Inositol – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Inositol – Fontes, Benefícios e Deficiência que muitos desconhecem. Além disso, a Inositol é uma molécula de poliálcool cíclico que nosso corpo produz a partir da glicose, e que funciona em parte como uma molécula sinalizadora na regulação de insulina, transmissão nervosa, e na regulação de cálcio, serotonina e colesterol. a molécula é considerado como um membro da família do complexo B de vitaminas, e você pode encontrá-lo em feijão, arroz e nozes.

O Inositol tem vários benefícios terapêuticos potenciais, mas é necessária mais investigação para saber exatamente como ele funciona. Este artigo abordará maiores detalhes sobre esse assunto: O que é a molécula? Como é o seu mecanismo no corpo e para que serve? Quais os seus benefícios e efeitos colaterais!

Inositol Fontes

O que é Inositol:

O Inositol é um composto que pode ser encontrado nos seres humanos, pois são produzidos a partir da glicose. Mas por alguma razão existem pessoas que apresentam a deficiência desse composto no organismo sendo, portanto, necessário o uso de suplementação alimentar a base de Inositol.

A molécula foi considerado como um membro dos compostos do complexo B que é conhecido por agrupar diversas vitaminas. Também é popularmente conhecido como sendo um derivado de vitaminas.

Benefícios do Inositol:

1. Melhora Problemas Respiratórios em Bebês:

Um estudo publicado no final dos anos 90 mostrou que o Inositol auxiliou bebês recém-nascidos com desconforto respiratório, reduzindo significativamente morte e invalidez. A suplementação com o composto reduziu as taxas de mortalidade, as complicações pulmonares, as hemorragias cerebrais e problemas nos olhos, sem efeitos colaterais reais.

Outros estudos estão em andamento, mas se você estiver grávida, fale com seu médico sobre a adição de Inositol na sua dieta durante o pré-natal. Se julgar pertinente, o médico poderá recomendar o que você precisa.

2. Função Anti-cancerígena:

Inositol pode ter propriedades anti-câncer, segundo pesquisadores de um estudo publicado na revista “Biochemistry” (2010). No estudo de cultura de tecidos, Inositol inibiu a formação de vasos sanguíneos e diminuição do crescimento do tumor por inibição da atividade do fator de crescimento de fibroblastos – um gene que normalmente promove o crescimento celular e a reparação de tecidos, mas também pode promover o crescimento do tumor canceroso e invasividade.

3. Auxiliar Contra a Neuropatia Diabética:

Outra grande vantagem de Inositol (como parte do complexo B) é que ele pode ter um impacto positivo sobre as células do corpo. A neuropatia diabética consiste no dano aos nervos do corpo, que ocorre devido aos altos níveis de açúcar no sangue em decorrência de diabetes.

É a complicação mais comum naqueles que sofrem com diabetes, e pode ser tratada com o uso de suplementos de Inositol. Como a maior parte da perda de função do nervo deve-se ao decréscimo da molécula na célula, aumentar a sua ingestão pode aliviar os sintomas. Ele não vai curar a doença, mas vai torná-la mais suportável quando combinado com outros tratamentos da neuropatia.

Alimentos Ricos em Inositol:

  • Cereais;
  • Arroz;
  • Frutas cítricas;
  • Vegetais de folhas verdes;
  • Melaço;
  • Soja;
  • Nozes;
  • Cereais integrais;
  • Gérmen de trigo;
  • Fígado fresco;
  • Fígado desidratado;
  • Grânulos de lecitina.

Indicações:

Inositol é um suplemento alimentar indicado para ajudar na manutenção de células saudáveis, para regular a concentração do íon cálcio dentro das células, para ajudar no tratamento da diabetes, reduzir os níveis de colesterol no sangue, queimar as gorduras e para ajudar no tratamento de doenças psicológicas como a depressão e auxiliar na memória.

Como Usar Inositol:

O uso do Inositol deve ser feito somente com o devido acompanhamento de um profissional especializado na área, sendo que a quantidade a ser ingerida e o tempo de tratamento serão variáveis conforme a necessidade que se tem e também do medicamento utilizado.

Por isso, antes de usar esse produto, passe antes no médico para que ele faça uma avaliação e lhe indique a dosagem adequada que deve utilizar no seu dia a dia para alcançar o seu objetivo com o uso deste produto.

Efeitos Colaterais do Inositol:

O suplemento, por ser solúvel em água, pode facilmente ser eliminado e, por isso, pode ser considerada como um composto relativamente seguro. Até em casos que a dosagem é alta, o organismo consegue aceitar bem essa mudança, mas desde que seja um processo tolerado, ou seja, desde que as doses sejam aumentadas gradativamente.

Ainda não se tem informações suficientes para dar um posicionamento sobre os efeitos colaterais do composto para mulheres grávidas. Por outro lado, a falta desse nutriente pode chegar a causar complicações como, por exemplo, o mau funcionamento do sistema digestivo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficio da erva cidreira

Os 30 Benefícios da Erva Cidreira Para Saúde

Catequina – Fontes, Benefícios e Deficiência