Hissopo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Hissopo – Origem, Benefícios e Como Usar suas propriedades medicinais para tratar as doenças. Alem disso, dentro da área das plantas medicinais, no meio de toda a sua diversidade, está o Hissopo (ou Hyssopus officinalis).

Hissopo

Nada mais é do que um arbusto de porte pequeno, lenhoso em sua base e bastante ramificado. Tem como principal habitat a zona da Europa Meridional, mas especula-se que sua origem é, na verdade, Mediterrânea.

Costuma crescer em solos calcários, nos taludes secos e até nas rochas ou paredes. Entre os meses de Junho e Setembro, ocorre com o hissopo a época que chamamos de “Floração”.

No Brasil, o hissopo aparece raramente, contudo, é cultivada como planta melífera e a nível industrial, pois é uma planta medicinal (ou seja, com fins farmacêuticos).

Muitos consideram esta planta como “de feiticeiras”, e é ambivalente (é benéfica e maléfica ao mesmo tempo, em alguns casos).

Benefícios do Hissopo Para Saúde:

A planta hissopo possui uma vasta lista de benefícios e serve para vários problemas diferentes. Por agir como anti-inflamatório e expectorante, trata principalmente a asma, bronquite, rinite e sinusite.

Além disso, seu chá pode ser usado como compressas para tratar queimaduras e cortes profundo, ajudando a melhorar a cicatrização e evitando o aparecimento de marcas na pele.

As mulheres podem usar o chá como um excelente aliado para deixar a pele ainda mais bonita e bem cuidada.

Aplique compressas no lugar em que deseja hidratar e deixe durante 10 minutos. Em seguida, limpe a pele com o sabonete neutro faça isso regularmente na semana.

Além disso, o óleo de hissopo também é usado como fragrância em perfumes e essências.

Já aqueles que sofrem com dores de garganta ou tosse seca, podem usar o chá como remédio natural fazendo gargarejos diários.

Chá do Hissopo:

Adicione 2 colheres de café de extrato de Hissopo em 250 ml de água quase fervendo. Abafe. Adoce com sal ou mel e tome.

Efeitos Colaterais do Hissopo Para Saúde:

Grávidas e crianças com menos de cinco anos devem evitar o uso desta planta. É importante consultar um médico antes da sua ingestão.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Heléboro Negro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Leite de Amêndoa Para Saúde!