Os 30 Benefícios do Gergelim Para Saúde

Os 30 Benefícios do Gergelim Para Saúde!

Os 30 Benefícios do Gergelim Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, Gergelim é um alimento extremamente saboroso e benéfico para o corpo humano, mas ainda é pouco consumido no Brasil. O seu uso mais popular são nos pães com gergelim, porém, ainda é pouco para a quantidade de propriedades que a semente tem. Além dos pães, as sementinhas são usadas em bolachas salgadas, bolos, sushis, para temperar saladas, entre outros.

As sementes de gergelim vem sendo cultivadas intencionalmente a mais de 3500 anos e utilizadas para remédio e alimento por várias civilizações. Elas podem ser consumidas cruas, como óleo ou manteiga. A manteiga é conhecida como Tahine, muito popular na culinária árabe.

gergelim

O gergelim tem propriedades tão benéficas porque está cheio de nutrientes como Cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína, e triptofano muitos nutrientes para uma semente tão pequena.

O gergelim foi trazido para o Brasil pelos portugueses no século XVI. A planta possui inúmeras substâncias capazes de auxiliar as pessoas a terem uma vida mais saudável e equilibrada, para tal basta adicioná-lo nas refeições diárias. É possível encontrar as sementes de três cores: branca, preta e marrom. Porém, as taxas nutricionais de todos são as mesmas.

Consumido desde a antiguidade, é uma semente muito versátil: sua capacidade de consumo vai muito longe, ele pode ser consumido em forma de saladas, óleo, como bolos, biscoitos, manteiga, leite, entre outros. Para começar, olha só quanta diferença essa sementinha pode fazer na sua saúde.

Valor Nutricional do Gergelim:

Os muitos benefícios do gergelim para a saúde são, devido ao seu teor nutricional, incluindo vitaminas, minerais, óleos naturais, e compostos orgânicos que consistem em Cálcio, Ferro, Magnésio,Fósforo, Manganês, Cobre, zinco, fibra, Tiamina, vitamina B6, folato , proteína e triptofano.

Benefícios do Gergelim Para Saúde:

1. Regula a Pressão Arterial:

Estudos mostram que o consumo de gergelim reduz a hipertensão e previne doenças cardíacas em geral. O magnésio presente nas sementes é um famoso aliado dos hipertensos e apenas uma mão cheia de sementes oferece 25% do magnésio necessário em um dia.

2. Atua na Prevenção da Esclerose Múltipla:

O óleo de Gergelim evita o desenvolvimento da esclerose multipla ao diminuir a secreção de IFN-GAMA, um fator chave para iniciar inflamações e lesões no sistema nervoso. Estudos mostram também é benéfico contra a doença de Huntington

3. Gergelim Diminui a Ansiedade:

Sim, a semente de gergelim ainda possui minerais que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse como o magnésio e o Cálcio. As vitaminas tiamina e triptofano, também presentes, ajudam a produzir serotonina o famoso hormônio da felicidade.

4. Gergelim Melhora Respiração:

Além de todos os benefícios do gergelim, o magnésio presente também previne asma e outros problemas da respiração tornando todo sistema respiratório mais saudável.

5. Alivia Dores de Cabeça e Enxaqueca:

Quem sofre com enxaquecas frequentemente pode usar gergelim para diminuir as dores. O magnésio presente evita espasmos dos vasos sanguíneos que desencadeia crises de enxaqueca. Já o Cálcio, previne enxaquecas e dores de cabeça em geral.

6. Promove a Saúde Bucal:

Os benefícios do gergelim são tão abrangentes que chegam até a saúde bucal. O óleo das sementes na boca tem um poderoso efeito antibacteriano, previne placa bacteriana e clareia os dentes. Mas para ter esses efeitos, é preciso deixar o óleo na boca até ele ficar grosso e esbranquiçado.

7. Benefícios do Gergelim Para Proteger da Radiação:

As sementes de gergelim protegem o DNA dos efeitos nocivos da radiação – seja radiação de fontes acidentais ou de tratamentos como quimioterapia. Protegendo o corpo dos efeitos da radiação, diminui a probabilidade de câncer por mutação celular.

8. Alivia Dores da Artrite:

Gergelim é rico em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nas juntas, ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação

9. Controla o colesterol:

Os fitoesteróis presentes no gergelim tem uma estrutura química muito similar a do colesterol e conseguem diminuir o nível de LDL (colesterol ruim) no sangue ao bloquear a sua produção. Sementes tem o maior nível fitoesteróis da natureza (400-413 mg a cada 100g). A substância ainda potencializa o poder do sistema imunológico e diminui a chance de desenvolver câncer.

10. Promove Ossos Saudáveis:

As sementes de gergelim são um pequeno coquetel para os ossos: elas são ricas em zinco, Cálcio e fósforo. Uma porção de semente tem mais Cálcio que um copo inteiro de leite! Esses minerais são fundamentais para o corpo regenerar o tecido dos ossos e evitar osteoporose. Um estudo no Jornal Americano de Nutrição Clínica provou que consumir menos zinco que o necessário pode causar osteoporose no quadril e na espinha.

11. Ótimo Remédio Para Diabéticos:

O magnésio presente nas sementes também tem propriedades que reduzem a chance de desenvolver diabetes e ajudar a administrar os sintomas da doença. Uma pesquisa publicada em 2011 no Jornal de Nutrição Clinica mostrou que o óleo de gergelim aumenta o efeito do remédio glibenclamida em pacientes que sofrem com a diabetes tipo 2.

12. Benefício do Gergelim Para Ajudar na Digestão:

As sementes possuem muitas fibras, que são fundamentais para uma digestão saudável, evitando constipação, diarreia e mantendo o cólon saudável. Além disso, as fibras auxiliam na perda de peso, pois elas aumentam a sensação de saciedade.

beneficios do gergelim

13. Combate o Envelhecimento da Pele:

Estes mesmo antioxidantes que previnem o câncer também desaceleram o envelhecimento da pele. Evitam os efeitos nocivos dos raios ultravioletas, que inclui rugas e pigmentação da pele.

Além disso, o zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade para a pele e ajudando a reparar os tecidos do corpo em geral. As sementes ainda são ricas em vitamina B, que mantém cabelo, pele e olhos saudáveis e bonitos.

14. Gergelim é Rico em Antioxidantes:

Por possuir essa propriedade em sua composição, o gergelim é capaz de melhorar a elasticidade da pele e desenvolve forte poder rejuvenescedor em células.

15. Benefícios do Gergelim Para Emagrecer:

O gergelim pode ser um ótimo auxiliar na perda de peso. Por conter muitas fibras, auxilia no correto metabolismo dos alimentos, prevenindo problemas de saúde, como prisão de ventre e hemorroidas. Além disso, sua casca demora a ser digerida e absorvida pelo organismo, promovendo sensação de saciedade por mais tempo.

16. Previne Doenças Cardiovasculares:

A presença de gorduras boas faz do gergelim um excelente alimento para ajudar na redução do colesterol ruim  o LDL. A semente possui ainda fitoesterois, que impedem a passagem do colesterol para o sangue, prevenindo uma série de doenças, como AVC e infartos, e regulando a pressão arterial.

17. Combate a Anemia:

Rico em ferro, as sementes de gergelim também ajudam na prevenção da anemia, tendo em vista que o ferro é responsável por levar o oxigênio para o sangue.

18. É bom Para os Dentes:

O gergelim também atua evitando a formação de placas bacterianas, quando usado em forma de óleo. O fósforo presente nos grãos ajuda a manter os ossos e dentes mais fortes.

19. É um Anti-inflamatório Natural:

As sementes de gergelim também tem potencial anti-inflamatório, prevenindo assim dores nos ossos e músculos.

20. Gergelim Tem Poder Calmante:

Entre os nutrientes presentes no gergelim, estão o triptofano e a tiamina, dois importantes estimulantes da produção de serotonina, hormônio responsável pelas sensações de bem estar do cérebro. Já o Cálcio e magnésio atuam reduzindo os sintomas da ansiedade.

21. Diminui a Ansiedade:

Ele contêm minerais e Cálcio que aliviam o estresse e também contém vitaminas calmantes, tiamina e triptofano que ajudam a produzir serotonina, o que reduz a dor, auxilia o humor e ajuda a dormir profundamente.

22. Protege Seu Figado:

Ele também ajuda a protegê-lo contra o impacto do álcool no fígado , ajudando você a manter a função saudável do fígado .

23. Benefício do Gergelim Para Saúde dos Bebês:

Uma massagem com o óleo melhora o crescimento em bebês e melhora o sono. Assaduras na pele de um bebê  especialmente onde a fralda é  pode ser protegida esfregando-o na pele. Como bônus, ele também ajuda a reverter a pele seca.

24. Gergelim Para Tratar Calcanhar Rachados:

Se você tem calcanhar rachados ou pés doloridos, você pode aplicar óleo todas as noites antes de ir para a cama e cobrir seus pés com meias de algodão. Isso deve ser feito por alguns dias para obter pés suaves e flexíveis.

25. Reduzir a Pressão Sanguínea:

O mesmo estudo acima revela como diminui a pressão arterial em diabéticos. O gergelim é cheio de Magnésio um nutriente-chave conhecido por ajudar a baixar a pressão arterial.

26. Promove a Saúde Gástrica:

O gergelim pode ajudar a saúde cardíaca prevenindo lesões ateroscleróticas com o antioxidante e o composto anti-inflamatório conhecido como sesamol.

beneficio do gergelim

27. Promove a Saúde Ocular:

Na medicina tradicional chinesa, há uma relação entre o fígado e os olhos. O fígado envia sangue aos olhos para apoiar o funcionamento.

28. Trata Hemorroidas:

Auxilia ainda no tratamento da hemorroidas, pois sua casca possui componentes que ativam a circulação do sangue na parede intestinal, proporcionando então um melhor fluxo e prevenindo a formação de novos vasos que impliquem na circulação sanguínea.

29. Previne a Asma:

Além de todos os benefícios do gergelim, o magnésio presente também previne asma e outros problemas da respiração tornando todo sistema respiratório mais saudável.

30. É rico em Boas Gorduras:

Uma colher de sopa ( aproximadamente 10g) de sementes de Gergelim contém cerca de 5 g de gorduras. dessa, 84 % são as chamadas boas ( monoinsaturadas e poli-insaturadas), muito importante para a saúde do coração.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 40 Benefícios da Batata Doce Para Saúde

Os 40 Benefícios da Tangerina Para Saúde