aumenta a circulação, estimulando caminhos que mantêm nosso cérebro ativo e fresco.

39. Trata a Caspa:

O chá de valeriana também pode ser utilizado como parte de um tratamento hostil contra a caspa ou para a pele escamosa. Este chá possui propriedades antibacterianas que podem ser útil para feridas, lesões e picadas de moscas.

chá de valeriana40. Melhora a Digestão:

O chá é usado para melhorar a digestão de uma pessoa. Também é usado para certos distúrbios, como indigestão nervosa, bem como dores de cabeça causadas por tensão.

Contraindicações e Efeitos Colaterais:

O consumo do chá de valeriana é contraindicado para pacientes que têm hipersensibilidade ao extrato de Valeriana officinalis. Seus efeitos colaterais podem envolver tontura, sonolência, fadiga, aperto no peito, indisposição gastrointestinal, alergias, dor de cabeça, cansaço e desordens cardíacas.

O uso desta planta é contraindicado também para crianças pequenas, mulheres grávidas ou em fase de lactação, ou então para pacientes que em um período breve passarão por procedimento cirúrgico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Quercetina – Fontes, Benefícios e Efeitos Colaterais

Os 40 Benefícios do Óleo de Amêndoa Para Saúde