Nutrientes

Cálcio é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em
calcio

O Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos.

Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que o Cálcio seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva desse nutriente em casos de deficiência.

Fontes de Cálcio:

Queijos

Os queijos se destacam pelo alto teor de proteínas, de minerais, como Cálcio, zinco e potássio, e de vitaminas A, B e D.

Leite

Além de fornecer Cálcio, o leite é fonte de riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio.

Sardinha

Tanto o Cálcio quanto o fósforo são fornecidos em quantidades grandes, assim como proteínas e ômega 3.

Leite

Além de fornecer ele, o leite é fonte de riboflavina (vitamina B2), vitamina B12, vitamina A, tiamina, vitamina B6 e minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio.

Outros alimentos como coalhada, gergelim, hortaliças (brócolis, couveflor, folha de nabo, couve manteiga, repolho, mostarda), algas marinhas, chia, tofu, salsa, grão de bico, amêndoas também fornecem Cálcio para o organismo.

Benefícios do Cálcio:

Combate a Obesidade

Quando há a deficiência deste mineral no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso.

A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de Cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

Limpa o Organismo

Ele ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, ele limpa o organismo deixando-o livre de células de gordura.

Regula os batimentos cardíacos

Nosso coração é como uma “bomba de combustível” ele bomba o sangue para que ele circule por todo o nosso organismo. Ele ajuda nessa contração muscular ele ajuda nesse processo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos e faz o sangue circular.

Fortalece os ossos

O Cálcio é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

Regula os impulsos nervosos

Nosso organismo é formado por milhões de terminações nervosas que se conectam através de impulsos, ele é muito importante pois atua na regulação e transmissão desses impulsos nervosos.

Coagulação sanguínea

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o Cálcio tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

Deficiência:

A deficiência do Cálcio conduz à saúde deficiente do osso e pode ser causada pela entrada inadequada do Cálcio, pela absorção deficiente desse nutriente ou pela perda do Cálcio do excesso, que podem reduzir a mineralização do osso.

As condições do Osso tais como a osteoporose e o raquitismo são causadas por uma deficiência da vitamina D, que danifica a absorção intestinal desse nutriente e, por sua vez, condu-la a um desprezado da mineralização do osso. Os ossos transformam-se conseqüentemente deformidade macia, flexível e inclinada.

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