Os 30 Benefícios do Babaçu Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Babaçu Para Saúde são diversos e eficazes. Além disso, o Babaçu é rico em nutrientes que são importantes para manter a saúde humana vitável. O  Babaçu é alvo de estudo de pesquisadores ao redor do mundo e os resultados são bastante prazerosos, foram descobertos diversos benefícios que o consumo de Babaçu pode trazer à nossa saúde.

babaçu

Os babaçus são capazes de chegar a cerca de 20 metros de altura. Muitas de suas partes são aproveitadas. O coco serve para fazer carvão; suas folhas, artesanato; do óleo de suas sementes, sabonetes.

As folhas do Babaçu dão forma a utensílios (peneiras, esteiras, chapéus, cestos) e até telhados. Da casca, podem ser produzidos xaxim e fumaça para afastar insetos.

O caule do Babaçu é utilizado na construção de pontes e casas; já o palmito é matéria-prima na alimentação; sua seiva é usada na produção de bebida fermentada.

Como você pode notar, a planta tem uma enorme importância econômica e popular nas áreas nas quais está presente. Esta palmeira dotada de frutos cujas sementes servem para extração de óleo vai muito além da cozinha, fabricação de combustíveis, cosméticos e itens de limpeza.

Origem do Babaçu:

O Babaçu, conhecido cientificamente como Orbignya phalerata, é uma planta que pertence à família das Arecaceae. É conhecida popularmente como Babaçu, baguaçu, aguaçu, coco-de-macaco, coco-de-palmeira, coco-naiá, coco-pindoba, palha-branca, guaguaço entre outros.

É uma palmeira de origem brasileira e pode ser encontrada nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. Suas partes são muito úteis, podendo ser utilizadas na construção de casas e pontes, em bebida fermentada e também para a alimentação.

Valor Nutricional do Babaçu:

O Babaçu possui grandes benefícios para a saúde humana, graças aos seus inumeros valores nutricionais, que entre quais se destacam: Carboidratos, Proteínas, Fibra alimentar, Cálcio, Manganês, Magnésio, Lipídios, Fósforo, Ferro, Potássio, Cobre, Zinco, Niacina, Sódio. Então, confira também os Benefícios do Babaçu Para Saúde:

Benefícios do Babaçu Para Saúde:

1. Promove a Saúde Capilar:

O óleo extraído do Babaçu é um ingrediente utilizado na fabricação de produtos para cuidar dos cabelos. Ele é um emoliente natural, que deixa os fios mais suaves, macios e flexíveis, possui efeito fortalecedor e antisséptico, que combate infecções.

Acredita-se ao produto a criação de uma película de proteção nos cabelos que bloqueia a umidade e evita o frizz. Há também benefícios do óleo de Babaçu para a hidratação e disciplinamento dos fios capilares.

2. Favorece a Saúde da Pele:

O Babaçu ainda é fonte de vitamina E, um nutriente que colabora com a regeneração das células, além de possuir ação antimicrobiana. Com isso, o ingrediente ajuda na cura de danos ocorridos na pele como lábios rachados, queimaduras leves, cortes superficiais, calcanhares rachados e outras feridas de pequeno porte.

3. Aumenta a Imunidade:

O óleo extraído do Babaçu já foi utilizado em pesquisas com pessoas portadoras do vírus HIV e com certo tempo de aplicação foi notado um aumento no número de linfócitos CD4 e CD8 o que fortalece o sistema imunológico. O óleo ainda diminuiu o risco da transmissão do vírus através do leite materno para as crianças com mães soro positivas, já que atua como antiviral.

4. Benefícios do Babaçu Contra Inflamações:

Ao ser aplicado na pele afetada por mordidas de inseto, picadas, erupções, por doenças de pele como eczema, psoríase e rosácea ou por rachaduras, queimaduras e irritações, o óleo extraído do Babaçu ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação na pele, além de aliviar o desconforto, devido ao seu efeito anti-inflamatório.

5. Combate a Caspa:

Além dos benefícios do à saúde dos cabelos, ele também colabora com o couro cabeludo, nutrindo e relaxando a região. O produto ainda pode ajudar pessoas que sofrem com caspa e irritações no couro cabeludo.

6. Controla as Taxas de Açúcar no Sangue:

Na cozinha, o Babaçu pode ser utilizado como uma alternativa saudável para o preparo de alimentos. Ao ser ingerido, ele oferece os mesmos benefícios do óleo de coco, como melhoria do metabolismo, promoção de saúde dos hormônios, controle das taxas de açúcar no sangue, melhoria dos níveis de colesterol e fortalecimento da função cerebral, com a vantagem de não ter um cheiro tão forte de nozes, podendo ser adicionado a uma ampla variedade de alimentos.

7. Benefícios do Babaçu Contra o Envelhecimento Precoce:

Mais um dos benefícios do Babaçu devido à vitamina E é o seu efeito antioxidante, que traz como resultado o combate aos radicais livres. Esses radicais livres são responsáveis pelo envelhecimento precoce, causam doenças degenerativas como o Alzheimer e favorecem o desenvolvimento de tumores.

8. Combate a Artrite:

Os benefícios do Babaçu por ser rico em Cobre têm relação com suas ações anti-inflamatórias que auxiliam na redução dos sintomas da artrite. Ele funciona como um remédio caseiro para artrite. O mercado consumidor também é inundado com pulseiras de Cobre, bem como outros acessórios para curar esta condição.

O Babaçu também pode funcionar como um remédio caseiro para artrite (armazene água em um recipiente de Cobre durante a noite para acumular traços do mineral). Eles são benéficos para o fortalecimento do sistema muscular, dessa forma, beba a água ao acordar. Você se sentirá energizado e ativo para o dia porque seu metabolismo terá uma boa doente do elemento para executar seu processo diário.

9. Assegura o Crescimento Adequado:

O Cobre presente no Babaçu é essencial para a saúde e para o crescimento normal. Dessa forma, é muito importante incluir esse mineral – em níveis equilibrados – na dieta regular. Ele também é útil para a proteção do esqueleto e sistemas neurológico e cardiovascular.

Em caso de deficiência, o crescimento normal e saudável dos órgãos e tecidos, assim como sua oxigenação provinda de uma ampla concentração de células vermelhas seria impossível. Deficiências de Cobre podem ser vistas em muitos países em desenvolvimento e são refletidas em vários casos de crescimento atrofiado nas crianças dessas nações.

10. Promove a Saúde Óssea:

Outra propriedade do Babaçu é o Magnésio, que ajuda no envolvimento na manutenção da densidade óssea adequada. Essa função é extremamente importante para crianças e adolescentes, cujo crescimento adequado depende da densidade correta dos ossos. Para os adultos e idosos, porém, as propriedades do Magnésio são excelentes para manter os ossos saudáveis ao longo da vida.

beneficios do babaçu

11. Benefícios do Babaçu Contra Acnes:

Também atribui-se ao Babaçu uma propriedade anti-inflamatória. Aliando isso ao fato de o seu óleo poder ser aplicado diretamente na pele sem causar descamações ou obstruir os poros, o ingrediente torna-se benéfico para o tratamento de acnes.

12. Controla a Pressão Arterial:

O Sódio encontrado em grande quantidade no Babaçu é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o Potássio equilibra o Sódio no organismo e previne a pressão alta. Sendo assim, quando ingerido em quantidades adequadas, ele é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.

Esse é um dos principais efeitos benéficos do Babaçu e muitos estudos a respeito desse fato já foram realizados e continuam surgindo, ressaltando que o aumento da ingestão de Potássio pode estar relacionado com a diminuição da pressão arterial e naturalmente, com a prevenção do AVC, que é o próximo item da lista.

13. Controla o Açúcar no Sangue:

O Potássio  presente no Babaçu ajuda regular os níveis de açúcar no sangue, os níveis de açúcar no sangue, podem ser desregulados e isso pode gerar problemas de saúde, tanto se estiverem baixos demais ou altos. Como diabetes ou a piora de casos já existentes de doenças.

14. Promove a Saúde das Unhas:

Como já mencionamos, os Babaçus são fontes de vitamina E. Outra função do nutriente refere-se à promoção de saúde das unhas. Aplicar o seu óleo regularmente nos dedos dos pés e das mãos fortalece as unhas e amolece as cutículas.

15. Benefícios do Babaçu Contra a Prisão de Ventre:

Os Babaçus são ainda fontes de ácido láurico (que está presente em 50% da composição do óleo), uma substância que equilibra a flora intestinal protegendo, assim, o intestino e prevenindo problemas como a diarreia e a prisão de ventre.

Alguns outros benefícios do Babaçu devido à presença de ácido láurico são: combate a fungos, diminuição da inflamação, melhoria do funcionamento da tireoide, prevenção ao envelhecimento precoce e aumento da imunidade por estimular a médula óssea a formar mais linfócitos, que são células de defesa.

Outros Benefícios do Babaçu Para Saúde:

  • O Babaçu pode ser usado para prolongar a vida de placas de corte e utensílios de madeira e evitar a ocorrência de crescimento microbiano.
  • Atua como mediador em muitos processos digestivos, esse mineral evita problemas como indigestão, dores abdominais, vômitos, gases e constipação.
  • A ansiedade e o estresse, bem como ataques de pânico ou de agitação excessiva, são evitados ou aliviados por quem obtém as necessidades diárias de Babaçu.
  • A produção de colágeno é beneficiada por níveis adequados de Magnésio presente no Babaçu.
  • Regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado.
  • Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o Magnésio presente no fruto aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.
  • Normaliza a secreção e síntese de insulina para gerir gotas imprevisíveis no açúcar no sangue.
  • Outra função notável do Manganês presente no Babaçu é aumenta o metabolismo do corpo.
  • Tem capacidades antioxidantes impressionantes, é particularmente importante no monitoramento da atividade dos radicais livres, que danificam as células humanas.
  • Adicione o Babaçu a sua dieta para garantir que você esteja protegido contra muitos tipos de infecções e doenças.
  • É um co-fator importante para várias enzimas diferentes. É também um componente importante da tiroxina e mantém o bom funcionamento da glândula tireoidea.
  • Ajuda a absorver muitas vitaminas, como vitamina E e vitamina B, bem como minerais, incluindo Magnésio.
  • Estimula uma transmissão mais rápida de impulsos elétricos para acelerar a função cognitiva.
  • Ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo.
  • Auxilia na parte motora, sócio-emocional e neurofisiológica do cérebro.

beneficio do babaçu

Contraindicações do Babaçu:

Até o momento não foram relatados efeitos colaterais ou contraindicações sobre o uso do babaçu.

Os 40 Benefícios da Mostarda Para Saúde!

soja beneficios

Os 40 Benefícios da Soja Para Saúde