Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Carobinha – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Carobinha possui muitas propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano. Apesar de não ser a primeira opção nas recomendações dos médicos, a medicina natural é extremamente rica, cheia de variedades de benefícios, plantas diferentes e nomes curiosos.

beneficios da carobinha

Também conhecida como caroba do mato, marupá, simaruba-falsa, caraúca, carabussú, caruba, curoba, marupauba e parapará. É uma árvore exclusivamente nacional, de até 15 metros de altura, com casca fina e acinzentada e que é encontrada na região que abrange Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Seu caule, após a madeira extraída, é usado principalmente na construção civil, para a carpintaria, os forros, etc. Sendo uma importante árvore com poder medicinal, é infeliz o fato de que está prestes a ser extinta, já que foi muito explorada para o seu uso em diversos segmentos. Um deles, é o seu chá.

Origem da Carobinha:

A flora brasileira é rica em componentes medicinais encontrados nas plantas. Uma das árvores encontradas na região que liga Minas Gerais e o Rio Grande do Sul é a Carobinha. Suas folhas são usadas para fazer um chá muito precioso no tratamento de algumas patologias, pois as propriedades da planta são excelentes para tratamentos.

Propriedades da Carobinha:

Tem vários componentes medicinais benéficos a saúde: adstringente, aperiente, cicatrizante, depurativo, diurético, emético, laxante, sudorífera, tônico. Então, confira agora os Benefícios da Carobinha Para Saúde:

Benefícios da Carobinha Para Saúde:

  • Propriedades da Carobinha combate a sífilis, o reumatismo, a artrose, as afecções cutâneas, a disenteria e a prostatite.
  • Componentes presentes nas folhas da planta ajudam na depuração do sangue.
  • A casca da Carobinha possui propriedades anti-reumáticas, ajuda no tratamento de doenças de pele e em problemas na garganta.
  • Consegue reduzir os níveis de colesterol ruim presentes no sangue.
  • Também serve para lavar feridas e fazer gargarejos para tratar da garganta.
  • É indicada para o tratamento de certos casos de úlcera, mas sempre consultando um médico antes e se ele consentir, com seu acompanhamento.
  • A indicação mais conhecida é para problemas na pele, como a urticária.
  • Quem sofre com disenteria pode tomar o chá de Carobinha, mas com moderação, para que o problema cesse.
  • Outro destaque para essa infusão é no caso de um paciente que precise suar para eliminar toxinas de seu organismo.

Como Usar a Carobinha:

A árvore pode ser usada na forma de chá, óleo essencial ou em pó, que devem ser utilizadas de acordo com orientação médica. Em geral, o óleo essencial ou o chá devem ser consumidos 4 xícaras por dia para estimular a transpiração e para curar doenças como malária, sífilis, gonorreia, dor nos ossos, reumatismo e artrite. Além disso, gargarejar a Carobinha também ajuda no combate de gripes e dores de garganta.

Para melhorar a cicatrização, deve-se usar o chá desta árvore morno para lavar feridas no corpo e bolhas de catapora 3 vezes por dia, ou em banhos de assento para tratar úlceras e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a Carobinha em pó pode ser aplicada em feridas e úlceras para combater infecções, pois atua como desinfetante, combatendo micro-organismos que aumentam a gravidade dos ferimentos.

A madeira do caule da Caroba é muito usada na construção civil para a confecção de: forros, para carpintaria, miolos de painéis e portas, rodapés, celulose, cepas de calçados, etc.

Receita do Chá de Carobinha:

O chá desta árvore é feito a partir das folhas e/ou da casca. Para fazê-lo, é necessário apenas utilizar duas colheres de sopa de Carobinha, ou 10 g de folhas, para um litro de água fervente. Deixa-se na infusão e depois pode adoçar à gosto.

carobinha

Efeitos Colaterais da Carobinha:

Apesar dos benefícios, a planta pode não ser ideal para alguns organismos. Para evitar qualquer reação indesejada, a melhor ideia é simplesmente se prevenir e visitar um médico de sua confiança para saber se o caso em que se encontra pode ser tratado pelas propriedades da planta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

cha de virgaurea

Chá de Virgaurea – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pilriteiro – Origem, Benefícios e Como Usar!