Os 30 Benefícios da Cabeludinha Para Saúde

Conheça Todos os 30 Benefícios da Cabeludinha Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Cabeludinha Para Saúde são muitos, pois ela possui uma grande diversidade de nutrientes que são fundamentais para que ocorra o funcionamento adequado do corpo. Além disso, a Cabeludinha (Myrciaria glazioviana) é uma planta de origem brasileira, facilmente encontrada na região sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela é conhecida também por guapirijuba, jabuticaba amarela, café cabeludo, vassourinha da praia e fruta cabeluda.

O nome desta fruta “Cabeludinha” se deve a textura aveludada, que parece fios de cabelos,
dos frutos e das folhas. Tanto a Jabuticaba quanto a Cabeludinha são mesma família, Myrtaceae. É conhecida por Jabuticaba-amarela porque os frutos crescem presos nos galhos e troncos assim como a Jabuticaba.

cabeludinha beneficio

Em sua polpa suculenta e perfumada, rica em Vitamina C, encontramos uma ou duas
sementes grandes. É consumida ao natural, tem sabor levemente ácido. A Cabeludinha também é utilizada no preparo de sucos e geleias.

Valor Nutricional da Cabeludinha:

A Cabeludinha são fontes ricas de várias vitaminas, minerais e compostos orgânicos essenciais, incluindo fibras dietéticas, proteínas, Potássio, Ferro, cálcio, Vitamina A, Vitamina C e as vitaminas do complexo B. Então, confira Os 30 Benefícios da Cabeludinha Para Saúde:

Benefícios da Cabeludinha Para Saúde:

1. Funciona Como Analgésico:

As folhas da Cabeludinha têm debatido propriedades analgésicas que ajudam a aliviar dores ósseas e musculares. Esmagar a folha e casca da planta e aplicá-la topicamente serve para obter melhores resultados.

2. Ajuda a Melhorar a Saúde Digestiva:

A fibra dietética no Suco desta fruta ajuda a facilitar a passagem de alimentos através do trato digestivo, eliminando a constipação e outros problemas gastrointestinais. Em medicamentos tradicionais das Filipinas, elas foram confiadas para curar a disenteria e a diarreia, que talvez seja sua aplicação mais comum na saúde humana.

3. Melhora a Visão Noturna:

A Cabeludinha contêm quantidades elevadas de Vitamina A. Ela ajuda a melhorar a visão e reduzir os sintomas de cegueira noturna em crianças. A Vitamina A é essencial para uma boa visão.

4. Ajuda a Regular o Metabolismo:

Este é um dos Benefícios da Cabeludinha na perda de peso, por ser rica em Magnésio ajuda a sintetizar proteínas desempenhando um papel importante ao organismo. O Magnésio também ajuda a ativar enzimas no processo de metabolismo celular para produzir energia.

5. Benefícios da Cabeludinha Para o Humor:

Foi altamente comprovado que a Vitamina C encontrada na Cabeludinha e em outras frutas desempenha um papel fundamental na produção de neurotransmissores, como a norepinefrina. Eles afetam o humor de uma pessoa, e são fundamentais para o bom funcionamento do cérebro.

6. Auxilia no Combate ao Câncer:

Este é um dos benefícios mais significante. A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

7. Trata Condições Respiratórias:

Na medicina tradicional, esta fruta foi comumente usada para aliviar tosse, congestionamento torácico e Asma, possivelmente devido ao alto teor de vitaminas e minerais, que também atuam para melhorar o sistema imunológico.

8. Ajuda a Melhorar a Circulação Sanguínea:

O teor significativo de Ferro nesta fruta aumenta a contagem de glóbulos vermelhos no organismo, aumenta a oxigenação de tecidos e grupos musculares importantes, estimula o crescimento do cabelo, agiliza o processo de cicatrização e aumenta a eficiência metabólica.

9. Melhora a Saúde Geral do Corpo:

Esta fruta possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, antinefrítica, além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele, escarros com sangue, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

10. Benefício da Cabeludinha no Combate a Insônia:

O Magnésio contido na fruta tem um efeito calmante ao controlar a frequência cardíaca. Isso não é apenas benéfico para o tratamento do Estresse, mas também ajuda você a dormir de qualidade. O Estresse e a tensão são muitas vezes uma causa maior de problemas para dormir ou insônia.

11. Benefícios da Cabeludinha Para Saúde Óssea:

A fruta é rica em cálcio. O cálcio é um dos principais nutrientes que promovem a força dos ossos e dentes. O elevado teor de cálcio ajuda a impedir que condições tais como osteoporose e artrite reumatoide. A Cabeludinha deve ser uma parte da dieta regular em todos os grupos etários.

cabeludinha

12. Trata Problemas Renais:

O consumo desta fruta pode auxiliar no tratamento de insuficiência renal, os princípios ativos antioxidantes presentes na Cabeludinha irão eliminar as substâncias tóxicas que deveriam ser eliminados pelos rins, que ficam retidas no sangue; essa retenção, denominada uremia, é a causa da maior parte dos sintomas próprios desta doença.

13. Benefício da Cabeludinha Para Perda de Peso:

O cálcio presente na Cabeludinha ajuda na manutenção do peso corporal ideal. Se houver qualquer Deficiência de cálcio em sua dieta, o corpo tende a liberar o hormônio da paratireoide, que por sua vez estimula os ossos a liberar cálcio em sua corrente sanguínea.

Isso mantém o equilíbrio. Por outro lado, o hormônio da paratireoide também estimula a produção de gordura e impede a sua quebra, o que pode, posteriormente, fazer você obeso.

14. Benefícios da Cabeludinha Para Tratar Infecções Urinarias:

A Cabeludinha é um purificador das vias urinárias por excelência, e ajuda a curar infecções nessa região. Não se preocupe se a cor da urina mudar um pouco ao consumi-la, isso é normal.

15. Rico Fonte de Vitaminas:

Como a Cabeludinha é uma fonte de Vitamina A e Vitamina C, ela tem um efeito antioxidante, um aliado importante na manutenção da juventude e da beleza. Por seu baixo teor de sódio, riqueza de Potássio e pouca gordura é aconselhável para aqueles que sofrem de hipertensão ou distúrbios cardíacos ou vasos sanguíneos. Da mesma forma, também reduz os níveis de colesterol.

16. Fortalece o Sistema Imunológico:

Os níveis elevados de Vitamina C e Vitamina A presente na Cabeludinha aumentam o sistema imunológico do corpo, atuando como antioxidantes, eliminando radicais livres prejudiciais que podem mutar ou matar células saudáveis. Essas duas vitaminas impedem o envelhecimento prematuro, doenças crônicas, estimulam o desenvolvimento celular e o crescimento e aumentam a saúde e a aparência da pele.

17. Benefícios da Cabeludinha Contra Irritação da Pele:

Quando aplicada ou consumida topicamente, a polpa da Cabeludinha mostrou uma habilidade notável para reduzir a inflamação e a irritação na pele, e muitas vezes é transformada em medicina alternativa como a maneira mais rápida de curar condições de pele e queimaduras. Além disso, a polpa e suco desta fruta são aplicados em mordidas de cobra e outras incursões tóxicas no organismo, neutralizando toxinas e ajudando a reduzir os efeitos dessas questões.

18. Benefícios da Cabeludinha Para Aliviar Dores:

A Cabeludinha tem um grande valor nutritivo, ela é rica em proteínas, gorduras saudáveis e minerais​​. o Caroço dela também tem seus benefícios, você pode moer o caroço e aplicar sobre a área afetada como uma pomada. Usar também este remédio muito eficaz para aliviar dores musculares.

19. Reduz os Níveis de Insulina:

O Potássio presente na Cabeludinha regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o Potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

beneficios da cabeludinha

20. Benefícios da Cabeludinha Para Saúde do Coração:

O alto teor de Potássio significa que a fruta pode funcionar como vasodilatadora, que relaxa os vasos sanguíneos, reduz o estresse no sistema cardiovascular e diminui a pressão arterial. O teor de fibra dietética também pode reduzir o colesterol, portanto, esses dois elementos combinados podem reduzir significativamente a aterosclerose, coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames.

Outros Benefícios da Cabeludinha:

  • Estudos revelaram que ela é uma ótima auxiliar em tratamentos para reumatismo.
  • A planta possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, antinefrítica, Além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele.
  • Age ainda como anti-hipertensivo, anti-inflamatório e analgésico, combatendo também as nefrites, disenteria, cistites.
  • Ajuda a aliviar dores no corpo.
  • Ajuda a prevenir escarros com sangue.
  • Favorece a saúde dos rins, prevenindo a uretrite, contusão e cálculos renais.
  • Combate problemas das vias urinárias.
  • Combate e previne a gota.
  • Ela ajuda a eliminar varizes.
  • Previne lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

Efeitos Colaterais da Cabeludinha:

Não há estudos comprovados de que a Cabeludinha faça mal a saúde. Porém nenhuma planta ou fruto deve ser consumido em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 20 Benefícios do Abricó Para Saúde

Os 40 Benefícios da Amora Branca Para Sáude