Os 30 Benefícios do Chá de Aspargo Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Chá de Aspargo Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, aspargo é um alimento muito utilizado nas cozinhas brasileiras, pois além de saboroso é benéfico ao organismo. O que pouca gente sabe é que as raízes deste alimento também são ótimas fontes de propriedades medicinais.

Por exemplo, em sua composição o aspargo possui betacaroteno, vitamina C, vitamina K e do complexo B, magnésio, manganês, fósforo e fibras. E é através dessas propriedades que o aspargo é indicado para diversos problemas de saúde.

cha de aspargo

Este alimento é indicado para mulheres que estão no período gestacional, pois ele é capaz de prevenir distúrbios no tubo neural dos bebês que estão em formação. Tal benefício provém da presença de ácido fólico na composição do aspargo.

Quem estuda os bons efeitos dos mais variados chás de ervas descobre coisas muito diferentes – nunca tinha imaginado usar o aspargo como chá depurativo. Mas, pelo visto, esse chá é especialmente bom para aqueles que têm dificuldades renais, problemas dolorosos e que derivam da função depurativa dos rins não ser completa.

Os aspargos verdes têm um talos duros que a gente costuma jogar no lixo, ou na composteira, por serem de difícil digestibilidade mas, como toda a planta, são ricos em nutrientes importantes para o nosso organismo.

O chá de aspargo, água do cozimento dos mesmos antes de usá-los para a culinária, tem um forte efeito diurético e depurativo sendo bastante utilizado em caso de mau funcionamento dos rins e problemas urinários. Essas duas funções combinadas permite o reequilíbrio das funções renais, a desintoxicação do organismo e, de certa maneira, até a desinfecção dos canais renais e urinários.

Valor Nutricional do Chá de Aspargo:

Rico em cálcio e outros minerais, este chá é um remédio que pode nutrir o corpo em um nível mais profundo. Além disso, esse vegetal possui quantidades elevadas de ferro, fósforo, cálcio, vitamina B, vitamina K e vitamina E, bem como magnésio, potássio, proteínas, zinco e vitamina A e C, que são essenciais para viver de forma saudável.

Benefícios do Chá de Aspargo Para Saúde:

1. Fornece energia:

O chá de aspargo pode ser um aliado extra no combate à tristeza e até mesmo da depressão, ela acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental. Consumida diariamente traz energia e vigor físico.

2. Ajudar na Perda de Peso:

O chá de aspargo tem pouquíssima gordura e poucas calorias uma xícara tem cerca de 32 calorias. É também rico em fibras solúveis que são ótimas para dieta de perda de peso, pois o organismo digere essas fibras de forma mais lenta, mantendo-o mais satisfeito e, assim, diminui a fome no intervalo entre uma refeição e outra.

3. Limpa as Artérias e Veias:

O chá de aspargo melhora a circulação sanguínea, ele controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). Diminuem as concentrações séricas de colesterol total, lipídios totais e triglicerídeos de forma significativa e aumentam o colesterol bom.

4. Melhora o Humor:

ácido fólico também é responsável para melhorar o humor, diminuindo a irritabilidade. Estudos mostraram que baixos níveis de ácido fólico e vitamina B12 podem desencadear depressão. Além disso, o chá de aspargo é rico em triptofano, um aminoácido que também melhora o humor.

5. Controla o Açúcar:

O chá de aspargo é bastante recomendado para os diabéticos. Sua fibra solúvel melhora a digestão de amido e mantém estáveis os níveis de glicemia. Um aliado maravilhoso para estes casos.

6. É Rico em Vitamina K:

vitamina K melhora a circulação sanguínea e evita a formação de coágulos, e também fortalece os ossos, pois ajuda a absorver o cálcio dos alimentos.

7. Auxilia na Saúde da Pele:

As proteínas no chá de aspargo mantêm a barreira natural da pele. Eles até protegem sua pele de poluentes e produtos químicos severos. Além disso, as gorduras lubrificantes no chá de aspargo ajudam na proteção UV.

8. Fonte de Ácido Fólico:

O ácido fólico é essencial para mulheres que querem engravidar, pois fortalece o útero. Segundo um estudo publicado em 2009, esta vitamina pode reduzir em até 50 por cento o risco de parto prematuro. Uma pequena quantia de chá de aspargo contém 22 por cento da dose diária de ácido fólico recomendada por médicos.

9. Melhora a Qualidade do Sono:

Os aminoácidos e outros nutrientes encontrados ajudam a produzir melatonina, o produto químico que induz o sono.

10. Acaba com Inchaço:

De todas as boas propriedades do chá de aspargo, talvez esta seja uma das mais poderosas. Graças às suas fibras solúveis, ele age fortemente no sistema digestivo e é rico em probióticos, que ajudam a fortalecer as bactérias saudáveis do trato intestinal e acabar com o inchaço.

11. Promove a Saúde Dos Ossos:

chá de aspargo oferece uma série de minerais essenciais para a saúde óssea. Além disso, o chá de aspargo tem menor exposição ao ar e é menos provável que fique rançoso como o vegetal puro.

12. Cura Ressaca:

Um estudo comprovou que uma porção pequena de chá de aspargo pode curar a ressaca, pois os aminoácidos do vegetal agem no fígado e protege as células, combatendo todas as toxinas do álcool.

13. Reduz a Pressão Sanguínea:

A maioria das pessoas não sabem, mas uma dieta que inclui uma abundância desse chá é tão eficaz quanto tomar medicação anti-hipertensiva para baixar a pressão arterial, portanto, é essencial para regular a pressão sanguínea e prevenir doenças relacionadas ao coração.

14. Age Como Afrodisíaco:

O chá de aspargo é uma ótima fonte de ácido fólico e vitamina B6, ambos ótimos para melhorar o humor, principalmente para dar mais ânimo. Além disso, a vitamina E reforça os hormônios sexuais, como estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens.

15. Auxilia no Sono:

Esse chá contêm melatonina e hidratos de carbono complexos que podem ajudar mais triptofano entrar no cérebro e assim ajudá-lo a dormir melhor.

beneficios do cha de aspargo

Outros Benefícios do Chá de Aspargo Para Saúde:

  • É uma excelente fonte de vitamina A que tem efeito anti-inflamatório que ajuda a combater dores de artrite;
  • Contem antioxidantes, eles ajudam a combater os radicais livres;
  • Contem quantidade significativa de ferro, que é essencial para combater a anemia;
  • Com alto teor de vitamina C ajuda a combater os radicais livres que prejudicam a saúde;
  • Suas gorduras são muito saudáveis, contém fibras, vitaminas, minerais e micro minerais;
  • Tomar chá de aspargo nos permitirá limpar as paredes de nossas artérias, limpando-nos dos depósitos de gordura;
  • A fibra solúvel que é encontrada no chá de aspargo melhora a digestão de amido e carboidratos;
  • É útil no tratamento da ansiedade e nervosismo, principalmente se forem acompanhados de outros sintomas do estresse;
  • Possui uma quantidade relevante de vitamina E que ajuda a tratar infecções no corpo;
  • Por conter vitamina se tornam um excelente anti-inflamatório que ajuda combater inflamações;
  • Com alto teor de fibra solúvel são essenciais para o emagrecimento e ajuda na saúde digestiva;
  • Está associado ao poder de suavizar e nutrir o sistema nervoso central;
  • Quando usado, este chá auxilia na excitação feminina também;
  • Beber um copo de chá de aspargo com estômago vazio é suficiente para diminuir seu colesterol;
  • O chá de aspargo tem absorção muito lenta, o que nos dá a sensação de estar cheio.

Efeitos Colaterais do Chá de Aspargo:

O chá de aspargo é um poderoso diurético natural. Além disso, esta natureza diurética provoca a micção frequente, levando à desidratação. Quanto menor os níveis de fluido do seu corpo, mais os níveis de desidratação será. Este, por sua vez, vai deixá-lo secar a boca.

beneficios do cha de marcela

Os 40 Benefícios do Chá de Marcela Para Saúde

Os 22 Benefícios do Óleo de Tomilho Para Saúde