Chá de Uxi Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Uxi Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, conhecida como uma planta medicinal que tem seu uso associado ao processo de tratamento e cura de algumas doenças, a uxi amarelo pertence à família das Humiriaceae.

Essa é uma planta muito conhecida porque ela pode ser usada pelos pacientes com HIV como auxílio ao coquetel de medicamentos para controle do vírus. Dependendo do local onde a planta é identificada, outros nomes podem fazer relação a ela.

cha de uxi amarelo

Entre os principais deles, destacam-se uxi-amarelo, axuá, cumatê, pururu, uxi, uxi-liso, uxi-ordinário, uxi-pucu, uxi-verdadeiro. Na medicina natural, a parte da planta vinculada aos princípios curativos é a casca.

Uma das formas mais usuais de consumir o Chá de Uxi Amarelo em prol da saúde é a partir do preparo do chá. Para isso, basta separar meio litro de água filtrada e 25 gramas das casca da planta. No intuito de facilitar o processo de infusão é necessário que a casca esteja bem fragmentada.

Propriedades Chá de Uxi Amarelo:

Como já foi dito anteriormente, o uxi amarelo é uma planta medicinal que oferece uma série de benefícios para quem a utiliza graças às suas inúmeras propriedades, que são:

  • Diurético;
  • Depurativo;
  • Antioxidante;
  • Antitumoral;
  • Citostático;
  • Antiviral;
  • Hipotensor;
  • Regeneração celular;
  • Estimulação do sistema imunológico;
  • Vermífugo.

Origem do Chá de Uxi Amarelo:

O uxi amarelo, também conhecido como uxipuçu tem sua origem no estado do Pará e seu nome científico é Endopleura uchi. As folhas da planta são dentadas, ela gera sementes oleaginosas e seu tronco liso e reto é recoberto por uma casca de coloração acinzentada.

Além disso, seu tronco é formado por uma madeira de ótima qualidade. O mais interessante é que a árvore de uxi amarelo pode chegar a ter 30 metros de altura e oferece uma série de propriedades medicinais para quem o utiliza.

O uxi amarelo é uma planta medicinal que é popularmente utilizada por pessoas que querem engravidar. Isso porque a crença popular afirma que as suas inúmeras propriedades ajudam a combater miomas no útero, cistos, irregularidades no ciclo menstrual e infecções urinárias.

Mais do que isso, há quem dica que ele também serve para o tratamento de outros problemas, tais como bursite, artrite, reumatismo, problemas de origem cardíaca, asma cirrose, diabetes, gastrite, prostatite, pressão alta e herpes, entre outros.

O fato é que esta planta medicinal tem várias indicações e serve para uma grande quantidade de problemas de saúde visto que oferece inúmeras propriedades, como veremos no tópico a seguir.

Para que Serve o Chá de Uxi Amarelo:

O Chá de Uxi Amarelo é utilizado no tratamento de diversos problemas de saúde, e as suas principais propriedades incluem a ação anti-inflamatória, principalmente relacionado a doenças uterinos e urinários, como mioma, cistos uterinos, infecções urinárias, endometriose e desregulação menstrual pela síndrome dos ovários policísticos.

Como estas alterações podem aumentar o risco de infertilidade, o consumo do Chá de Uxi Amarelo é muito utilizado para facilitar a gravidez. Confira, também, outros remédios caseiros para inflamação no útero.

A ação anti-inflamatória e imunoestimulante do Chá de Uxi Amarelo também pode auxiliar no tratamento de artrite, bursite, reumatismos, além de outras doenças como problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. Além disso, o uxi amarelo é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e vermífugo.

Benefícios do Chá de Uxi Amarelo Para Saúde:

1. Ajuda na Desintoxicação do Organismo:

Consumir diariamente o Chá de Uxi Amarelo nos ajuda a eliminar substâncias nocivas que afetam a nossa saúde, tais como o álcool, as gorduras, os aditivos, a cafeína e etc. Além disso o Uxi promove a desintoxicação completa do nosso organismo.

2. Chá de Uxi Amarelo Auxilia no Emagrecimento:

O Chá de Uxi Amarelo também possui algumas substancias diuréticas que são substâncias que aumentam a diurese (remoção de fluidos corporais através da urina). A ação diurética do Uxi estimula os rins a liberar o sódio, a água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.

3. É um Excelente Hidratante:

Chá de Uxi Amarelo ajuda a bloquear a umidade na pele, mantendo a pele suave. Chá de Uxi Amarelo é especialmente benéfico para aqueles com pele sensível porque os açúcares em suas pétalas criam um sentimento calmante.

4. Combate as Rugas e Celulites:

O Chá de Uxi Amarelo possui em sua composição algumas substância com ação anti-inflamatória que ajudam o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos. Além disso, tais substancias contribuem também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.

5. É Naturalmente Perfumado:

Muitos produtos de beleza orgânicos optam por incluir Chá de Uxi Amarelo por seu aroma delicado em vez de fragrâncias artificiais.

6. Auxilia na Proteção Contra os Vírus:

A ação Antiviral do Chá de Uxi Amarelo promove uma proteção contra vários tipos de vírus, que se não combatidos, tem o poder de espalhar diversas doenças em nosso corpo, como é o caso da gripe, do resfriado, da febre, da tosse e de várias outras. Além disso, esses Benefícios do Chá de Uxi Amarelo para a saúde, alem de lhe manter longe do hospital ainda lhe proporciona um bem estar prolongado.

7. Possui Propriedades Antioxidantes:

Chá de Uxi Amarelo contém grandes quantidades de Vitamina C, um poderoso antioxidante. Esta importante vitamina pode ajudar a proteger as células da pele de danos, como ficar longe do sol por muito tempo. Algumas evidências sugerem que Chá de Uxi Amarelo pode ajudar a prevenir queimaduras solares.

8. Ajuda na Proteção Contra Alguns Cistos:

O Chá de Uxi Amarelo ajuda a equilibrar a proporção de estrogênio com progesterona no seu corpo. Isto ajudará a reduzir os cistos. Além disso, o Chá de Uxi Amarelo é rico em fibra que ajuda o corpo a eliminar toxinas nocivas, colesterol e outros resíduos de produtos processados pelo fígado.

Como usar o Chá de Uxi Amarelo:

A parte utilizada do uxi amarelo é a sua casca, muito úteis para fazer chás e infusões.

  • Chá de Uxi Amarelo: colocar 10 g de casca e 1 litro de água em uma panela e deixar ferver por cerca de 3 minutos. Depois deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Esta planta também pode ser encontrada em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.

beneficios do cha uxi amarelo

Cuidados e Contraindicações do Chá de Uxi Amarelo:

Embora o uso da planta esteja associado a uma série de doenças, antes de incluí-la em qualquer que seja o tratamento, a recomendação é que o médico seja consultado. Só ele possui conhecimento suficiente para que o paciente a utilize de forma responsável.

Na consulta, o médico pode realizar alguns exames complementares para certificar que outro tipo de problema não seja originado. Já em relação a dosagem, cada paciente pode desenvolver uma particularidade sobre ela.

Azaleia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Alimentos Ricos em Vitamina K

Os 38 Alimentos Ricos em Vitamina K