Chá de Bananeira Imbé – O Que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Bananeira Imbé que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá de Bananeira Imbé possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde. A bananeira imbé é uma planta conhecida no mundo da medicina alternativa graças ao seu poder de tratar problemas, principalmente problemas como erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia.

Chá de Bananeira ImbéA planta, que também é conhecida por cipó-imbé e tracuá, possui folhas grandes, profundamente cortadas e com uma cor verde escura bastante brilhante. Graças à sua beleza exuberante, a bananeira imbé é bastante usada também para princípios ornamentais.

A casca seca e as folhas da bananeira imbé são muito usadas por pessoas que sofrem de erisipela de problemas como úlcera, inflamações e reumatismo. Além disso, elas também servem para tratar algumas inflamações específicas, como a erisipela (doença infecciosa aguda), orquites (trata-se da inflamação do testículo) e hidropisia (derramamento de líquido seroso nas cavidade do corpo ou nos tecidos). Então, Confira Os Benefícios do Chá de Bananeira Imbé:

Propriedades e Benefícios do Chá de Bananeira Imbé:

Graças às suas propriedades medicinais, as folhas e a casca seca da bananeira imbé podem ser utilizadas para tratar uma série de condições de saúde, como erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia.

No entanto, é preciso ter muito cuidado com esta planta, pois as suas folhas podem ser tóxicas. O princípio ativo da bananeira imbé é o oxalato de cálcio.

Receita do Chá de Bananeira Imbé:

INGREDIENTES:

  • 10 g de cascas de folhas frescas da bananeira imbé;
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Cozinhe as cascas e folhas da planta na água.
  • Quando o líquido atingir a fervura ideal, desligue o fogo e abafe o recipiente por aproximadamente dez minutos.
  • As folhas da bananeira imbé também podem servir como ingredientes para um benéfico banho.
  • Cozinhe as folhas secas e a casa do caule e acrescente na banheira.

Chá de Bananeira Imbé

Como Usar a Bananeira Imbé?

O modo de usar esta planta depende da condição da saúde a ser tratada.

  • Hidropisia – No caso de hidropisia, cozinhe 10 gramas de cascas e folhas frescas para um litro de água. Tome várias xícaras ao dia.
  • Úlceras – No caso de úlceras, aplicam-se as folhas frescas amassadas; e nos outros casos, é indicado um banho com base no cozimento das folhas frescas e a casca de seu caule.

Colaterais do Chá de Bananeira Imbé:

Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais na literatura consultada, mas lembre-se que qualquer tratamento só deve ser iniciado sob orientação médica. Apenas um especialista poderá analisar o seu caso cuidadosamente e indicar o melhor tratamento.

Agnus Castus – Origem, Benefícios e Como Usar!

Douradinha – Origem, Benefícios e Como Usar!