Benefícios das Plantas

Agripalma é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Agripalma é uma planta medicinal de nome científico leonurus cardíaca. É facilmente encontrada para comprar em lojas de produtos naturais, além de feiras livres e farmácias de manipulação.

Pode ser encontrada na forma de cápsulas ou tintura, sendo que a última é para diluir em água.

Nativa da Europa Central à Escandinávia, Rússia e Ásia, a planta foi levada às outras localidades do mundo, por onde tornou-se espontânea. Seu nome é derivado do aspecto de cauda leonina e a planta vem sendo usada desde a Roma Antiga devido às suas propriedades e benefícios à saúde.

Veja tudo sobre esta planta:

Agripalma é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Origem da planta Agripalma:

A Agripalma é uma planta medicinal, também conhecida como Cardíaca, Orelha-de-leão, Calda-de-leão, Rabo-de-leão ou Erva de macaré, muito utilizada no tratamento de ansiedade, problemas cardíacos e pressão alta, devido às suas propriedades relaxante, hipotensiva e tônica cardíaca.

O nome científico da Agripalma é Leonurus cardiaca e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, ferias livres e algumas farmácias de manipulação na sua forma natural, em cápsulas ou em tintura para fazer diluições em água.

O uso da Agripalma pode ser útil para complementar o tratamento de pessoas com problemas cardíacos e alterações como pressão alta. No entanto, seu uso não exclui a necessidade de tomar os medicamentos indicados pelo cardiologista, embora seja um ótimo complemento para baixar a pressão sanguínea.

Propriedades da planta Agripalma:

As propriedades da Agripalma incluem sua ação relaxante, tônica, carminativa, estimulante uterina, hipotensiva, antiespasmódica e diaforética.

Benefícios da planta Agripalma:

A Agripalma é um remédio natural em especial para o coração, já que age como tônico e o fortalece, evitando possíveis infartos ou problemas decorrentes de um coração frágil. Composta também de alcaloides, ela facilita contrações uterinas, alivia cólicas e auxilia o trabalho de parto, além de restaurar o útero e prevenir hemorragias pós parto e amenorreia. Para quem sofre de hipotireoidismo a Agripalma também é um ótimo medicamente homeopático.

Seu uso ainda é ideal para quem sofre de insônia, ansiedade, taquicardia, palpitações e arritmia. Funciona como uma espécie de sedativo, relaxante, antiarrítmico e hipotensor leve. Pode curar disfunções da tireoide, problemas respiratórios como asma, sinusite, rinite, entre outros.

Como Consumir:

A tintura deve ser usada na proporção entre 6 ml e 10 ml de tintura para cada xícara de água. Dilua e tome como tônico cardíaco duas vezes ao dia.

Pode ser consumida ainda uma colher de chá, três vezes ao dia, para o tratamento de palpitações, menopausa, taquicardia e TPM.

As cápsulas são uma alternativa à infusão: consuma duas de 500 mg entre duas e três vezes ao dia.

Na forma de chá, a Agripalma é excelente para combater a ansiedade. Para preparar, você vai precisar de:

  • Duas colheres de café da erva seca;
  • Uma xícara de água.

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Aguarde até eu levante fervura e então desligue. Adicione a erva e tampe, deixando repousar por aproximadamente cinco minutos. Depois disso, coe e consuma. A dose indicada é de uma xícara pela manhã e outra à tarde.

Malefícios e Contraindicações:

A Agripalma é contraindicada para gestantes em período menstrual, pois pode causar aborto ou alterações no ciclo menstrual. Também não podem fazer uso da planta pacientes que fazem tratamentos com sedativos.

Recomenda-se que, antes de fazer o tratamento, principalmente em caso de doença cardíaca, um médico seja consultado. Mesmo as plantas e tratamentos naturais podem causar problemas sérios de saúde quando não condizentes com sua afecção ou medicamentos já utilizados.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.